• Redator Ibx

Metas, objetivos e estratégias para o marketing

Atualizado: Jul 2



Para alcançar o sucesso de uma empresa é muito importante ter o planejamento estratégico, que é o processo de elaborar a estratégia de uma organização e definir como ela pode ser alcançada. De forma mais clara, a empresa reconhece a sua situação atual e faz uma projeção de futuro, isto é, como ela deseja estar em alguns anos. E com essa visão de longo prazo e com estabelecimentos de objetivos e metas para auxiliar no processo, te ajuda a prever mudanças essenciais que antes você não conseguia enxergar, assim ajuda a diferenciar seu produto e ter um maior reconhecimento.


Para analisar o que é necessário para um bom planejamento estratégico, existem diversas ferramentas que podem auxiliar na hora de determiná-las. As duas ferramentas mais usadas e conhecidas são: a análise SWOT, que é um importante instrumento utilizado para planejamento estratégico que consiste em recolher dados importantes que caracterizam o ambiente interno (forças e fraquezas) e externo (oportunidades e ameaças) da empresa; e as 5 forças competitivas de Porter foi desenvolvida para que as companhias possam entender seus concorrentes, sendo elas: Rivalidade entre concorrentes, Poder de negociação dos fornecedores, Poder de negociação dos clientes, Ameaça de produtos entrantes, Ameaça de produtos substitutos .


Depois de estabelecer as estratégias, o próximo passo será começar a pensar nos seus objetivos e suas metas. E existe uma diferença entre elas, a seguir vai ser explicado mais detalhado cada uma, assim você irá entender a importância de cada uma.


Você sabe traçar objetivos e metas para sua empresa? Através da reunião de análise é possível descobrir as principais dores da sua empresa e onde atuar para solucionar estes problemas!




Objetivo:


O objetivo é o propósito de realizar algo, a descrição de onde você quer chegar, ou o que está tentando alcançar. É ele que fornece a direção do que se deseja e deve fazer, e serve como guia para que o propósito seja finalmente realizado. Basicamente, trata-se da posição que se deseja ocupar no futuro, o sonho que se quer realizar, porém sendo sempre realista com suas ideias para que seja um objetivo que realmente pode ser concluído.


Metas:


Já as metas andam junto com o objetivo, elas são tarefas específicas para alcançá-los. Elas são temporais, ou seja, possuem prazos específicos para acontecerem, com isso é de extrema importância possuir resultados mensuráveis, para fazer o acompanhamento, pois só assim você irá saber se está sendo cumprida cada meta e assim chegar ao objetivo. Por exemplo, se o seu objetivo é ficar rico, sua meta será traçar caminhos que te levarão à riqueza, como administrar melhor seu dinheiro e ter uma fonte de renda extra nos próximos cinco anos.


Como por exemplo:


  • Objetivo: transformar a marca em uma referência no mercado.

  • Estratégia: desenvolver uma estratégia de marketing de conteúdo para ampliar a autoridade da marca.

  • Ações: criar um site da marca.

  • Meta: alcançar 15.000 visitas por mês no blog em 4 meses.

  • Indicadores: número de visitantes no blog


Sabendo o conceito de cada uma, basta colocar em prática todas elas, as estratégias, os objetivos e as metas. Pois com elas estabelecidas há uma motivação a mais nas empresas, pois assim os trabalhadores saberão aonde realmente se almeja chegar. E é por meio da realização de cada uma delas, que iremos experimentar, de verdade, a sensação da felicidade na nossa jornada, e sentir que realmente chegamos onde almejamos, e que conseguir visualizar que realmente contribuímos para o crescimento da empresa.


Contudo, para que sua empresa seja reconhecida e seja um grande exemplo no mercado, é importante realizar todas essas etapas citadas anteriormente, pois com elas você saberá exatamente o que é necessário para traçar estratégias, objetivos e metas para que se torne cada vez o melhor e mais reconhecido em seu ramo. Para realizar essas medidas existem diversas empresas que prestam esse tipo de serviço, auxiliando e esclarecendo todas as etapas para o sucesso de um negócio. Com isso, tente crescer cada vez mais e sempre almeje alcançar os objetivos da empresa, para que assim, no futuro os frutos deste trabalhos sejam colhidos e aproveitados.


Júlia Schettino

Consultora de Projetos



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