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Persuasão no mundo dos negócios

Atualizado: Mar 6



Persuadir


A persuasão é uma estratégia linguística utilizada para convencer pessoas a aceitarem uma ideia ou a fazerem algo, por meio de expressões inteligentes que entreguem a mensagem de maneira mais atrativa, atingindo o subconsciente do interlocutor e despertando o seu interesse no assunto abordado.

É importante ressaltar que persuadir é diferente de manipular, uma vez que, na manipulação, não há a preocupação com valores éticos e morais, e as estratégias utilizadas têm um apelo emocional de confundir e enganar as pessoas por meio do constrangimento. O emissor utiliza, geralmente, abordagens que despertam culpa, medo e/ou obrigação no ouvinte, podendo gerar, futuramente, o sentimento de arrependimento por parte de quem foi manipulado; diferente da persuasão, que tem como princípio a relação win-win(ambas as partes saem com benefícios).


Importância no mundo business


Atualmente, em meio a tantas informações e tantas mudanças nas redes sociais, saber falar bem e convencer é de extrema importância para que você consiga se destacar, assim como evidenciar o que você tem a dizer! Com as estratégias corretas de comunicação, o indivíduo tem a capacidade de impactar, motivar e influenciar as pessoas, conseguindo, assim, se tornar um líder carismático, que guia seus seguidores por um caminho lógico e transparente. Além disso, suas metas e objetivos se tornam mais passíveis de serem alcançados, uma vez que os ouvintes se sentem mais tentadas a apoiar e a ajudar se a mensagem é transmitida de forma clara e convincente.


Dicas essenciais de persuasão


· Conhecer a pessoa com quem você está negociando, assim como suas possíveis objeções. Isso te deixará preparado para trazer soluções e alternativas para o seu objetivo, caso necessário;

· Lembrar e repetir o nome do interlocutor. As pessoas se sentem mais confortáveis quando são chamadas pelo próprio nome;

· Procurar pontos em comum. Quando a pessoa se identifica com alguém, ela tende a ser mais afável e solícita. É o que chamamos de rapport;

· Fazer elogios de forma sincera e respeitosa. As pessoas se sentem mais à vontade quando são elogiadas.

· Conduzir a pessoa por meio de perguntas, até onde você pretende chegar;

· Não diga que a outra pessoa está errada, ao invés disso, guie-a por um caminho correto, e a deixe pensar que o encontrou sozinha. Em geral, não gostamos de ser corrigidos.


Dicas de leitura


1. As armas da persuasão. Robert B. Cialdini

2. Manual de persuasão do FBI. Jack Schafer

3. Chegar ao SIM. Rofer Fisher, William Ury e Bruce Patton

4. Como fazer amigos e influenciar pessoas. Dale Carnegie

5. A arte da negociação. Michael Wheeler


É importante ter em mente que, no mundo dos negócios, você precisa estar preparado para enfrentar diversas situações em que quem mais tem destaque e apoiadores, consegue ir mais longe. Por isso, quanto antes aperfeiçoar a sua maneira de conversar e as suas técnicas persuasivas, mais rápido conseguirá oportunidades de ouro para alavancar a sua carreira.


Amanda Siqueira

Consultora de Projetos