• Redator Ibx

Você sabe o que é uma Pesquisa de Mercado?

Atualizado: Jul 1


Antes de entender o funcionamento de uma, é crucial saber para que serve a pesquisa mercadológica.

Ela serve para entender o perfil do cliente, perceber as estratégias dos seus concorrentes, analisar seus fornecedores, dimensionar o seu mercado para que seja possível identificar o segmento mais lucrativo, detectar novas tendências e avaliar a performance de seus produtos e serviços.



O fato de abrir um negócio exige que o empreendedor esteja disposto a correr riscos. Por isso consultores e coachings aconselham que o empreendedor minimize as chances de fazer o seu negócio dar errado estudando muito bem o seu ramo de atuação.


As pesquisas de mercado são um dos principais instrumentos para isso.


Então, o que é uma pesquisa de mercado?


É a coleta de informações junto ao consumidor, concorrente ou fornecedor para orientar a tomada de decisões ou solucionar problemas.


A pesquisa oferece informações consistentes, que, somadas à experiência e ao sentimento do empreendedor, tornam o processo decisório mais rico e preciso.


Qual a relevância de uma pesquisa de mercado na tomada de decisões?

A possibilidades de aplicações da Pesquisa abrange desde o conhecimento e monitoramento do mercado, dimensionamento da demanda, estudo de preços, avaliação dos impactos causados pelas ações de marketing, compreensão de problemas e soluções, até o estudo do comportamento das necessidades e das preferências do consumidor.


Também conta com a validação da ideia de negócio, ou verificação da viabilidade do mesmo. A obtenção de informações como essas podem impactar diretamente na escolha de qual decisão tomar ou qual o próximo passo seguir.



Por fim: como funciona essa pesquisa?

O primeiro passo, é a definição do seu público-alvo. Isso é essencial, pois todo o seu produto deve ser voltado para satisfazer as necessidades dos clientes. Estabeleça qual o produto você deseja lançar, evidencie suas características e em seguida, faça a análise do lançamento.


Outro passo é a coleta de dados, as informações precisas podem ser levantadas presencialmente no mercado, por meio da internet, com especialistas no assunto e também por meio de visitas a empreendimentos similares.

Por fim, é necessário produzir um questionário, iniciar sua busca em banco de dados, internet ou analisar comportamentos e perfis.


Você gostaria de fazer uma pesquisa de mercado para a sua empresa?



Assim, a compilação de todos dados gerará uma gama de informações a serem interpretadas.


Julia Mesquita

Consultora de Projetos da Ibmex


Ibmex - Consultoria Empresarial Jr

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