• Redator Ibx

Os 5 motivos para se contratar uma Empresa Júnior.

Atualizado: 30 de Jan de 2019

Nos últimos anos, a atuação das empresas júnior no mercado vem crescendo vertiginosamente, apoiando principalmente micro e pequenas empresas. Saiba quais os principais motivos para aderir a este movimento.


Uma empresa júnior (EJ) é uma entidade sem fins lucrativos, gerenciada por alunos de cursos de graduação, com foco no desenvolvimento social e empreendedor da sua região, além da capacitação de futuros profissionais para o mercado.


A experiência de se trabalhar em uma EJ proporciona a estes graduandos o aprendizado através do convívio com o mercado, promovendo melhoria profissional e pessoal. Contam, ainda, com a participação direta dos professores de suas instituições, que os auxiliam nos projetos.


O número de jovens aderindo ao movimento vem crescendo a cada ano. Atualmente já são mais de 15 mil estudantes e 1,2 mil empresas, sendo que há o objetivo de capitalizar mais 330 EJ´s até o final desse ano, segundo a Brasil Júnior (Confederação Brasileira de Empresas Juniores).


Para micro e pequenos empresários, as EJ's são ótimas opções frente às empresas tradicionais, sendo este o principal mercado de atuação do ramo (que representa cerca de 27% do PIB brasileiro!). Pensando nisso, elaboramos os 6 principais motivos de porquê optar por uma empresa júnior:


1. Qualidade de Empresa Sênior


As EJ's têm um importante diferencial: contam com o relacionamento direto com os professores de suas instituições. Estes professores são, em muitos casos, referências nas

áreas em que atuam e oferecem orientação às empresas juniores durante o desenvolvimento de seus projetos. Apesar da desconfiança de alguns (afinal, quem contrataria jovens de 18-20 anos para auxiliar seu negócio?) a qualidade na entrega dos resultados é uma das marcas das boas empresas juniores.


2. Vontade de aprender e liderar


Por ser formada por estudantes que procuram aplicar o que aprendem na sala de aula, as EJ's possuem profissionais com vontade de aprender e crescer juntamente à empresa. Seus membros dão seu melhor na resolução das dores de seus clientes.

Além disso, as empresas juniores são compostas por jovens empreendedores entre 18 e 25 anos, preocupados com o futuro do mercado, da política, da economia e do Brasil. Apoiando o movimento, apoia-se também a formação de novos líderes para o país.


3. Preço atrativo


Contratar uma EJ pode ser até 75% mais barato que contratar empresas seniores, atraindo clientes pelo produto com qualidade e preço em conta. Por lei, os membros de empresas juniores não podem receber pelo tempo de trabalho e, comumente, o lucro obtido pelos projetos realizados é revertido na capacitação destes jovens profissionais.



4. Problemas solucionados pela união


Jovens que estão dispostos a ajudar uns aos outros: o senso de colaboração visto na prática faz o trabalho ocorrer de forma eficiente e de maneira mais saudável, deixando o ambiente leve e produtivo. Outra boa característica dessa união é a criatividade na resolução de problemas: o poder do brainstorming de um grupo de jovens não pode ser subestimado!


5. Atendimento de primeira


O contato entre cliente e EJ costuma ser intenso. Os empresários juniores desenvolvem em

si um senso de excelência, estando sempre dispostos a serem contatados por seus clientes ao longo dos projetos que realizam. Pelo fato deste relacionamento Cliente-EJ ser próximo, os projetos acabam se tornando personalizados: os funcionários adequam a solução dos problemas às dores específicas de quem os contrata.




Seja pelo preço atrativo, a qualidade da entrega ou a possibilidade de encontrar uma solução personalizada para seu problema, vale a pena investir no Movimento Empresa Júnior.



Quer ter certeza de que vale a pena contratar uma EJ para seu negócio? Agende uma reunião diagnóstica gratuita.




Bruna Lacerda

Consultora de Marketing da Ibmex


Ibmex - Consultoria Empresarial Jr

Contato:

Tel: (31) 4101-1121 &

(31) 9 8654-0274

comercial@ibmex.com.br

Endereço:

Av. Carandaí, 863, 2º andar - Bairro Funcionários, Belo Horizonte, MG 30130-060

Redes Sociais:

  • LinkedIn - círculo cinza
  • Facebook - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo