• Redator Ibx

Mark Zuckerberg, Facebook & Empresas: Inspiração para Alcançar o Sucesso na Vida Empresarial

Em meados do ano de 2003, os amigos Mark Zuckerberg, Dustin Moskovitz e Chris Hughes, na época estudantes de Ciência da Computação na Universidade de Harvard, criaram uma rede social exclusiva para as pessoas do campus. Um ano depois, mais precisamente no dia 4 de fevereiro de 2004, Zuckerberg criaria o The Facebook, que em 2005 viria a se chamar apenas Facebook. O intuito dessa rede, de acordo com Marc, era permitir que os alunos de Harvard criassem seus perfis, subissem as suas fotos e pudessem se relacionar com outras pessoas da universidade. Parece uma coisa simples e pequena, não é?

Naquela época, será que Mark pensava que o Facebook seria a maior rede social do mundo, com mais de 2 bilhões de usuários ativos atualmente? Pois é isso que a marca detentora do Instagram e do WhatsApp atingiu. De acordo com o blog da Netshare – Marketing Criativo, desde o primeiro dia, foi a cultura ágil de entregar pequenas novidades aos poucos e rapidamente que garantiu o crescimento da ideia até ela se tornar o que é hoje.


Imagem 1 – Fonte: https://netshare.com.br/quem-inventou-facebook-mark-zuckerberg/


Conforme evoluía rapidamente o produto, agregando novas funcionalidades ou melhorando as já existentes, Zuckerberg e seus sócios — Dustin Moskovitz, Chris Hughes e Eduardo Saverin — começaram a expandir o serviço para outras universidades. Logo, o Facebook se tornou uma “febre” entre universitários. A equipe recebia diversos pedidos, inicialmente de universitários de todo o país, depois de estudantes do mundo inteiro, para que suas instituições de ensino fossem convidadas.

Ainda em seus primeiros anos de Facebook, Zuckerberg recebeu investimento e mentoria de alguns nomes já consagrados da indústria de software. É o caso de Sean Parker, um dos criadores do Napster, e de Peter Thiel, um dos fundadores do PayPal e também investidor do YouTube e do LinkedIn.


Imagem 2 – Fonte: http://pointnerd20.com.br/2019/09/03/seguindo-modelo-de-instagram-facebook-e-mais-um-que-vai-tirar-contagem-de-curtidas/


O crescimento do Facebook como uma ferramenta de Marketing para as empresas


O Facebook é o maior espaço de relacionamento virtual do mundo. A criação dos jovens estudantes de Harvard possibilitou um avanço muito grande no que diz respeito à relação entre empresas e seus clientes. Ficou muito mais fácil divulgar conteúdos escritos e audiovisuais, vender produtos, fazer contato com clientes por meio do chat, enfim, dar uma visibilidade maior para as empresas. Com boas e eficientes estratégias de comunicação, uma empresa consegue executar uma ponte de interesse e ótimo relacionamento com seus clientes. E tudo pode ser feito de uma forma criativa e descontraída!

A boa visibilidade das companhias passa por uma boa estruturação de suas redes sociais hoje em dia. Conteúdos interessantes de pequeno ou médio porte, fotos atrativas, além de todo o marketing, propaganda e venda de seus produtos, de uma forma precisa e concisa, conseguem chamar a atenção do mercado. Likes e comentários também podem ser uma forma de chamar a atenção do cliente. Basta entender todas as múltiplas funcionalidades do Facebook, contar com profissionais que tem habilidade nas principais ferramentas da Rede e convencer o público de que vale a pena investir no determinado produto.


Imagem 3 – Fonte: https://www.ibccoaching.com.br/portal/rh-gestao-pessoas/importancia-facebook-empresas/


Trabalhe, tenha esperança e não desista: o seu negócio pode se suceder!

Além de ser uma rede de relacionamento e vendas para o meio empresarial e comercial, o Facebook pode ser também um espelho para aqueles empreendedores que querem alcançar o sucesso. Mark Zuckerberg e seus sócios não tiveram facilidade para fazer o negócio virar uma multiempresa conhecida no mundo todo. O que começou de forma tão pequena lá em Harvard, polarizou e se transformou em uma das maiores empresas do mundo. Tudo com muito trabalho e confiança! E olha que, nisso tudo, as pequenas empresas e startups podem usar o Facebook como uma ponte para vender o seu produto e alcançar níveis de sucesso!


Imagem 4 – Fonte: https://www.agenciaslim.com.br/rede-sociais-para-empresas-facebook/


Autor: Mateus Pena, Jornalista, 25 anos


Fonte: https://netshare.com.br/quem-inventou-facebook-mark-zuckerberg/