• Redator Ibx

Marketing de Conteúdo: métodos e soluções para alavancar o seu negócio

Atualizado: Out 14


Ficou claro que nos últimos tempos, principalmente com o crescimento das mídias digitais, o Marketing de Conteúdo vem se tornando uma prática cada vez mais adotada por empreendedores. Essa estratégia envolve um método de divulgação de uma marca de maneira que não espante os clientes com aproximações invasivas, as quais são muito comuns em outras estratégias .Portanto, por ser uma das estratégias que mais crescem, você, empreendedor que deseja evoluir o seu negócio, não pode ficar fora dessa!

Marketing de Conteúdo? Caso desconheça, venha comigo!

Primeiramente, como forma de apresentar mais a fundo o que é propriamente o Marketing Digital, será necessário elucidar alguns pontos principais. Esse método consiste em estratégias que visam a criação de conteúdos relevantes para o seu público alvo. Porém, vale salientar que não será, necessariamente, uma área de exposição do seu produto para venda em um primeiro momento. Sendo assim, ao gerar essa rede de produção de conteúdo a partir de sua marca, essa se tornará referência quando o assunto envolver produtos do seu ramo de atuação. Portanto, estar sempre atento às novidades do mercado e sempre presente de forma informativa na vida de seus clientes, tornará cada vez mais viável a formação de uma rede de novos leads – cada lead representa uma oportunidade de negócio. Torne valiosa e compensadora a experiência do seu cliente!

Logo, você, empreendedor, porém também consumidor, sabe muito bem quais são os gatilhos que levam à procura de um produto. A partir da explicação demonstrada anteriormente, ficou claro que, a importância de conquistar e manter um espaço em um mercado que tende cada vez mais aumentar a concorrência, é, definitivamente, crucial. Assim sendo, utilize o Marketing de Conteúdo para se tornar referência no que faz!


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Mas afinal, de onde surgiu essa estratégia?

É impossível falar sobre esse tema sem citar a metodologia Inbound, a qual fornece as suas bases. Essa metodologia consiste justamente em não abordar abruptamente seu cliente, como por exemplo colocando anúncios sem muito nexo em momentos inesperados, mas sim tratar de forma mais cautelosa e flexível essa divulgação. Logo, o que se mostra necessário e, claramente mais atrativo, é atuar de maneira a cativar o cliente e fazer com que este venha à sua procura. O Inbound marketing possui quatro principais pilares, sendo eles a atração, a conversão, a venda e o encantamento. Sendo assim, estes se desdobram da seguinte maneira:

Atração: trata-se da captação de desconhecidos para um primeiro contato com a sua marca;

• Conversão: fazer com que esses visitantes de primeiro contato se tornem possíveis leads;

Venda: transformar os leads em ótimas vendas dos seus produtos;

Encantamento: esse pilar se trata de não finalizar o relacionamento entre marca e cliente no final de uma venda, mas sim estabelecer um “relacionamento pós negócio”.

Portanto, com esses passos, faça com que desconhecidos se tornem promoters da sua marca!

Como planejar a sua estratégia de conteúdo?

A produção de um Marketing de Conteúdo não é somente escrever algo sobre um tema específico, mesmo apesar disso consistir uma das etapas, esse método vai muito mais além. Sendo assim, é indispensável a presença de uma definição de estratégias, objetivos e métricas a serem analisadas. Portanto, há um longo caminho antes de realmente começar a produção de conteúdo.

Primeiramente, deve-se analisar com detalhes quais são os objetivos e as metas a serem alcançadas, pois iniciar uma estrada sem marcações nunca irá te mostrar o quanto realmente andou. Entretanto, a definição de objetivos inexiste sem uma definição de KPI’s -indicadores chave de performance- ou indicadores semelhantes. Sendo assim, os KPI’s representam maneiras de analisar minuciosamente o avanço dos objetivos. Como forma de exemplificar, considere que o objetivo seja aumentar o seu Brand Awareness -método para mensurar o quanto uma marca é conhecida entre potenciais clientes- nesse caso, um possível KPI poderia ser a quantidade de curtidas em um post no Instagram ou até mesmo a quantidade de visualizações em um vídeo no Youtube.

Ademais, o que não pode faltar no planejamento da estratégia é a definição da Persona, pois não basta somente atrair qualquer pessoa, o objetivo é atrair pessoas com perfil para se tornarem clientes fiéis à sua marca. Vale salientar que público alvo se difere de Persona, pois enquanto o primeiro representa um grupo de pessoas que a sua marca busca atingir, o segundo representa, com clareza de detalhes, o seu cliente ideal. Por fim, para que seja encontrada tal definição, há de se fazer uma pesquisa com os melhores clientes da sua marca para que seja possível traçar os pontos em comum que estes possuem, e assim chegar a um resultado conclusivo.

Então, preparado para começar a adotar essa estratégia no seu negócio?

A partir das informações passadas através desse artigo, é possível ter uma breve noção sobre esse tema de infinitas possibilidades de utilização. Além disso, vale salientar que este tema apresenta constantes avanços no que tange a estratégias de marketing. Portanto, não se esqueça que, educar o público de sua marca e ganhar autoridade no assunto geram influências na decisão de uma compra e na transformação de um simples consumidor para um embaixador de sua marca.


Pedro Medrado

Consultor de Projetos


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