• Redator Ibx

OKR's : COMO AUMENTAR A PRODUTIVIDADE DE UMA EMPRESA UTILIZANDO ESSA METODOLOGIA?

Na medida que novas empresas e start up’s vêm surgindo e pela forma dinâmica em que as mesmas têm se consolidado no mercado, novos métodos de gestão empresarial foram criados para acompanhar o ritmo acelerado de crescimento dessas companhias. Dentre os variados métodos, surgiram os Objectives and Key Results – OKR's - (Objetivos e Resultados-Chave).

Esse modo de gestão foi criado pelo ex-CEO da Intel, Andrew S. Groove. Porém, os OKR’s só ficaram conhecidos em 1999, quando John Doerr, um dos investidores do Google, apresentou tal metodologia aos funcionários da empresa. Um dos resultados da implementação desse método é o crescimento massivo no número de funcionários da empresa. Em 1999, a Google possuía apenas 40 funcionários. Atualmente, a companhia possui 85 mil pessoas trabalhando em vários países ao redor da Terra. Isso mostra o quanto pequenas empresas podem investir nas OKR’s e, aos poucos, alcançar altos níveis de crescimento e resultados satisfatórios.

Os OKR’s são divididos em dois componentes: Os objetivos e os resultados-chave. Os objetivos são definidos como declarações breves e concisas que remetem à direção seguida pela empresa, sendo que os objetivos devem ser claros e bem descritos, no intuito de as pessoas terem noção do impacto que podem atingir ao alcançar esse objetivo. Os resultados-chave são metas que possuem impacto incisivo no atingimento do objetivo caso os mesmos sejam alcançados com sucesso.


Figura 1 – Fonte: https://www.siteware.com.br/blog/metodologias/metodologia-okr/


***EXEMPLO DE OKR’s de MARKETING (Fonte: Blog Resultados Digitais)

***Objetivo: Ter uma base incrível de Leads

- Resultado-Chave 1: Ter 5 parcerias de link building;

- Resultado-Chave 2: Aumentar em 20% o número de leads gerado por mês ao fim de um trimestre

- Atingir 2000 leads gerados por mídia paga.


*** DIFERENÇA ENTRE A METODOLOGIA OKR E A METODOLOGIA TRADICIONAL:

Na época em que a metodologia foi criada, Andrew S. Groove não estabeleceu nenhum parâmetro para que essa metodologia fosse implementada com sucesso nas empresas. Cada companhia possui a sua própria realidade e vai adaptando a dança de acordo com o ritmo. De acordo com o Blog Resultados Digitais, existem seis diferenças entre a Metodologia OKR e as Metodologias Tradicionais. Confira:

> As metas dos OKR’s são definidas para um período de tempo mais curto, sendo mais tangível onde você pode alcançar e também permitindo corrigir um erro rapidamente;

> A clareza e a simplicidade dos objetivos e resultados-chave são a base para a metodologia gerar um alto engajamento do time;

> Os resultados-chave são reportados semanalmente, fazendo com que seja possível antecipar o final do trimestre e recuperar-se para alcançar a meta estabelecida. Caso não tenha sucesso, o aprendizado e a iteração serão em cima de um trimestre e não em relação a um ano inteiro, como nas metodologias tradicionais;

> Como forma de facilitar o alinhamento, OKR é uma ferramenta que prioriza a transparência. Todos os funcionários podem ver os OKRs da empresa. Além disso, os diretores falam claramente qual é a prioridade da empresa e como isso se desdobrará nos objetivos e resultados-chave;

> Os OKRs reforçam a cultura data-driven dentro de uma empresa – como é na Resultados Digitais – pois fazem com que as decisões sejam tomadas com base em dados. Diversas análises acabam ganhando prioridade e tornando-se OKR no trimestre seguinte. Para ter sucesso nas metas, é planejado e desenvolvido um projeto de acordo com uma metodologia de projetos própria;

> Ao usar OKR, pode-se medir resultado e não o esforço das tarefas, como é comumente encontrado em empresas que utilizam metodologias tradicionais de gestão. Para alcançar grandes resultados, serão necessários grandes esforços. No entanto, somente dedicação não fará com que atinja os seus objetivos.


Figura 2 – Fonte: https://www.siteware.com.br/blog/metodologias/metodologia-okr/


***ACOMPANHAMENTO, EXECUÇÃO E CERIMÔNIAS: FATOR IMPORTANTE

De nada adianta ter planejado os OKR’s sem ter feito uma boa execução. É importantíssimo que haja o acompanhamento das metas para ter ciência se a execução das metas está sendo conforme o planejamento.

Para isso, as empresas organizam diversas cerimônias no decorrer de um trimestre, com o objetivo de planejar e definir os OKR’s, além de apresentar os resultados. Com os OKR’s definidos, é possível que cada setor da empresa discuta e apresente as suas prioridades para um determinado trimestre, auxiliando no alcance dos objetivos.


Figura 3 – Fonte:https://resultadosdigitais.com.br/blog/o-que-okr/


***CONCLUSÃO: É EFICAZ E AS EMPRESAS PODEM ADOTAR OS OKR’s COMO METODOLOGIA

Os OKR’s vieram como uma forma ágil, simples e fácil de se implementar no dia a dia do ambiente de uma empresa. Esse método simplifica a comunicação e o alinhamento das bases de uma determinada companhia. Vale a pena que os pequenos e grandes empresários, gestores e funcionários possam ter conhecimento e implementar essa técnica dentro de suas filosofias profissionais.

Afinal, em tempos tão difíceis, é necessário fazer diferente e inovar. As empresas são espelhos para a sociedade. E todos os que buscam crescer devem estabelecer seus objetivos. Plantando grandes objetivos, colhemos grandes resultados. Assim funciona os Objectives & Key Results (Objetivos e Resultados-Chave) - OKR’s. Reflita, invista e persista!


Figura 4 – Fonte: https://digitalks.com.br/artigos/okrs-transforme-seus-objetivos-em-resultados-reais/

Autor: Mateus Pena, 25 anos. Jornalista, de Belo Horizonte, MG.

Fonte consultada: Blog da Resultados Diários (https://resultadosdigitais.com.br/blog/o-que-okr/)