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OKR: Entenda a importância desta ferramenta e como implementá-la

Atualizado: 10 de Out de 2019

O OKR (Objectives and Key Results / Objetivos e Resultados-chave) é uma ferramenta atual de gestão que usa clareza e simplicidade para gerar resultados. Foi criada por Andrew S. Grove e ficou famosa por ter suportado o crescimento da Google. Venha conhecer e entender como aplicá-la em seu negócio!


Como funciona essa metodologia?

A sigla OKR significa, em português, “Objetivos e Resultados-chave” e toda a ferramenta se baseia nesses dois parâmetros definidos pela empresa. São conceituados como:


Objetivos → Descrição completa do que a organização almeja, incluindo seus impactos quando atingidos.

Resultados-chave → Metas que têm como função atingir o objetivo.


O objetivo é claro e bem elaborado, atrelado ao “Eu vou”. Enquanto os resultados-chave são quantitativos, usam indicadores numéricos e prazos para medir o que foi gerado e se o alvo foi atingido, são os “Medidos por”.


Para garantir o sucesso do projeto, é necessário que os dois componentes abordados acima tenham sido bem definidos, a partir da análise e do estudo das estratégias empresariais que o negócio pretende seguir. Feito isso, cria-se um clima de foco e comprometimento do time em torno das metas desafiadoras para, por fim, alcançar o objetivo.


Além disso, é importante que todos os colaboradores tenham acesso aos OKR’s, já que, para o desenvolvimento da corporação, os funcionários devem saber as prioridades e a visão da corporação. Assim, o entendimento sobre a empresa é maior, as decisões internas são direcionadas e o trabalhador se sente mais valorizado.


Geralmente, reuniões ocorrem trimestralmente para acompanhar o andamento das metas, restabelecê-las se houver necessidade e elaborar novas se já tiverem sido atingidas. Esse período de 3 meses não é fixo, assim como as estratégias a serem utilizadas, eles vão de acordo com a necessidade e a realidade do empreendimento. Portanto, é uma metodologia flexível, o que difere de algumas ferramentas tradicionais.


Da teoria ao exemplo prático:


O quadro acima representa um modelo de OKR aplicado no setor de marketing de uma empresa. Pode-se perceber que é composto por frases curtas e diretas que facilitam o entendimento da proposta e possibilitam uma visualização clara dos pontos desejados. Com isso, os objetivos naturalmente se fixam na cabeça dos colaboradores, o que proporciona um bom ambiente de trabalho, com funcionários motivados em gerar resultados para bater as metas.


Por que utilizar o OKR?


Atualmente, é imprescindível que as empresas adotem métodos de controle de gestão e busquem sempre aprimorar seus rendimentos, para isso, existem muitas ferramentas. Contudo, nem todas são compatíveis com a realidade do mundo de hoje, além de existir uma complexidade para serem aplicadas.


A metodologia abordada nesse artigo possui diversos diferenciais que a torna atraente. Um deles é o fato de ser uma estratégia empresarial que não requer um alto custo de implementação, é simples e objetiva. Assim, pode ser utilizada em vários setores do negócio, tanto por pequenas como grandes corporações.


Somando-se a isso, elaborar meta e acompanhar seu andamento é a melhor forma de determinar o desempenho da empresa no mercado. Isso ocorre porque os resultados são medidos e não o esforço da atividade. Logo, os gargalos ficam mais fáceis de serem identificados, o que é bom para a equipe traçar propostas que os minimizem.



Conclusão


Portanto, podemos concluir que o OKR é uma ferramenta capaz de aumentar a produtividade e diminuir os desafios da empresa, através do objetivo e do resultado-chave. Otimização do tempo, organização, diminuição dos desperdícios e motivação dos funcionários são só alguns dos benefícios gerados com a implementação de tal método.

Após ler esse artigo e poder ter um melhor contato com a ferramenta Objectives and Key Results, fica nítido a necessidade e importância do seu uso dentro dos processos produtivos. Então o que você está esperanto para começar a implantá-la em seu empreendimento?


Laura Cotta

Consultora de Marketing

Ibmex - Consultoria Empresarial Jr

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