• Redator Ibx

O que são OKR'S? Descubra como implantá-los em sua empresa!

Atualizado: 8 de Abr de 2019


OKR'S são um sistema de gestão de produtividade, baseado na definição de objetivos, que busca o equilíbrio entre planejamento e execução de ações com foco em atingir melhores resultados.


Um dos problemas mais comuns encontrados atualmente nas empresas, é a questão relacionada a como realizar um planejamento para desempenhar uma determinada ação ou processo, e encontrar os meios mais adequados para executá-las. Por conta disso, para aumentar sua competitividade no mercado, é de suma importância buscar utilizar em seu negócio uma forma de organização prática e que possa ser aplicada com facilidade.


O método OKR – Objectives and Key Results – termo inglês que é traduzido como: “Objetivos e Resultados-Chave”, pode auxiliar a empresa em todos esses parâmetros citados anteriormente.


Mas o que são OKR'S?


Trata-se de uma ferramenta que visa estabelecer métricas a partir dos objetivos desejados pela companhia, os quais devem ser mensuráveis e dinâmicos, estabelecidos por cada segmento do negócio, de acordo com suas necessidades.


Os OKR'S devem ser definidos e frequentemente medidos e repensados, em geral trimestralmente, por cada uma das equipes. É muito importante que cada OKR tenha apenas 1 (um) responsável, para fazer com que essa pessoa não passe sua obrigação para outras e que assim, consiga-se medir o desempenho daquele membro.


As métricas devem ser criadas juntamente com os líderes de cada equipe para que se tenha um alinhamento de ideias entre o grupo, garantindo que os indicadores definidos apresentarão um certo nível de dificuldade, para não gerar comodismo, mas que serão possíveis de serem alcançados, assim, evitando uma desmotivação com um objetivo intangível.


Os objetivos devem estar bem claros para toda a equipe, pois são eles que determinarão a visão, na qual a empresa deve se concentrar, mantendo todos os seus membros alinhados em busca de um mesmo resultado.


Quais são esses objetivos?


Alguns exemplos podem ser citados, como:

  • Tornar-se referência no mercado;

  • Dobrar o faturamento do ano anterior;

  • Aumentar a qualidade do serviço prestado;

  • Melhorar a satisfação do cliente.

As Key Results são um conjunto de métricas que auxiliam na visualização do quanto ainda falta para que o resultado esperado seja alcançado.


Exemplos em relação ao primeiro objetivo podem ser:

  • Formar 3 novas parcerias;

  • Aumentar em 50% o número de leads em minhas mídias digitais;

  • Realizar 20 reuniões de proposta com novos clientes.

A implementação desse método pode fazer com que a empresa consiga ter uma visão mais clara do que esta sendo feito e quais são os passos individuais sobre o que cada um de seus membros têm realizado, visando o objetivo coletivo. Esse fato trará mudanças na cultura organizacional da companhia, o que a tornará mais eficiente e consequentemente, aumentará sua competitividade no mercado em que está inserida.


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Pedro Garcia

Gerente de Projetos da Ibmex




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