• Redator Ibx

Quais os primeiros passos a se tomar quando tenho o sonho de abrir um negócio?

Atualizado: Jan 27

Grande parte dos brasileiros tem o sonho de abrir um negócio próprio. Muitos já são convictos de suas ideias e de sua decisão de empreender, mas não têm conhecimentos das mais importantes etapas necessárias para tirar sua ideia do papel e dar os primeiros passos em direção ao seu sonho. O objetivo deste artigo é, portanto, mostrar alguns dos passos mais importantes para que você possa atingir seus objetivos com sucesso.


1) Expanda sua área de conhecimento!


Por mais que você já tenha definido uma ideia e saiba exatamente o que deve ter para executá-la, é importante contar com um vasto conhecimento de áreas que não estão diretamente ligadas ao seu modelo de negócio. Como todos sabemos, imprevistos acontecem a todo tempo, tanto por fatores externos ou internos, e são ainda mais comuns no ambiente das empresas. O que será determinante para a prosperidade da sua ideia em momentos adversos é a sua capacidade de se manter firme e se reinventar, incorporando seus conhecimentos e experiências adjacentes ao negócio.

2) Procure um sócio


Mastermind. Essa expressão, em inglês, cuja tradução livre se refere a um planejador central de algo, foi introduzida por Napoleon Hill, um dos mais famosos escritores de autoajuda financeira de todos os tempos, em 1925. Ela é descrita como: "A coordenação de conhecimento e esforço entre duas ou mais pessoas que trabalham com um objetivo definido, em espírito de harmonia". Esse conceito reforça a importância de um sócio no seu negócio, para que duas mentes pensantes possam atuar ao mesmo tempo em prol do mesmo sonho, como ele afirma em uma passagem do seu livro mais famoso "Think and Grow Rich": "Nunca duas mentes se juntam sem criar uma terceira força intangível invisível, que pode ser comparada a uma terceira mente adicionada ao processo".

3) Missão, Visão e Valores


Esses são três pilares essenciais para o sucesso de um negócio. Muitas vezes, são confundidos ou até mesmo ignorados por novos empreendedores, que pagam o preço desse erro mais tarde. A missão, a visão e os valores de uma empresa servirão como guias para as tomadas de decisões no futuro. Esses tópicos ainda podem e devem ser usados como uma forma de identificação e aproximação dos clientes, além de ajudarem no posicionamento da firma no mercado.

4) Defina metas


A maioria das pessoas que já têm em mente seu negócio dos sonhos não visualizam por inteiro o caminho a ser trilhado para se chegar ao resultado esperado. As definições de metas e objetivos durante o processo são, muitas vezes, ainda mais importantes que a ideia final em si. Suas metas devem ser claras, para que não haja espaço para desentendimentos, objetivas, para que sejam alcançadas sempre no menor tempo possível, de maneira eficiente e, principalmente, realistas, levando em conta tanto fatores externos quanto internos no momento de definição, a fim de possibilitar seu alcance e manter a motivação com a realização do objetivo.

5) Estruture um Plano de Negócios


Depois de já amadurecida a ideia, e construída uma base forte para o seu desenvolvimento, é hora de formular um bom Plano de Negócios. É essencial elaborar uma Análise Ambiental, de modo a determinar seu posicionamento frente aos clientes e concorrentes, um Plano Mercadológico, para definir estratégias de aproximação dos potenciais consumidores do seu produto ou serviço, além de estudar a viabilidade da sua empresa, nos âmbitos operacional, financeiro e dos seus funcionários. É importante nesse momento, caso não se tenha um profundo conhecimento técnico dos itens acima listados, contar com o auxílio de profissionais que serão capazes de te auxiliar da melhor maneira a atingir com excelência o seu grande sonho de um negócio próprio.

6) Reinvista tudo no negócio


Buscar os lucros muito cedo pode ser um fator determinante para a ruína de todo trabalho feito até a validação da ideia no mercado. O resultado financeiro obtido nos primeiros anos do negócio deve ser integralmente reinvestido na sua empresa e na sua relação com o cliente. O aprimoramento do seu produto com esse investimento constante é o que te garantirá um diferencial no mercado, e consequentemente, uma base de clientes crescente, proporcionando ganhos muito mais significativos no longo prazo.


Conclusão

Os passos expostos até aqui são essenciais para se ter em mente quando se tem o sonho de criar um negócio de sucesso. Isso não quer dizer, entretanto, que eles representem uma regra fixa, devido à especificidade e diferenciação presente em cada empresa e área de atuação no mercado atualmente. Em suma, eles representam um reflexo de um vasto conhecimento e experiência adquirida por diversos empreendedores que já alcançaram o sucesso trilhando esse árduo caminho, e que hoje servem de base para aqueles que aspiram ter o mesmo destino.


Rafael Magalhães

Consultor de Projetos

Ibmex - Consultoria Empresarial Jr

Contato:

Tel: (31) 4101-1121 &

(31) 9 8654-0274

comercial@ibmex.com.br

Endereço:

Av. Carandaí, 863, 2º andar - Bairro Funcionários, Belo Horizonte, MG 30130-060

Redes Sociais:

  • LinkedIn - círculo cinza
  • Facebook - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo