• Redator Ibx

Você sabe a importância de mapear os processos da sua empresa?

Atualizado: 8 de Abr de 2019

Processos bem definidos, aliados a visão, missão e valores, assim como em consonância com o planejamento estratégico, garantem uniformidade da execução por parte de seus atores, que passam a atuar com maior naturalidade, ampliando a capacidade da empresa de reconhecer oportunidades externas, fortalecer a cultura e alcançar os seus objetivos.





Não raro, toma-se conhecimento, por meio de veículos de informação que as empresas estão constantemente realizando investimentos em bens e direitos para melhorar o resultado. Como você já deve ter observado, empresas que oferecem produtos e serviços similares podem apresentar os mais variados níveis de investimento e, consequentemente, proporcionam experiências diversificadas para os seus clientes e demonstram resultados financeiros diferentes.


Entretanto, como explicar a situação em que uma empresa que realizou um menor investimento em bens e direitos obteve um resultado superior àquelas que mais desembolsaram? As razões de os resultados serem diferentes podem estar fundadas nos processos que determinam como principais.


Portanto, a forma pela qual a empresa estrutura-se, a sua cadeia de valor e os seus processos são alguns dos fatores que ditarão como ela se desenvolverá.

Então, o que é um processo?


Processo é um conjunto de atividades e comportamentos inter-relacionados, disparados por eventos, com o intuito de atingir um objetivo empresarial. Sendo constituído de subprocessos e atividades.


Qual é a importância de conhecê-los?


Os processos exercem influência de maneira significativa na organização da empresa, e conhecê-los a permitirá realizar um controle efetivo sobre as entradas e saídas, além de identificar as variáveis ambientais relacionadas ao negócio. Ao identificá-los, o gestor poderá diferenciar as atividades principais das secundárias e, assim, priorizar aqueles que venham lhe proporcionar melhores resultados.


Sendo assim, o resultado desse esforço poderá proporcionar vantagem competitiva, destinar melhor experiência para o cliente, reduzir os custos, direcionar para o uso efetivo de recursos, manter o conhecimento dentro da empresa e diminuir o número de problemas derivados da má comunicação interna, uma vez que os funcionários serão orientados para alcançarem os objetivos da empresa e a não focarem somente em suas metas.


Por fim, como se mapeia um processo?


O mapeamento de um processo está relacionado à observação de como os processos, subprocessos e atividades são executados, juntamente com a coleta e o tratamento dos dados. Baseado nestas ações, informações que possam identificar a situação da empresa e os seus problemas serão extraídos. Sendo assim, a empresa poderá identificar gargalos e criar processos ou redesenhá-los, conforme necessário, eliminando etapas desnecessárias e buscando novas formas de desempenhá-las, o que promove fluidez e confere eficiência à produção.


Tendo em vista os argumentos apresentados, nota-se que o diferencial poderá não estar no investimento em si, mas no conhecimento ou desconhecimento de seus processos.


Dessa forma, será necessário que o gestor conscientize-se a respeito da forma pela qual os processos são executados, buscando priorizar os principais e mapeá-los, assim, poderá focar nas necessidades do cliente, superar os obstáculos presentes, aprimorar o gerenciamento da empresa, melhor se posicionar no mercado e otimizar os resultados.

Precisa de ajuda? Estamos aqui!


Entre em contato por telefone, e-mail ou redes sociais, e veja aqui como a Ibmex pode ajudar a sua empresa com um Mapeamento de Processos.



Jésus Damasceno

Consultor de Projetos da Ibmex

Ibmex - Consultoria Empresarial Jr

Contato:

Tel: (31) 4141-1121 &

(31) 98484-1703

comercial@ibmex.com.br

Endereço:

Av. Carandaí, 863, 2º andar - Bairro Funcionários, Belo Horizonte, MG 30130-060

Redes Sociais:

  • LinkedIn - círculo cinza
  • Facebook - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo