• Redator Ibx

Qual a Importância do Trabalho em Equipe?


O trabalho em equipe pode ser considerado hoje uma das ferramentas mais essenciais em todas as áreas, independentemente do nicho de atuação da companhia. Mas, muitas vezes, pode ser que surja o questionamento: por que trabalhar em equipe e depender de outras pessoas para concluir um trabalho se posso trabalhar individualmente?


O talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe ganha campeonatos.”

– Michael Jordan


Certamente, as habilidades individuais são essenciais no mercado de trabalho atual, porém a capacidade de trabalhar em grupos é hoje uma das mais procuradas e requisitadas pelos contratantes. A junção de capacidades individuais, somadas umas às outras, fortalece o grupo e gera aptidão para o crescimento, tanto de indivíduos, como para empresas como um todo.


Em busca de apresentar a importância do trabalho em equipe, a empresa de consultoria Deloitte – considerada uma das Big Four: um seleto grupo das quatro maiores empresas contábeis do mundo, especializadas em auditoria e consultoria - fez uma pesquisa em alguns dos 130 países nos quais ela está presente. Nessa pesquisa, verificou-se que apenas 38% das grandes organizações possuem políticas internas focadas na formação de equipes vitoriosas visando o trabalho conjunto. Além disso, a Deloitte também constatou que 86% das 7.000 empresas entrevistadas considera indispensável fazer um alinhamento cultural, ou seja, sistematizar suas ações em todas filiais e áreas presentes dentro da empresa. Existem diversos métodos para que isso ocorra de maneira efetiva, mas o mais utilizada por grandes empresas é o treinamento padrão dos diversos âmbitos presentes na instituição.

Portanto, pode-se notar que, por mais que o trabalho em equipe seja uma das características mais procuradas pelos contratantes nos processos seletivos, muitas das empresas não se colocam como capacitadoras e auxiliadoras para um desenvolvimento das habilidades necessárias para um bom relacionamento em grupo.


Você sabe como fazer uma análise de mercado? Através da reunião de análise é possível identificar as dores da sua empresa e descobrir a melhor maneira de te auxiliar a alcançar melhores resultados!


A seguir, serão listadas 3 vantagens que o trabalho em equipe traz para sua empresa:


1. Maior discernimento sobre quais decisões tomar


Com mais membros, mais informações são compartilhadas, o que contribui para que uma conclusão ou algum debate, acerca de determinado tema, possa ser discutido e lapidado por diferentes pontos de vista, contribuindo para que a decisão tomada seja avaliada como a melhor possível.


2. Estimula a melhoria das relações interpessoais entre os colegas


Ao formar equipes, além de estimular a conversa entre os membros e, assim, desenvolver suas habilidades interpessoais, também pode-se desenvolver outras habilidades nos integrantes, como capacidade de oratória, maior conhecimento e consequente respeito por outras pessoas e culturas, etc. Além disso, tal característica contribui para que, em outros grupos futuros, os integrantes já tenham experiência de como devem se comportar em um meio coletivo.


3. Forma proativa de dar chance para que os funcionários mostrem, ensinem e aprendam habilidades e capacidades técnicas


Trabalhando em equipe, ocorre um compartilhamento de habilidades individuais, recebe-se informação sobre outras pessoas de diversas áreas e é possível até mesmo desenvolver habilidades necessárias para um bom trabalho em equipe, o que é de extrema importância para uma capacitação ainda maior no mercado atual.

Portanto, se você deseja ingressar no mercado de trabalho e se destacar, esteja aberto e adepto ao trabalho em conjunto, mas por vontade própria e não apenas porque se deve estar apto ao trabalho em grupo para conseguir destaque em meio a equipes. Portanto, desenvolva um espírito coletivo, seja proativo e comprometido com suas obrigações, ou seja, busque contribuir ativamente para a construção dos resultados e, principalmente, respeite diferenças e opiniões.

Se ao invés de tentar ingressar no mercado, você procura empregar novos funcionários, busque aqueles que, de certa forma, já aparentem (por personalidade) ter uma facilidade de se relacionar com os outros. Procure por pessoas respeitosas, com iniciativa, educadas e, certamente, por aquelas que têm vontade de aprender. Em conclusão, busque por quem de fato mostra-se interessado no assunto é essencial para que o engajamento seja feito da melhor maneira e, consequentemente, o trabalho seja concluído da maneira mais efetiva.

Portanto, após ler o que lhe foi apresentado, fica claro a importância que o trabalho em equipe tem para o crescimento da firma. Com um conjunto de trabalhadores que estão alinhados aos ideais e objetivos empresariais, o crescimento individual e da empresa como um todo certamente será próspero e de muito sucesso.


Pedro Peixoto

Consultor Comercial




Ibmex - Consultoria Empresarial Jr

Contato:

Tel: (31) 4101-1121 &

(31) 98484-1703

comercial@ibmex.com.br

Endereço:

Av. Carandaí, 863, 2º andar - Bairro Funcionários, Belo Horizonte, MG 30130-060

Redes Sociais:

  • LinkedIn - círculo cinza
  • Facebook - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo