- Redator Ibx
Você sabe como aplicar o mapeamento de processos à sua empresa?
Atualizado: 29 de Jan de 2019
Frequentemente as organizações se deparam com problemas como retrabalho, ineficiência, tarefas não bem estruturadas e falta de controle de seus processos. Tais impasses, apesar de muitas vezes se mostrarem como pequenos e facilmente solucionáveis, acabam afetando a eficiência produtiva da empresa, gerando perda de tempo e dinheiro.

Cabe ao administrador buscar soluções eficazes que irão gerar resultados positivos. Para isso, uma boa alternativa pode ser o mapeamento de processos, o qual se baseia na representação de forma clara e objetiva de todos os procedimentos que compõem o funcionamento de uma empresa, permitindo um melhor controle e visualização de cada tarefa. A representação desses processos é feita através de organogramas, buscando detalhar ao máximo cada passo da tarefa analisada.
Mas quais são as etapas de um mapeamento de processos?
1. Planejamento
Consiste na definição de como e quais processos serão analisados, além de como será realizada a coleta dos dados necessários para o mapeamento, podendo ser a partir da análise de documentos disponibilizados pela empresa ou através de relatos advindos dos envolvidos com as tarefas. Essa etapa revela a importância do envolvimento do cliente com o projeto, tendo em vista que quanto maior o volume de informações fornecidas acerca dos processos, mais assertivo será o mapeamento.
2. Mapeamento
Essa é a etapa principal. A partir dos dados coletados é feita a descrição detalhada de cada tarefa existente no processo produtivo da empresa. O mapeamento fornece um panorama da realidade organizacional, para que então seja realizada uma análise mais aprofundada, apontando quais os pontos fortes e fracos dos processos existentes.
3. Agenda de melhorias
Nessa etapa é feita a análise do mapeamento realizado, avaliando o funcionamento e a eficácia dos processos. Assim, são identificadas as possíveis falhas existentes e são consideradas as melhorias que podem ser realizadas, visando otimizar o funcionamento da cadeia operacional.
Apresentadas as etapas de um mapeamento de processos e como realizá-lo, ainda podem existir dúvidas acerca dos benefícios dessa ferramenta para sua organização. Com isso, listamos alguns dos resultados positivos provenientes de tal ação, sendo eles:
Eliminar o retrabalho e tarefas de baixo valor agregado;
Identificar as falhas produtivas;
Definir os responsáveis por cada etapa e processo;
Gerar uma visão clara acerca de tudo que ocorre dentro da organização;
Definir padrões de procedimentos operacionais, facilitando sua execução;
Estimar os recursos e o tempo necessário para o desempenho de cada tarefa.
Por fim, é possível perceber a importância do mapeamento para que a empresa obtenha controle e eficiência dos processos existentes em sua cadeia produtiva, sendo a técnica ideal para o amadurecimento do negócio. Quando as falhas da sua empresa são reduzidas, ela se torna mais competitiva e melhor conceituada diante de seus clientes.
Precisa de um mapeamento de processos para a sua organização?
Clique aqui e veja como a Ibmex pode te ajudar!
Victória Carvalho
Gerente de Projetos da Ibmex