• Redator Ibx

Quais competências um grande líder tem que ter?

Liderar vai muito além de exercer uma simples função ou estar em uma determinada posição. Líder é aquele que inspira os demais com seu exemplo construtivo e conduz um grupo ao progresso por meio da cativação das energias de cada componente, criando um trabalho harmônico e inteligente. Saber exercer tal papel e gerir sua imagem, não é um trabalho simples, mas é algo determinante para seu sucesso e sua satisfação, tanto pessoal como profissional. Liderar com excelência implica em administrar recursos e lidar com pessoas, tomando os caminhos necessários para saber utilizar a favor do desenvolvimento, o melhor em cada um. Dessa forma, conclui-se que somente é possível atingir tal meta e se tornar um protagonista, por meio do empenho, trabalho inteligente, estratégia e cultivo de alguns valores de inestimável importância. Para entender melhor de liderança, continue lendo este artigo.


O grande desafio da liderança


Lidar com pessoas que possuem preferências, opiniões, dificuldades e facilidades diferentes é um dos maiores desafios que se pode enfrentar devido à responsabilidade e à complexidade envolvidas nele. Ao trabalhar e oferecer trabalho aos demais, você enfrentará obstáculos que podem ser inteligentemente superados por meio do conhecimento aprofundado da sua operação e das características individuais de seus subordinados. Dessa forma, poderá identificar e solucionar limitações rapidamente tendo como ferramenta fundamental, os recursos humanos ao seu dispor. Como bom líder, empenhe-se em tornar tais recursos mais abundantes, por meio do aprimoramento de sua equipe e estímulo do que há de melhor em cada um. Para isso, seja um verdadeiro exemplo para seus colaboradores, cultive e incentive valores fundamentais, tais quais: paciência inteligente, respeito, adaptabilidade, humildade, iniciativa e tolerância.


Estar aberto a opiniões, valorizar e recompensar cada iniciativa tomada, reconhecer seus erros, tolerar e levar em consideração todas as ideias pensadas e proporcionar oportunidades de criação de laços mais fortes entre o grupo: tais feitos irão lhe render legitimação e admiração por parte de seus subordinados. Para atingir tudo isso, é fundamental que você se mantenha próximo de sua equipe, pois dessa forma, a intimidade e a convivência darão abertura à numerosas oportunidades de praticar tais ações de maneira natural. O objetivo disso tudo é fazer com que as pessoas te aceitem como líder, já que somente assim poderá liderar de maneira produtiva. Além disso, se for bem-sucedido no que foi proposto, estará mais próximo de criar um ambiente aberto a opiniões, inovador e enérgico o suficiente para que todos sintam sua importância individual, independentemente do cargo ou da função, e assim, conseguirá finalmente engajar seus subordinados no projeto.


A satisfação de seus funcionários tenderá a crescer gradativamente. Isso refletirá positivamente em sua produtividade e no número de novas ideias provindas de muitas mentes pensantes e engajadas na atividade que realizam, que estão próximas do processo produtivo e consequentemente, mais propensas a perceberem soluções para os pequenos e grandes problemas da organização . Após tudo isso, você estará mais próximo de superar o grande desafio da liderança, pois irá fazer com que seus funcionários liderem com você, se sintam responsáveis pelo projeto e se identifiquem com ele. As maiores empresas do mundo (Google, Apple, Tesla, AT&T, por exemplo) possuíram líderes que tiveram sucesso em implantar essas técnicas e atingir uma gestão de recursos humanos de excelência.


Como fazer isso?


Tenha sempre em mente que você está lidando com pessoas, pensamentos, ideias e mentalidades diferentes. Saiba, principalmente, valorizar todas as tentativas de manifestações construtivas em sua liderança. Uma técnica usada em grandes corporações é a criação de canais destinados à exposição de opiniões e de visões de colaboradores, como um e-mail interno ou um sistema unificado de comunicação. Isso eventualmente tornará o ambiente mais propício à estruturação de soluções para as diversas áreas de seu negócio ou projeto e aumentará a capacidade de adaptação de sua organização, além de ser uma boa forma de comprovar que você está aberto a sugestões e incluir todos em sua gestão. É igualmente importante entender que jamais se deve delegar alguma função a alguém sem antes deixar claro como aquilo aproximará a equipe de atingir a meta final, mesmo que a relação seja indireta. As pessoas se empenham mais em uma tarefa quando elas entendem e aceitam o objetivo daquilo, criando em si uma noção de responsabilidade e um sentimento de pertencimento ao grupo.


Reconheça o quanto o entrosamento de sua equipe é positivo para o estado emocional e para a produtividade dela. Trabalhar em um ambiente leve, com amigos e pessoas que te conhecem e te apoiam é comprovadamente um dos elementos que tem o maior potencial de redução de estresse em um indivíduo e isso tem impacto direto em sua performance. Por isso, crie oportunidades para que todos se conheçam em um ambiente descontraído, aproxime-se de seus ajudantes e deixe que criem laços entre eles. Isso irá contribuir exponencialmente para a identificação de todos com o projeto que estão envolvidos. Além disso, servirá como uma excelente oportunidade para você conhecer melhor as características de seus colaboradores. Dessa forma a delegação de funções poderá ocorrer de maneira mais acertada e incrementar a adaptabilidade de sua equipe. É importante ressaltar que mesmo com a presença da descontração, é possível haver formalidade e ela deverá ser preservada para o maior alinhamento no processo, assim como, para a manutenção da reputação de sua equipe a fim de transmitir profissionalismo a clientes e terceiros.


Lembre-se sempre de que deve servir como exemplo a todos, afinal, jamais terá legitimação de sua liderança se não praticar o que recomenda aos demais. Entenda que se tiver êxito em ser um líder, os seus colaboradores irão se inspirar em você.


Por fim, não se esqueça de premiar os seus colaboradores-destaque, e somente estes, sempre de forma meritocrática. Valorize todas as tentativas de ajudar, expressando sua gratidão e levando-as em consideração, além de recompensar mais significativamente os melhores desempenhos. Comprovado como um dos métodos de recompensa existentes mais produtivos, o contrato por resultados é uma excelente forma de reconhecer esforços. Ser justo ao reconhecer os méritos de cada indivíduo em um resultado final, é um dos principais elementos para criar uma mentalidade empreendedora em seus subordinados. Isso servirá como forte motivação para uma melhor performance e para a expansão da visão de seus colaboradores, o que os ajudará a se desenvolver muito mais.


Conclusão


Tenha sempre em mente que você está lidando com pessoas, pensamentos, ideias e mentalidades diferentes. Saiba, principalmente, valorizar todas as tentativas de manifestações construtivas em sua liderança. Uma técnica usada em grandes corporações é a criação de canais destinados à exposição de opiniões e de visões de colaboradores, como um e-mail interno ou um sistema unificado de comunicação. Isso eventualmente tornará o ambiente mais propício estruturação de soluções para as diversas áreas de seu negócio ou projeto e aumentará a capacidade de adaptação de sua organização, além de ser uma boa forma de comprovar que você está aberto a sugestões e incluir todos em sua gestão. É igualmente importante entender que jamais se deve delegar alguma função a alguém sem antes deixar claro como aquilo aproximará a equipe de atingir a meta final, mesmo que a relação seja indireta. As pessoas se empenham mais em uma tarefa quando elas entendem e aceitam o objetivo daquilo, criando em si uma


Em união a tudo isso, conheça seu projeto e sua equipe como ninguém, somente assim você poderá inovar, reinventá-los e geri-los com maior adaptabilidade e eficiência. Faça sua conduta merecer o respeito de seus colaboradores e esteja sempre em busca de aprendizado e de aproximação em relação a eles, jamais deixando que tenham dúvida quanto à sua tolerância e abertura a novas ideias.


Um protagonista se constrói com muito sacrifício, dia após dia, retirando um ensinamento de cada vivência e aplicando-o em sua próxima investida, pois somente assim ele se torna preparado para liderar. O líder de qualidade inquestionável, nasce quando é aceito como tal, lidera porque é legítimo, obtém tal reconhecimento pelos valores que cultiva e pelo que representa, de seu esforço nascem grandes obras capazes de beneficiar inúmeras pessoas, e dessa forma, ele se eterniza na vida de muitos.

Leonardo Moreira

Consultor de Projetos

Ibmex - Consultoria Empresarial Jr

Contato:

Tel: (31) 4101-1121 &

(31) 9 8654-0274

comercial@ibmex.com.br

Endereço:

Av. Carandaí, 863, 2º andar - Bairro Funcionários, Belo Horizonte, MG 30130-060

Redes Sociais:

  • LinkedIn - círculo cinza
  • Facebook - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo