• Redator Ibx

Tecnologia não é opcional na gestão da sua empresa

A tecnologia em empresas de qualquer porte tem papel estratégico, tático e operacional. É a maior aliada quando se fala em redução de custos, aumento da produtividade e estruturação de processos.


Falar atualmente de como a tecnologia impactou a vida das pessoas já é mais do que um clichê. Afinal para as gerações Y, millenials, e as próximas, que já nascem na era da informação, a tecnologia já faz parte da vida das pessoas, e da vida de suas empresas também.


Com todos esses avanços, as pessoas mais jovens têm mais dificuldade em diferenciar o mundo offline x online, sempre pensando neles de forma integrada.


Mas mesmo com todas as mudanças na maneira de se pensar, comportar e consumir produtos e serviços, dentro das empresas a tecnologia ainda não é utilizada em pleno potencial.


Mas então, qual a importância da tecnologia nas empresas?


Desde a concepção de um novo modelo de negócios, até o aprimoramento de um que já existe, utilizar metodologias, processos e ferramentas tecnológicas é fundamental. É isso que possibilita que o empreendedor garanta um processo bem estruturado, informações integradas e a escalabilidade das soluções ofertadas.


É o divisor de águas quando se fala em crescimento exponencial e disrupção, que também é a maior responsável pelo grande aumento na competitividade entre as empresas nos países desenvolvidos e emergentes. Nem vilã e muito menos santinha, a tecnologia nas empresas já se provou essencial, mas nem todos a aceitaram.


Isso porque existe um estigma da tecnologia estar substituindo as pessoas e o trabalho humano. Na realidade ela funciona mais como uma forma de otimizar e aperfeiçoar processos, que sempre vão precisar de uma pessoa para deixá-los mais inteligentes e amigáveis.


Mas e se eu não trabalhar diretamente com produtos que envolvam tecnologia?


Não é isso que vai te impedir de trazer a tecnologia para a sua empresa, veja exemplos de setores da sua empresa que podem ter grandes benefícios na implantação de tecnologias:



Setores da empresa que usam de tecnologia

1. Tecnologia em Recursos Humanos


Toda empresa que começa a crescer um pouco, começa a passar pelo problema que se torna contratar novos colaboradores. Isso porque junto com a fama e o aumento da lucratividade que acompanham ter uma empresa maior, cresce também o desejo das pessoas em trabalhar na sua empresa.


Se você fizer a sua equipe de recursos humanos ficar dias e dias a fio, revisando os milhares de currículos que você agora recebe, terá que abrir novas vagas no fim deste processo, para o RH que terá pedido demissão.


Um sistema que automatiza e otimiza uma pré-seleção de candidatos não é opcional neste caso, principalmente se você precisa de bons colaboradores, que não trarão problemas de fit cultural e alta rotatividade.


É aqui que entra a famosa tecnologia que estávamos falando tanto! E o melhor é que neste setor ela pode ser usada também como uma forma de acompanhar a produtividade e a performance das suas equipes, entendendo assim onde estão os maiores gargalos, para saber exatamente por onde e para onde expandir e crescer.


2. Tecnologia na Produção


O setor de produção normalmente é aquele que a maioria dos empreendedores acha ser o mais simples de se implantar a tecnologia, como forma de otimizar processos e diminuir custos. Pode até ser verdade que é a área que a maioria das empresas tem menos medo de fazer essa inclusão tecnológica, o que não quer dizer que a maioria dos empreendedores acertam logo de cara nesta implantação.


O principal problema que acontece neste caso é: implantar modelos e sistemas de gestão sem treinar corretamente seus funcionários para utilizá-los. Mesmo os melhores e mais intuitivos sistemas precisam de um mínimo de treinamento, não para que possam ser utilizados, mas para que todo mundo os use sob um mesmo padrão, fazendo com que a gestão empresarial possa ser acompanhada e compreendida por quem gerencia.


Não são poucos os casos em que o tempo perdido no processo produtivo não estava na produção em si, mas nos processos auxiliares e na passagem do trabalho de mão em mão.



Tecnologia no Marketing


Será que você pode tratar o marketing então no mesmo ritmo que o resto dos setores da sua empresa? Em alguns pontos sim, mas dependendo do público que você atende, algumas mudanças você tem que fazer para ontem!


Podemos começar por exemplo com o uso das redes sociais, que não é mais opcional para atingir certos públicos alvo. Muitos empresários até entendem isso, porém não sabem que fazer marketing por estes canais vai muito além do usar estas redes da mesma forma que fazemos com nossos perfis pessoais.


Principalmente porque hoje não é mais segredo para ninguém que redes como o LinkedIn e Facebook são verdadeiras plataformas de marketing, e não mais distribuidoras de conteúdo e local de encontro de pessoas, como já foram no passado.


Para ter os resultados desejados utilizando estas plataformas, é preciso investir, mas não é tão simples como pagar um anúncio no velho jornal local.


Outra coisa muito importante que não pode ser postergada é pensar na presença digital da sua marca na internet, que atualmente é o principal local onde as pessoas realmente gastam tempo e dinheiro.


Uma simples mensagem atualmente pode construir ou destruir uma empresa por completo, são os novos tempos que vieram para ficar, não temos como evitar.



É muita coisa!


Chegando aqui, você deve estar pensando que é muita coisa para cuidar. Sim, às vezes a impressão que fica é que as tecnologias estão te dando mais trabalho do que te ajudando. O mais triste é que infelizmente não são poucas as vezes em que isso é verdade.


Só que jogar essa culpa nelas é como culpar o martelo porque os pregos estão tortos. Você pode até não ter aprendido a usá-lo como ferramenta, mas sempre há uma forma otimizada de martelar.


O ideal é você buscar a tecnologia que possa te facilitar ao máximo os seus processos, que seja a mais rápida e mais fácil de colocar em funcionamento com a sua equipe.


Uma vez que você souber aplicar a versatilidade e tiver a ferramenta certa, você vai descobrir como a tecnologia mudou a realidade de algumas empresas, que construíram a sua marca e a sua prosperidade num mercado extremamente competitivo.


Escrito por Omiexperience

Ibmex - Consultoria Empresarial Jr

Contato:

Tel: (31) 4101-1121 &

(31) 9 8654-0274

comercial@ibmex.com.br

Endereço:

Av. Carandaí, 863, 2º andar - Bairro Funcionários, Belo Horizonte, MG 30130-060

Redes Sociais:

  • LinkedIn - círculo cinza
  • Facebook - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo