• Redator Ibx

MEIOS DE COMUNICAÇÃO EFICIENTES, SATISFAÇÃO PARA NOSSOS CLIENTES!

Com o advento dos meios de comunicação, a globalização, e os avanços tecnológicos dos últimos anos, ficou muito fácil consumir conteúdos em qualquer canto do universo. Com simples cliques de celular, um jornalista no Rio de Janeiro pode estabelecer uma ponte de informação com um internauta em Tóquio, no Japão. Por meio dos portais de notícias, redes sociais e o Youtube, pode-se saber de informações na íntegra, tendo-se conhecimento dos fatos bem no momento que os mesmos acontecem.

As empresas não têm perdido tempo. Com profissionais experientes e um amplo investimento financeiro, os meios de comunicação vem se tornando a principal forma de estabelecer uma conexão entre as organizações e seus clientes. Pode ser uma start-up ou uma empresa de pequeno, médio, ou grande porte. É evidente que todas têm explorado um massivo trabalho de construção de pontes para relacionamento com o público por meio do mundo da comunicação digital. Em algumas empresas, já podemos observar que robôs computadorizados têm feito o atendimento básico aos seus clientes! Basta observar quando você envia uma mensagem para o WhatsApp ou Facebook dessas companhias e, de forma instantânea, já recebe uma resposta do robô!


Figura 1 – Fonte: https://ab2l.org.br/comunicacao-e-estrategia-importante-para-o-crescimento-da-startup/


Quando se trata de um Sistema Cooperativista, é necessário ter um time de bons e experientes profissionais de Comunicação, que tenham habilidade e proficiência de propor estratégias eficazes de administração desses meios, uma qualitativa distribuição de conteúdo e excelentes ações de Marketing. Instagram, Twitter, Facebook, Google Ads, Youtube, E-mails e veículos de imprensa são os principais meios a serem utilizados pelas organizações, tendo em vista chamar a atenção dos clientes por meio de conteúdos interessantes e buscando se relacionar com novos públicos. Todas essas plataformas, se forem utilizadas de uma maneira estratégica e eficiente, podem gerar bons resultados de interação com as pessoas.

O Marketing é umas das áreas que mais cresceram no ramo de Comunicação nos últimos anos. Estampar a marca de uma empresa em um canal de televisão, em anúncios de sites ou até em competições esportivas, pode gerar uma grande valorização da marca. É por isso que, caso uma organização tenha grande poderio financeiro e proficientes profissionais, vale a pena investir em ações de Marketing praticadas nesses meios de comunicação.


Figura 2 – Fonte: https://esaudemarketing.com.br/artigos/como-criar-uma-estrategia-de-marketing-de-conteudo-em-saude/


Além de todas essas estratégias de trabalho e investimento, é necessário colocar em evidência um parâmetro importantíssimo para justificar o título do texto: a simpatia, a empatia e a criatividade do ser humano. O lado profissional qualificado e a competência são competências necessárias, óbvio. Porém, uma organização com profissionais alegres, simpáticos e criativos, chama pode chamar a atenção de um possível novo cliente. E é pra isso que os meios de comunicação estão no cotidiano atual: ser criativo, demonstrar alegria e cumprir com o dever de informar com sensibilidade e empatia. Para uma organização criar um vínculo de imagem positiva para com seu público, é urgente utilizar esses elementos de caráter humano.

Estratégias de Marketing excelentes, meios de comunicação com vasto e interessante conteúdo, grandes profissionais e uma interação massiva com o público são ótimas formas para a valorização da marca. Mas... Antes de tudo isso, antes do crescimento da empresa, antes de sermos grandes profissionais e ganhar muito dinheiro, é necessária uma coisa simples: sermos bons seres humanos, por dentro e por fora, olhando os outros pelo laço da empatia.


Figura 3 – Fonte: https://mindminers.com/blog/importancia-satisfacao-cliente/


Informações sobre o autor:

Mateus Pena - "Um pequeno passo para um jornalista, um grande passo para as palavras."

Jornalista, 25 anos. De Belo Horizonte/MG.