• Redator Ibx

Importância do CRM na gestão de uma empresa


O Customer Relationship Managemente (CRM), é um software muito importante para auxiliar no sistema da empresa, e também ajudar na formação de uma base para o crescimento duradouro e saudável dos negócios.




Imagem 1 Fonte: https://abstartups.com.br/crm-para-aprimorar-gestao-e-processos/


O CRM auxlia na prática de gerenciamento de relacionamentos com clientes. Dessa forma, contribuí para organização e rastreamento de informações essenciais para buscar clientes potenciais, criar engajamento com as leads, garantir um bom relacionamento com os clientes, fomentar as vendas, criar um contato mais eficiente e personalizado com o cliente e etc.


O customer relationship management, trata-se de uma tecnologia e aos processos que uma empresa utiliza para gerencias os seus contatos, por exemplo, leads, funcionários, clientes, assinantes de listas de e-mail dentre outros. Portanto, para garantir um resultado eficiente é fundamental delimitar uma estratégia focada no cliente, assim, deve-se destacar os desafios internos da empresa, mapear a jornada do consumidor e a definição de métricas a serem seguidas.


Um dos principais pontos positivos do CRM é a automatização, isto é, em vez de executar manualmente atividades como follow up e contato, o CRM automatiza as operações, o que contribuí para os vendedores que passam a focar em suas atividades de maior valor, e também para a equipe de marketing, por exemplo, para a qualificação através da pontuação das leads.


O CRM, além de fomentar as vendas da empresa, contribuí para melhorar a experiência do cliente, pois a ferramenta deve oferecer todo o necessário para servir o cliente. Além disso, com todas as métricas disponibilizadas do CRM facilita para a tomada de decisões, e também informações sobre o comprador e os problemas enfrentados da empresa dele.


Organizar os dados dos cliente ficam bem mais fáceis, assim, permite que melhore:


  • Personalização da interação de cada cliente;

  • Antecipar as necessidades;

  • Encontrar a dor ou o desejo do cliente;

  • Educá-los;

  • Conversão em leads qualificados;

  • Criar bons relacionamentos;

  • ROI de vendas mais forte;

  • Funcionários mais produtivos;

  • Melhor retenção e experiência do cliente;

  • É possível documentar os motivos de perdas de vendas e aprender a evitá-los;

  • A gestão da equipe comercial se torna muito mais ágil e assertiva, baseada em fatos e com comunicação ágil.

Atualmente, grandes empresas adotaram o CRM, como:


  • Harvard Business Review;

  • Wharton;

  • Small Business Administration dos EUA.


O CRM, possui quatro aplicações, e é mais indicado que todas sejam usadas de forma integrada.


1. OPERACIONAL: Está relacionada ao atendimento ao cliente, pós-vendas, equipes de suporte técnico, e etc. Dessa forma, auxilia para atender de forma mais rápida aos clientes e resolver seus problemas. Além disso, é através dessa aplicação que é possível descobrir inconformidades nos processos e funcionalidades de seus serviços, que poderão ser usadas para criar novas soluções para os clientes.


2. ANALÍTICA: Através das informações obtidas, é gerado análises e documentos para . delimitar os perfis de cada cliente e identificar de maneira segmentada sua necessidade. O que contribuí para a empresa encontrar a solução das dores e dos desejos dos seus clientes.


3. COLABORATIVA: Os dados obtidos, serão comunicados para o resto da empresa, o que cria a colaboração necessária para que o objetivo de atender as necessidades do cliente se concretize.


4. ESTRÁTEGICA: É a formação do futuro desejado pela empresa. A direção da estratégia corporativa será feita ao analisar o mercado, as forças e fraquezas da empresa, as oportunidades e ameaças do ambiente, para que assim seja utilizada da melhor maneira os três tipos de aplicação.




Imagem 2 - Fonte:https://blog.acelerato.com/artigo/crm-tornando-a-sua-empresa-um-diferencial/


Fonte consultada: https://www.agendor.com.br/blog/o-que-e-crm/ https://www.pipedrive.com/pt/blog/o-que-e-crm