• Redator Ibx

O que é inventário de estoque e como fazer o da sua empresa?





Inventário é uma lista que contém a identificação, classificação e quantidade de cada produto que esta no estoque de uma determinada empresa. Essa é uma etapa essencial na Gestão do Estoque da sua empresa, pois faz a contagem dos produtos que serão vendidos para consumidores. É importante lembrar que a mesma lógica do inventário pode ser utilizada para contabilizar a matéria prima que vai ser transformada no produto final.


Por que devo fazer o inventário do meu estoque?


O inventário é indispensável para ter um bom controle de estoque. Com ele o empresário conseguirá visualizar se:

  • O estoque possui a quantidade de produtos ideal

  • Se esta havendo desperdício

  • Se a empresa esta deixando de ganhar dinheiro por falta de produto



Como Fazer um Inventário de Estoque?


Primeiramente, você deve se fazer a seguinte pergunta:


"Além de armazenar o produto final que eu vendo para os meus clientes, eu também armazeno a matéria prima para fabricar esses produtos?"


Se a sua resposta for sim, você precisará de fazer dois inventários, um para a matéria prima e outro para o produto vendido para o consumidor.


Agora, precisamos de identificar qual o tipo de inventário ideal para a sua empresa.


Tipos de Inventário


1) Inventário Anual

Como o próprio nome sugere, ele é um tipo de contagem feito uma vez a cada ano. Ele ajuda o empresário a entender qual deve ser a quantidade de produto ideal para sua empresa começar o ano.

Entretanto, é importante ressaltar que esse não é o tipo de inventário mais eficiente. Ele demora muito para ser feito e dificulta a identificação de erros, porém o inventário anual ainda é importante para realizar o balanço do ano fiscal.

A nossa recomendação é: foque em outro tipo de inventário, mas também faça o anual.


2) Inventário Cíclico/Rotativo

Neste tipo de inventário os produtos são divididos em categorias e contados separadamente. Por exemplo, se você tem uma loja de roupas você pode realizar a contagem da seguinte maneira:

  • Calças na segunda-feira

  • Blusas na terça-feira

  • Vestidos na quarta-feira


Desta maneira o seu estoque sempre vai estar atualizado!


Para fazer o inventário rotativo é preciso determinar um tempo entre uma contagem e a outra. Normalmente, quanto maior for o giro do seu estoque, ou seja, quanto mais rápido os produtos chegam e saem de lá, menor deve ser o tempo entre as contagens.


3) Inventário Periódico

A contagem dos itens é feita após um período determinado pela empresa. Por exemplo, se uma empresa vende chocolate, é provável que ela tenha que fazer o inventário antes e depois da pascoa para ter mais controle e previsibilidade.


Depois de decidir com qual frequência você quer fazer o seu inventário vamos para o passo a passo!


Passo a Passo de Como Fazer um Inventário


1) Defina os Níveis de Paridade

Ou seja, a quantidade mínima que cada item que sempre deve ter na sua loja

E como eu vou saber qual é essa quantidade?

Para isso você deve se basear no tempo em que a peça demora para ser vendida e no tempo em que ela é reposta no estoque

Lembre-se que os níveis de paridade variam com o tempo; o nível de paridade de um sorvete no inverno não vai ser o mesmo do que no verão.


2) FIFO (First In, First Out)

FIFO significa "primeiro a entrar e primeiro a sair". Desta maneira, o primeiro produto a chegar no estoque deve ser o primeiro a ser vendido. Essa lógica funciona muito principalmente quando se vende alimentos. A primeira remessa de uma caixa de biscoitos que chega na lanchonete deve ser a primeira a ser vendida para o cliente. Isso ocorre pois o valor dos produtos (tanto valor financeiro quanto a qualidade) vai se perdendo se ele ficar muito tempo parado no estoque.


3) Crie um Código Para Cada Produto

Os códigos facilitam que o produto seja encontrado em um sistema de gestão de estoque. Desta forma, o empreendedor consegue verificar se o produto está disponível de uma maneira muito mais rápida.


Mas não faça isso de maneira aleatória! Os códigos devem seguir uma lógica, por exemplo, todos os códigos dos vestidos começam com 001, os das blusas 002 e etc.


4) Priorize o Sistema ABC

Obviamente você deve vender alguns produtos mais do que outros, por isso você deve priorizar os produtos campeãs de vendas da maneira correta. Com a metodologia ABC, você prioriza o gerenciamento de estoque dos seus melhores produtos.

Temos um post no nosso blog que explica detalhadamente como fazer a curva ABC


5) Utilize um Software de Gestão de Estoque

Esses softwares ajudam a sua empresa a se manter organizada, contanto que estejam sempre atualizados. Reserve cinco minutos no final do seu dia para fazer a atualização no aplicativo e economize dezenas de horas procurando produtos e resolvendo problemas de estoque



Gestão de Estoque


Podemos te ajudar a organizar o seu estoque no longo prazo! A partir do registro dos produtos em estoque, a Ibmex propõe um modelo de organização adequado e gera indicadores com intuito de definir soluções. Esses resultados objetivam aprimorar o planejamento e a gestão dos suprimentos.


Vamos conversar um pouco sobre o seu negócio? Agende agora uma reunião diagnóstica gratuita e sem compromisso!

Basta entrar em contato com o número (31) 99171-1121 ou no e-mail contato@ibmex.com.br