• Redator Ibx

Você sabe se sua empresa é eficiente em gestão de estoques?

Atualizado: Jul 2

Muitas organizações possuem problemas para gerenciar o estoque. Você sabia que atualmente existem empresas cujo objetivo é otimizar esse setor?



Nos anos 90, as empresas começaram a observar que era necessária a terceirização de alguns setores, pois com o aumento da demanda de produtos, as organizações perceberam que era melhor focar somente no seu processo de produção, deixando a responsabilidade dos outros processos com empresas terceirizadas. Com isso, surgiram os primeiros Operadores Logísticos, que são firmas que se responsabilizam por gerenciar e executar a logística do estoque ou transporte de produtos.


Mas o que esses Operadores Logísticos fazem?


Esses operadores podem gerenciar diversos processos da sua empresa, entre eles, o controle do estoque, em que a empresa irá obter ou ajudar o seu cliente a estabelecer a política ideal na gestão de seus estoques. Além disso, ajudarão a controlar a localização e valores do seu estoque físico, enquanto ele estiver sob sua guarda e irão avisa-lo regularmente sobre como está o seu estoque, e te passarão relatórios periódicos sobre os estoques.


Não só a gestão de estoque, mas também, os operadores logísticos se responsabilizam pela armazenagem dos produtos, pois eles dispõem de instalações adequadas para esse serviço, como contêiner, galpões e depósitos de armazenamento. Nessa mesma área, a empresa contratada vai emitir, sempre que necessário, os documentos para despacho de produtos.


Outro setor que esses operadores abrangem é a gestão de transporte, pois eles qualificam as transportadoras de acordo com o mercado a ser atingido, coordenam, de uma forma mais eficiente, o contato com essas empresas, realizam o pagamento do frete e controlam o desempenho das transportadoras.


Portanto, os operadores logísticos trazem diversos benefícios para as empresas, pois quando contratadas, essas organizações diminuem as obrigações da firma contratante. Além de que eles se adaptam para cada tipo de empresa e suas necessidades. Para que, com isso, as organizações possam focar somente na produção, pois a gestão logística do estoque e do transporte de produtos estarão por responsabilidade dos operadores logísticos.


Quer fazer uma gestão de estoques?



Samuel Salomão

Consultor de Projetos da Ibmex

Ibmex - Consultoria Empresarial Jr

Contato:

Tel: (31) 4101-1121 &

(31) 98484-1703

comercial@ibmex.com.br

Endereço:

Av. Carandaí, 863, 2º andar - Bairro Funcionários, Belo Horizonte, MG 30130-060

Redes Sociais:

  • LinkedIn - círculo cinza
  • Facebook - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo