Ibmex - Consultoria Empresarial Jr

Contato:

Tel: (31) 4101-1121 &

(31) 9 9603 - 6644

comercial@ibmex.com.br

Endereço:

Av. Carandaí, 863, 2º andar - Bairro Funcionários, Belo Horizonte, MG 30130-060

Redes Sociais:

  • LinkedIn - círculo cinza
  • Facebook - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo

O que é ERP?

Atualizado: 29 de Jan de 2019



Se você chegou até este artigo, certamente é porque tem ouvido muito sobre automação de gestão e ERPs nos principais sites e blogs voltados à administração de empresas. A boa notícia é que, se você deseja entender o que é ERP, quais os benefícios de um ERP e como escolher o melhor ERP para a sua empresa, este é o artigo certo para você!


Confira a seguir:



O que é ERP?


Um ERP nada mais é que um software de gestão integrada, desenvolvido com o objetivo de otimizar a gestão dos recursos de qualquer empresa. E isso já é indicado na própria a sigla ERP: do inglês, Enterprise Resources Planning ou, em uma tradução livre, Planejamento de Recursos Empresariais.



Como um ERP ajuda a sua empresa?


Para auxiliar na gestão de recursos da sua empresa, o software ERP conta com uma série de

funcionalidades, que permitem acompanhar em tempo real e de forma detalhada todas as

movimentações financeiras da sua empresa, as vendas realizadas e controle de estoque.


E não é só isso! Um software ERP também possui módulos que vão auxiliar o seu departamento financeiro na hora de emitir NF-es, gerar boletos, fechar o caixa e realizar a conciliação bancária.


Além da praticidade de resolver tudo em uma única plataforma, a sua empresa se beneficia ainda da construção de uma base de dados muito mais sólida e coesa, determinante na hora de orientar as suas decisões gerenciais.


Para auxiliar o processo de planejamento e tomada de decisões, o ERP oferece ainda uma outra funcionalidade: a de geração de Relatórios, compilando de forma cruzadas as informações escolhidas pelo seu time.



Como escolher o melhor ERP para a sua empresa?


As diversas funcionalidades de um ERP fazem deste software uma solução ideal para as empresas que buscam aumentar a sua competitividade, oferecendo os meios necessários para reduzir a incidência de erros devidos ao “fator humano”, aumentar a produtividade das equipes de trabalho e melhorar a qualidade do atendimento prestado ao cliente final.


Dito isto, vale ressaltar que existe uma grande diversidade de fornecedores de software ERP no mercado: por isso, escolher o melhor ERP para a sua empresa vai demandar alguma pesquisa.


Entre os passos normalmente indicados para os empresários que desejam implementar a solução ERP em seus negócios estão:


  • Mapeamento das necessidades da empresa: é preciso identificar de antemão quais as áreas em que a automação gerencial será implantada. As áreas de gestão de contas, controle de estoques e de vendas (através de um PDV) são algumas das opções mais comuns, mas é possível ir além. A escolha depende basicamente de identificar quais os setores ou processos que a empresa deseja melhorar ou otimizar, com ganho de tempo e economia de recursos.


  • Estabelecimento de budget: antes de partir em busca do melhor ERP para a sua empresa, é preciso pesar bem qual o valor que a sua empresa está disposta a investir no software. Para empregar um ERP de qualidade não é preciso dar um passo “maior do que as pernas”: há diferentes ERPs no mercado, muitos deles voltados para o universo de pequenas e médias empresas.


  • Opção por SaaS ou SaaP: ainda pensando no controle financeiro, é preciso escolher um modelo de ERP. Duas opções estão disponíveis no mercado: SaaS, Software as a Service, e SaaP, Software as a Product. Ao optar pelo primeiro modelo, SaaS, a sua empresa contrata uma prestação de serviço, pagando a mensalidade indicada pelo fornecedor. Já no segundo modelo, SaaP, a sua empresa adquire o software como um produto: ele é desenvolvido especificamente para o seu negócio, e deverá ser instalado em servidores próprios. Embora a ideia de “comprar” um software tenha um apelo interessante, vale lembrar que softwares próprios tendem a se tornar rapidamente obsoletos, normalmente não contam com suporte e vão exigir um alto investimento inicial.


  • Mapeamento dos fornecedores: uma vez definidas as necessidades da empresa, o budget para o projeto e o modelo de software buscado, é hora de começar a mapear os fornecedores. Verifique a reputação dos fornecedores ERP online e troque experiências com outros empreendedores que já utilizam esses ERPs. Da mesma forma, não deixe de averiguar como funciona o suporte oferecido pelo seu fornecedor ERP e se é possível realizar um período de teste gratuito.


  • Ajuda de uma consultoria profissional: identificar todos esses fatores que citamos acima não é uma tarefa simples. Por isso neste momento é de extrema importância contar com ajuda de um profissional de Consultoria Financeira, que fará diagnósticos específicos para o seu negócio para montar planos de ação e planejamentos estratégicos que realmente farão sentido para sua empresa e a levarão ao crescimento. Esse trabalho é fundamental para empresa, independente se ela esta começando agora ou já esta a muito tempo no mercado, pois é através dele que é possível um direcionamento assertivo e a multiplicação dos resultados.



Vale a pena investir em um ERP?


Um ERP é, antes de mais nada, uma ferramenta de inteligência aplicada à gestão. Ao reunir em uma única plataforma os dados essenciais ao sucesso da sua empresa, o ERP aumenta o controle da administração sobre tudo o que se passa dentro da empresa. Assim, fica muito mais fácil identificar pontos de melhoria e investir na otimização da empresa, o que evidentemente se reflete nos resultados financeiros e na construção da marca no mercado.


Um ERP SaaS se propõe a realizar tudo isso através de um software baseado na Nuvem. Dessa forma, a solução se torna mais acessível a empresas de pequeno e médio porte, com ganhos em segurança da informação e mobilidade de funcionários.


Outro fator a ser considerado é a escalabilidade do serviço: um ERP não é um sistema rígido ao qual o seu negócio deve se adaptar. Muito pelo contrário: trata-se de uma solução maleável, que enxerga a especificidade de cada empresa e se propõe a crescer junto com elas, acrescentando ou retirando módulos conforme a evolução dessas empresas.


Considerando todos esses fatores, não é surpresa que os investimentos em automação tenham sido indicados pelo próprio SEBRAE como uma boa prática de gestão.



Agora que você já sabe o que é um ERP e qual a importância de um software de gestão para a sua empresa, que tal descobrir o que o ERP da GestãoClick pode oferecer à sua equipe?

Visite nossa página, cadastre-se e experimente grátis!