• Redator Ibx

Você sabe como começar sua Startup em apenas 5 passos?

Atualizado: 8 de Abr de 2019

Uma Startup é conhecida como uma organização escalável, aquela que tem um crescimento da receita desproporcional ao aumento de seus custos – com receita superior, repetível, ou seja, uma não personalização do seu produto sendo capaz de oferecer o mesmo em quantidade maior, e inovadora, buscando o aperfeiçoamento da gestão de negócios.



Porém, começar uma Startup demanda tempo e muita dedicação. Além disso, encontramos algumas dificuldades no processo de criação delas no Brasil, como carência de cases de sucesso no mercado de trabalho, pouco conhecimento legal e burocrático, que pode gerar impasses tributários e desconhecimento sobre obrigações trabalhistas.

Existem ferramentas que podem te ajudar a estudar e definir melhor todas essas variáveis de acordo com a necessidade do seu empreendimento, como a análise PESTEL e a análise SWOT, que identificam as forças externas que afetam seu negócio.


Algumas dicas que podem te auxiliar na criação de sua Startup são:


01) Elaboração da ideia

Essa é a hora que você tem para desenvolver sua ideia e estudar sua autenticidade. Pesquise sobre o assunto, peça opiniões e estude muito sobre o tema e seus segmentos.


02) Validação do mercado

Muitas vezes temos muitas ideias que parecem ser boas, mas na prática esquecemos de algum ponto que torna nosso projeto inviável. Para evitarmos que isso aconteça, é de suma importância fazer uma pesquisa de mercado. Você deve saber se a demanda do seu público está alinhada com a solução que você propõe.


03) Criação do modelo de negócios

A criação do plano de negócios é a etapa principal. Além de conduzir seus passos, ele ajuda a elaborar seu objetivo e ter conhecimento sobre o projeto.


04) Estabeleça uma rede de contatos

Busque fazer um bom networking e investir seu tempo em pessoas para que, no futuro, você receba algo em troca. Eventos de empreendedorismo são uma boa forma de mostrar sua ideia e atrair colaboradores.


05) Mantenha-se atualizado

Atualmente, no mundo de negócios, se atualizar se tornou mais um pré-requisito do que um diferencial. Leia livros, artigos, revistas, faça cursos, siga pessoas relevantes.

Se manter informado e alinhado às novas tendências de mercado é de extrema importância para que você esteja em dia com as demandas do seu público.


Cumprindo essas etapas de criação com cautela e estando atento às dificuldades do processo, você está guiando sua Startup para um caminho de sucesso. Caso, ainda sim, tenha alguma dúvida sobre esse processo, não deixe de comentar ou entrar em contato conosco para esclarecimento de mais questões.


Virgínia Salim

Consultora de Marketing

Ibmex - Consultoria Empresarial Jr

Contato:

Tel: (31) 4101-1121 &

(31) 98484-1703

comercial@ibmex.com.br

Endereço:

Av. Carandaí, 863, 2º andar - Bairro Funcionários, Belo Horizonte, MG 30130-060

Redes Sociais:

  • LinkedIn - círculo cinza
  • Facebook - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo