• Redator Ibx

SCRUM, METODOLOGIA ÁGIL

“Planos são inúteis, mas planejamento é tudo”


Essa foi uma das frases que inspirou o ex-piloto do exército americano, Jeff Sutherland, a criar o Scrum, ferramenta que tem como função gerenciar projetos complexos. Atualmente, a metodologia tem sido bastante utilizada no setor de desenvolvimento de softwares, pela sua aplicabilidade no estilo de trabalho, assim como no planejamento de projetos complexos de empresas. O principal objetivo é tornar os processos mais ágeis e eficientes, fomentando a independência dos integrantes do projeto nas tomadas de decisões simples do dia a dia. Além de tornar o processo mais dinâmico, essa independência tem um reflexo positivo nos níveis de motivação dos colaboradores.


A primeira experiência com o Scrum teve início quando Sutherland recebeu o convite de um grande banco americano que procurava alguém para melhorar seus processos. Logo no início de seu trabalho, ele percebeu que as centenas de projetos eram gerenciadas com auxílio de uma ferramenta bastante ultrapassada. Cada parte do plano tinha uma data determinada para ser executada, logo, se uma atrasava, o projeto inteiro atrasaria, forçando toda uma reestruturação do planejamento. Jeff, então, propôs ao CEO do banco que ele desse a unidade menos produtiva de seu negócio, para que ele pudesse, então, transformá-la na melhor. O ex-piloto começou a trabalhar com esse time como se fosse uma pequena empresa dentro do banco, ninguém interferiria nas ações dessa equipe. Então, em menos de 6 meses e com o auxílio da ferramenta Scrum, o time se tornou o mais produtivo da empresa.


Essa ferramenta tem, desde então, crescido bastante. De acordo com a pesquisa feita pela Scrum Alliance (uma das principais instituições de fomento e certificação do Scrum no mundo) com filiados e profissionais do mundo inteiro, 98% dos entrevistados planejam usar o Scrum para melhorar os resultados de seus projetos. Também, 83% das pessoas que usaram a ferramenta acreditam que ele ajuda de alguma forma no aumento da qualidade de trabalho.


Para melhor compreender as aplicações e benefícios da utilização da metodologia Scrum no planejamento de sua empresa, primeiro devemos entender quem serão seus componentes e suas funções:


- Product Owner: Tem o poder de liderança sobre o produto a ser desenvolvido. Ele deve decidir quais produtos e funções devem ser utilizados e a ordem de prioridade das atividades. Além disso, deve mostrar uma visão clara sobre o que a equipe deve buscar no projeto.


- Scrum Master: Tem a função de coordenar e auxiliar a equipe para que ela faça o melhor trabalho possível. É importante salientar que o Scrum Master não atua como superior dos integrantes do time ou do Product Owner.


- Time Scrum: São os desenvolvedores do projeto no que diz respeito às atividades mais operacionais a serem desenvolvidas. O Time Scrum, também conhecido como Development Team, deve também se planejar internamente para entregar o resultado esperado na data acordada.


Mas então, o que é o Scrum de fato?





Após a definição do produto a ser entregue e a clarificação dos conceitos e objetivos finais para todo o grupo, o Product Owner realiza um desmembramento do produto em uma lista de funcionalidades, chamada de Product Backlog. Ela é dividida de acordo com o grau de importância de cada atividade, avaliando o que agregará mais valor ao negócio em cada momento do projeto. Essa etapa é conhecida como a priorização das atividades. Também nesta etapa, há um maior detalhamento sobre o que deve ser feito.


Há então um planejamento do Time Scrum para decidir o funcionamento e o conteúdo dos Sprints. Essa etapa se baseia em concluir determinadas atividades que estão no Backlog em um determinado período de tempo, isso é chamado Sprint Backlog. Após o fim do prazo determinado, o Sprint então, chega ao fim, durando normalmente de 2 a 4 semanas. Uma característica importante dessa ferramenta está na possibilidade de poder ajustar constantemente o processo sem que os prazos finais sejam afetados. Se o Product Owner sentir a necessidade de realizar alguma mudança durante o procedimento, ela será adicionada ao Product Backlog de acordo com a sua prioridade e, então, consumida no ciclo normalmente.


Todos os dias antes de serem iniciados os processos diários é feita uma breve reunião de, no máximo, 15 minutos para saber o que foi feito no dia anterior, o que será feito no dia de hoje e se há algum impedimento para a conclusão do ciclo atual. Essas inspeções servem para entender como o processo está se desenvolvendo diariamente.


Então, ao fim do Sprint, é feito o Sprint Review, uma das etapas mais importantes do processo. Nela, é feita em uma reunião informal com todo time e os colaboradores a fim de incrementar e adaptar o Product Backlog. Os membros apresentam o que foi feito no Sprint, e todos discutem o que precisa ser feito visando o produto final. A Retrospectiva é a última etapa. Nela, são observados os erros e acertos realizados no Sprint, sendo possível perceber o que deve se manter estático, o que deve ser priorizado e o que deve ser aprimorado. Dessa forma, a empresa e seus colaboradores se tornam parte de um constante desenvolvimento em busca de melhores resultados.


Jeff Sutherland compara a sua ferramenta com um pouso de avião. Quando uma aeronave está aterrissando, o piloto sabe como pousá-la e como agir, porém, ele precisa estar em um ajuste constante para que o avião atinja o chão com perfeito equilíbrio. O mesmo acontece em um processo: os integrantes sabem o que fazer, já que são capacitados para isso, mas precisam sempre estar se ajustando e se aprimorando conforme às condições do ambiente para, assim, chegar ao resultado final esperado.


A utilização do Scrum pode ser um grande diferencial dentro de sua empresa, fazendo com que haja um maior bem-estar entre os clientes e funcionários, bem como aumentando a motivação e a produtividade dos colaboradores. Para entender um pouco mais sobre a aplicação desta metodologia na prática e garantir os melhores resultados para a sua empresa, entre em contato conosco!

João Marcelo Lenti

Ibmex - Consultoria Empresarial Jr

Contato:

Tel: (31) 4141-1121 &

(31) 99171-1121

comercial@ibmex.com.br

Endereço:

Av. Carandaí, 863, 2º andar - Bairro Funcionários, Belo Horizonte, MG 30130-060

Redes Sociais:

  • LinkedIn - círculo cinza
  • Facebook - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo