• Redator Ibx

Plano de negócios! Como e porque fazê-lo?

Atualizado: 26 de Abr de 2019

Essa ferramenta serve para quem quer tirar uma ideia do papel e abrir um empreendimento, ou busca promover mudanças em empresas já consolidadas no mercado.


O plano de negócios é o mapa que irá conduzi-lo ao sucesso, minimizando riscos, reduzindo incertezas e descrevendo passos que devem ser dados para alcançar objetivos. É um documento essencial para se destacar no mercado.



Porque criar um plano de negócios?


Muitos empreendedores falham ao tentar entrar no mercado e é para evitar isso que o planejamento existe. Ele ajuda a visualizar onde a empresa deve se posicionar e como se consolidar dada sua realidade.


Além disso, o plano de negócios permite a identificação dos pontos de pouco conhecimento, oferecendo a oportunidade de se aprofundar em determinados estudos. Com ele, você determina se sua ideia ou empreendimento tem potencial para alcançar o mercado e se trará resultados.



Como elaborar um plano de negócios?


Antes de começar, é necessário saber que tipo de negócio será estruturado, estudar o mercado no qual pretende entrar e qual será o impacto que isso causará.


Etapas do Plano de Negócios:


1. Definição do Negócio


A definição do negócio é essencial para estabelecer a missão, visão, valores e objetivos da empresa. Assim, todos os colaboradores e clientes estarão atrelados a um mesmo propósito, o da organização.


2. Análise de mercado


A análise de mercado é o processo de captação de informações a respeito do mercado de atuação da sua empresa. É por meio desse que ocorre a obtenção de dados sobre o segmento, público-alvo, fornecedores, novos entrantes, possíveis parceiros, atuação da concorrência e até mesmo do seu produto.


Compreender o mercado é essencial para o sucesso do negócio, isso possibilita um maior entendimento dos pontos que precisam de atenção e a serem valorizados.


3. Avaliação Estratégica

Nessa etapa etapa é fundamental fazer uma análise SWOT para avaliar os pontos fortes, os fracos, as ameaças e as oportunidades que impactam a empresa. Dessa forma, será possível identificar os aspectos que necessitam de mais atenção, os de destaque ou de alguma melhoria, atrelando-os ao mercado.


É importante mencionar que é necessário avaliar todas as informações obtidas e saber que o macroambiente empresarial está sujeito a mudanças, já que a cada dia surgem novas oportunidades e ameaças. Sendo assim, sempre que for preciso, o plano deverá ser ajustado às novas realidades e tendências do mercado.


4. Plano de marketing


Essa etapa é voltada para o entendimento das ações de marketing da empresa, podendo ser para o produto, marca ou um serviço oferecido. Através do planejamento serão desenvolvidos as metas e objetivos a serem alcançados.


É essencial para a empresa conhecer seus possíveis clientes, definir sua persona e, também, as estratégias que serão alcançadas. Por último, é necessário elaborar um cronograma para a execução do plano. Assim, será feito um levantamento dos resultados a serem alcançados e ações colocadas em prática.


5. Plano Operacional


O Plano Operacional tem a função de trazer organização a todas as tarefas da empresa, ajudando a conquistar bons resultados e analisar o tempo de execução dos processos. Também é preciso identificar as habilidades de cada colaborador para que estejam de acordo com suas atividades.


6. Plano Financeiro


Por ultimo, é necessário definir o total de recursos que a empresa irá investir para que comece a funcionar, assim como os resultados esperados. É possível também pensar em novos investimentos e projeções a serem determinadas de acordo com a realidade econômica da empresa.




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Karine Godoy

Consultora de Projetos da Ibmex

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