• Redator Ibx

Problemas de uma má gestão de estoque nas PME's

Atualizado: Jul 2


Além dos problemas financeiros e de produção que uma gestão desorganizada de estoque causa, existem também graves problemas fiscais que podem ser acarretados.

Alguns problemas empresariais possuem um momento em comum para aparecer e podem atrapalhar profundamente o andamento de um negócio em crescimento. Um dos maiores exemplos dentro do ramo industrial é a gestão e controle dos estoques. Nesse momento, duas perguntas podem ter surgido em sua mente:


1. Gestão de estoques não é um problema só para grandes indústrias, automatizadas e robotizadas?

2. Por que esta questão tem momento certo para acontecer?


Pode não parecer, mas as respostas para ambas as questões caminham juntas. A resposta para a primeira pergunta é não, negócios ainda pequenos podem ter graves problemas com gestão de estoques.

Já para a segunda resposta, que a priori não vai fazer sentido, mas até o final deste artigo fará. Este problema começa a acontecer quando o negócio começa a crescer. E antes que você diga, não, isso não desmente a resposta da primeira pergunta. A questão é que problemas de um estoque mal gerido sempre existem, mas eles ganham proporção de serem percebidos e afetarem o futuro do seu negócio, conforme os números vão ficando maiores.


Isto acontece porque as perdas referentes a problemas com estoque funcionam de uma forma análoga a uma questão de percepção. Vamos ilustrar da seguinte maneira, se você tem 10 notas de 100 reais e uma for perdida, você provavelmente não irá notar até o momento que contar. Porém se o mesmo valor em dinheiro estiver em notas de 2 reais, e forem perdidas a mesma quantia, por causa da maior quantidade de notas, você provavelmente já conseguirá enxergar um problema.


Como está a gestão de estoques da sua empresa? Através da reunião de análise a nossa equipe te ajudará a identificar os gargalos do seu negócio e como resolvê-los!


Porém, na prática, são muito raros os momentos que um gerente de estoque consegue notar a falta, visualmente, de um produto ou insumo no controle do estoque. Quando então que estes problemas são notados? Quando a conta entre o que foi comprado, e o que foi vendido, não bater.


Só que, neste momento, a esperança de resolver este problema e entender onde se perderam os itens desaparecidos já se foi. Afinal, são tantas movimentações dentro de uma empresa, que o momento do sumiço se perde na confusão. Empresas que crescem e não implantaram um controle de suas produções, costumam sofrer muitas perdas no estoque.


A falta de uma gestão de estoque adequada também acarreta problemas no cálculo do volume de compra e venda de insumos/produtos para a empresa. Muitas vezes, ao calcular mal o volume necessário para a produção, as empresas perdem muito capital no desperdício de matéria-prima.


E os problemas não param por aí, já que uma má gestão de estoque causa também problemas fiscais para produtores. Isto porque a entrega do Bloco K do SPED Fiscal se tornou obrigatória no início deste ano e deve ser feita mensalmente, pelos empresários diretamente. Isto implica que somente este ano uma empresa com problemas de estoque pode ter pago várias multas ao fisco desde janeiro, por não conseguir cumprir as obrigações do Bloco K.


Talvez um primeiro passo para começar a resolver este problema é falar com o seu contador, que terá a expertise para explicar como você deve proceder para cumprir estas novas obrigações, e melhorar a sua gestão de estoque ao mesmo tempo. Com toda a certeza ele dirá que: sem um sistema de gestão, é impossível manter uma boa gestão de estoque para uma empresa em crescimento.


Uma vez que estiver com um bom sistema funcionando, você poderá fazer o controle de tudo que acontece no estoque da sua empresa, minimizando perdas e automaticamente colhendo todas as informações que precisará para sua nova obrigação fiscal mensal. Muitas vezes a solução para este problema simples pode ser o que separa uma empresa de sucesso, de mais uma falência.


Escrito por Omiexperience




Ibmex - Consultoria Empresarial Jr

Contato:

Tel: (31) 4101-1121 &

(31) 98484-1703

comercial@ibmex.com.br

Endereço:

Av. Carandaí, 863, 2º andar - Bairro Funcionários, Belo Horizonte, MG 30130-060

Redes Sociais:

  • LinkedIn - círculo cinza
  • Facebook - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo