• Redator Ibx

Você sabe quais são os primeiros passos para abrir uma empresa?

Atualizado: 15 de Jan de 2019


Ser dono do próprio negócio pode ser uma ideia convidativa, mas abrir uma empresa no Brasil é uma tarefa difícil e requer muito comprometimento.



As altas taxas e burocracias sem fim, são um impedimento para a iniciativa empreendedora no país. A partir desse contexto, serão necessários vários procedimentos legais para viabilizar e começar as operações da empresa, além de pesquisas de mercado e definição do capital inicial.


Tudo isso se torna extremamente necessário no contexto brasileiro e apesar das ideias inovadoras e boas intenções, o ambiente de negócios no Brasil é hostil e prejudicial aos empreendedores. Portanto, seguir alguns passos simples pode ser um diferencial no mundo dos negócios.

Mas quais são esses passos?


1. Estude o mercado


A primeira ação a ser feita é uma pesquisa mercadológica, isso mostrará ao investidor quais são as principais medidas a serem tomadas em relação ao negócio que irá ser montado. Neste estudo é importante definir um perfil de consumidor e qual problema a empresa irá se propor a solucionar, tendo como base os clientes em potencial. Além disso, é de extrema importância o estudo da concorrência para conhecer os serviços prestados e preços praticados no mercado.

2. Analise o capital inicial


Capital inicial é basicamente o tanto de recursos financeiros que a empresa tem para começar a operar. Portanto, sua análise é de suma importância. Definir o capital inicial é necessário para a aquisição de insumos essências para a empresa começar suas atividades, assim como manter um capital de giro para despesas iniciais.


3. Conheça todas as taxas, licitações e burocracias


É de conhecimento de todos os empresários que o Brasil é um pais extremamente hostil com aqueles que tentam empreender. Segundo uma pesquisa da ‘’Firjan’’, abrir uma empresa no pais custa, em média, R$ 2038,00 podendo variar bastante entre as diferentes cidades do país. Deve-se considerar que para registrar a empresa é necessário um contador, contrato social, registro na junta comercial, alvarás de funcionamento e localização, uma inscrição estadual e inscrições nos órgãos de regulação estadual e municipal. Portanto, conhecer todas as taxas e burocracias antes de iniciar as operações é uma obrigação do empresário.


Por último, todo empreendedor deve analisar as questões econômicas e até emocionais que abrangem a criação de um novo negócio. Tendo em vista todas as complicações, pode ser desgastante e, muitas vezes, pouco lucrativo empreender no Brasil. Por isso entender e encarar todas essas dificuldades pode ser um custo, mas extremamente importante no entendimento do negócio e no começo das operações.


Pensando em abrir um negócio?

Veja aqui como montar seu primeiro plano de negócios!



Wilson Gomes

Consultor de Projetos da Ibmex

Ibmex - Consultoria Empresarial Jr

Contato:

Tel: (31) 4101-1121 &

(31) 98484-1703

comercial@ibmex.com.br

Endereço:

Av. Carandaí, 863, 2º andar - Bairro Funcionários, Belo Horizonte, MG 30130-060

Redes Sociais:

  • LinkedIn - círculo cinza
  • Facebook - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo