• Redator Ibx

Passo a Passo como Terceirizar o Financeiro de Uma Empresa



Para ter um negócio bem sucedido, é indispensável que o empreendedor tenha completa noção de tudo que está acontecendo não só dentro do financeiro da sua empresa, mas também no mercado como um todo. Entretanto, sabemos muito bem que todo empreendedor é uma pessoa de multitarefas que tem milhares de outros problemas para resolver além das finanças da sua marca.


Além disso, muitas pessoas nunca tiveram contato com uma educação financeira de qualidade, e por isso, quando decidem abrir um negócio enfrentam diversos obstáculos para obter o retorno do investimento.

Por isso, em alguns casos, a melhor opção é adotar uma terceirização financeira e no blogpost de hoje vamos explicar exatamente do que ela se trata.



O que é a terceirização do setor financeiro?

Também chamado de Business Process Outsourcing ou apenas BPO, a terceirização financeira é quando um empresário contrata uma empresa ou um especialista para cuidar das questões financeiras da sua empresa.



Vantagens:


Maior produtividade operacional

Ao delegar as atividades relacionadas à finanças para um especialista, o empreendedor garante que o seu setor está nas mãos de pessoas capacitadas ao invés de precisar de treinar um novo funcionário para cuidar do financeiro. Além disso, o empresário poderá ter mais tempo e tranquilidade para se dedicar aos outros setores da sua empresa. Com isso as tarefas da empresa são feitas em um tempo menor e há aumento da produtividade.


Redução de Custos

Há também uma redução de custos considerável, pois o dono do negócio não precisará pagar salários e tributos trabalhistas.

Segundo o estudo 2016 Global Outsourcing Survey, da Deloitte, 36% das empresas entrevistadas já utilizam os serviços financeiros terceirizados e relatam que houve uma redução de custos em 59%.


Desvantagens:


Perda do Controle

Caso o empresário não fique atento, ele pode perder o controle do setor financeiro da sua empresa. Ao terceirizar é inevitável que o dono do negócio fique por fora de alguns detalhes, por isso o empreendedor pode se sentir inseguro em algum momento. Para evitar essa desvantagem é preciso que haja um contato frequente com a empresa contratada.



Atendimento Á Distância

Depender do atendimento de uma outra empresa pode ser complicado. Imagine que seja sexta-feira de noite e você descubra que há algum problema no financeiro, você teria que esperar até o horário comercial da empresa contratada começar segunda-feira de manhã. Outro problema que pode ocorrer é a instituição terceirizada não ter um bom atendimento no geral (não responder e-mails, mensagens e ligações) o que pode deixar o empreendedor frustrado.



A Terceirização Financeira é uma boa Estratégia para a minha empresa?


Esse tipo de terceirização ainda é algo muito recente no mundo dos negócios, entretanto a cada dia que passa mais empresas estão vendo o seu grande potencial, principalmente no exterior. De acordo com a pesquisa realizada pela Ovum com 150 empresas multinacionais dos EUA, os CFOs (Chefes do Setor Financeiro) terceirizam processos de finanças e contabilidade em busca de eficiência e produtividade. Isso ocorre principalmente para que a companhia consiga focar em planejamento estratégico e inovação e deixar a contabilidade por conta de outra empresa especializada.


Além disso, também de acordo com o estudo “2016 Global Outsourcing Survey'', da Deloitte, dos 36% de empresas que já utilizam os serviços financeiros terceirizados com sucesso relataram aumento do foco no core business e resolução de problemas de capacidade.




Como Funciona Esse Serviço na Prática?

As empresas de terceirização normalmente incluem os seguintes serviços no seu portfólio:

  • Gestão de contas a pagar e recebíveis


  • Gestão do fluxo de caixa


  • Cobrança administrativa e judicial


  • Conciliação bancária e fechamento de caixa


  • Relatórios financeiros


  • Gestão da folha de pagamentos


  • Impostos e rotinas do departamento fiscal


  • Controladoria em geral


  • Análise e monitoramento de indicadores de desempenho


Desta forma, dependendo do modelo de negócio da empresa, você pode contratar tanto cada item separadamente quanto um pacote com vários itens. É extremamente importante que as obrigações e deveres da terceirizada estejam 100% definidos e esclarecidos para evitar complicações.


PASSO A PASSO DE COMO IMPLEMENTAR UMA TERCEIRIZAÇÃO DE FINANÇAS



1- Definição das funções terceirizadas

O empreendedor deve saber exatamente qual é a sua demanda, pois assim ele não vai desperdiçar dinheiro contratando algo que ele já sabe fazer. Também é importante determinar quais funções você pode confiar é uma empresa terceirizada, por exemplo: cálculo de impostos é uma atividade facilmente terceirizada, porém a controladoria exige que a empresa contratante forneça muitos dados pessoais ao responsável, o que pode gerar um certo incômodo ao empresário.



2- Encontrar melhor empresa de terceirização

É muito importante levar em conta o atendimento, a tecnologia e as metodologias usadas pela empresa na hora de contratar esse tipo de serviço. Lembre-se de verificar se a empresa possui algum tipo de sistema para o contratante acompanhar em tempo real as movimentações do seu setor financeiro


3- Determine as funções e obrigações do contratado

É de extrema importância que todas as tarefas da empresa terceirizada sejam minuciosamente descritas no contrato para evitar erros futuros.


4- Invista na Transição

Não espere resultados imediatos. Para a terceirização começar a dar certo é preciso que a empresa contratada estude a sua, organize os dados, defina os melhores indicadores e metas e isso leva tempo.



5- Estejam sempre conectados.

Uma boa comunicação é essencial para esse investimento dar certo. Estabeleça uma frequência de reuniões e apresentações de resultado (uma vez por mês ou uma vez a cada 15 dias) e sempre peça relatórios detalhados do serviço contratado.



Sabemos que é complicado para um empresário confiar uma parte tão importante da sua empresa para terceiros, porém muitas vezes isso pode melhorar o setor financeiro e a produtividade do negócio.


Nós da Ibmex podemos te ajudar a organizar e otimizar suas finanças de maneira prática e rápida para você nunca perder o controle. Nosso produto de Planejamento Financeiro fornece um aplicativo personalizado e exclusivo que organiza todos os seus dados financeiros e além de promover informações em tempo real sobre a saúde financeira do seu negócio.

Agende uma reunião diagnóstica gratuita sem compromisso neste link