• Redator Ibx

Google Ads: como vender mais gastando menos?

Atualizado: há um dia

Google AdWords ou Google Ads é uma plataforma de links patrocinados da internet em que o anunciante desenvolve seu anúncio e determina quando ele será exibido de acordo com a palavra-chave utilizada nas ferramentas de busca (Google). Nessa plataforma, paga-se apenas pelos resultados obtidos, ou seja, pela quantidade de cliques para acessar o site ou de chamadas feitas para a empresa anunciante. Quer aprender mais sobre essa plataforma? Veja o passo a passo sobre como utilizá-la!

Como e por que começar?


O Google Ad é uma ferramenta que te permite ter um resultado de forma praticamente imediata e pode ser utilizado ainda que sua empresa tenha um orçamento baixo. Isso acontece porque, como o Google expõe anúncios no momento em que o usuário realiza sua pesquisa sobre o assunto, a probabilidade de ele recorrer ao site apresentado para achar uma solução é alta, atraindo mais visitas e diminuindo o custo por clique.


Para o primeiro passo, basta criar uma conta clicando em “Começar agora” na página do Google Ad e configurar as opções de pagamento (pode ser feito com cartões de crédito ou boleto bancário). Após isso, é necessário verificar sua conta e já pode começar a usá-la!

Você sabe identificar fazer uma análise mercadológica? Através da reunião de análise é possível descobrir as principais dores da sua empresa e onde atuar para solucionar estes problemas!



Qual tipo de campanha escolher?


A plataforma disponibiliza diversos tipos de campanha para atender ao usuário da melhor forma possível: “Rede de Pesquisa”,” Rede de Display”,” Gmail Ads”,” Google Shopping”,” Vídeo” e “Campanha universal de apps”.


Contudo, as “Rede de Pesquisa” é a estrutura mais concorrida e a que melhor orienta os usuários da busca ativa a encontrar suas palavras-chave, por isso, esse artigo, “Google Ads: como vender mais gastando menos?” será voltado para ela. Ao exibir os anúncios em áreas de destaque nos resultados da busca (nas 4 primeiras posições) e para pessoas interessadas no que a empresa tem a oferecer, a “Rede de Pesquisa” aumenta a visibilidade do site e as chances de receber um clique.

Como definir o seu orçamento?


Para configurar o orçamento é necessário entrar na seção de “Estratégia de lances”.

Em seguida, o usuário tem a opção de escolher qual espécie de lance ele deseja: CPC (campanha por clique), CPM (custo por mil impressões) ou CPA (custo por aquisição).

Para calcular seu orçamento diário, é necessário saber quanto de verba se tem disponível para bancar a campanha mensalmente e dividir por 30 (dias). O Google respeita esse valor, parando de exibir o anúncio após ele receber cliques suficientes para bater o orçamento escolhido, no caso de uma campanha CPC.


No Google AdWords, o anunciante tem controle integral dos seus gastos, podendo determinar quanto será investido por dia, mês e por campanha. E mudando essas indicações quando julgar necessário.

Escrever o anúncio – estrutura e dicas


O anúncio do Google Ads é composto por quatro elementos:


- URL final: endereço que o usuário vai ser direcionado após clicar no anúncio

- Título: primeira linha do anúncio, parte que vai ficar em mais destaque. Pode conter até 2 linhas com 35 caracteres cada. Nesse elemento, é importante ter chamadas para o público, de forma provocativa e que desperte curiosidade.

- Caminho: endereço “fictício”, mais curto e que aparece em verde no anúncio

- Descrição: linhas de texto logo abaixo do link do “Caminho”. Pode conter no máximo 80 caracteres.


Para obter mais sucesso nesses anúncios é necessário que a empresa utilize esse espaço para falar sobre seus produtos, preços e suas ofertas, para que ela se destaque já no primeiro contato. Além disso, é fundamental que a empresa empregue CTAs (Call-to-Action) e palavras-chave no anúncio, demonstrando a relevância e os passos que o usuário tem que seguir.

Acompanhando o desempenho


Uma das partes mais importantes é o acompanhamento do desempenho do anúncio após sua publicação. O Google AdWords exibe, na sua página inicial, relatórios e tabelas que fornecem as métricas de desempenho para análise. Através disso, é possível visualizar os resultados referentes aos usuários que clicaram nos anúncios, a contabilização de conversões, entre outras métricas. Através de um bom acompanhamento é possível otimizar a campanha para conseguir resultados cada vez mais promissores.

Depois de entender como funciona e todas as vantagens que ele oferece, chegou o momento de colocar o conhecimento em prática e criar a primeira campanha. É evidente que é cada dia mais importante estar presente onde as pessoas realizam suas pesquisas, por isso, o Google Ads é uma ferramenta essencial para as estratégias de Marketing Digital. Visto que seus serviços de anúncio “self-service” possibilitam as empresas a alcançar um sucesso online e gerar receita. Por outro lado, isso não significa que elas deveriam parar de investir em Marketing de Conteúdo e SEO, na verdade, o objetivo final é diminuir o investimento no Google Adwords e utilizá-lo apenas para palavras-chave que ainda não se tem o posicionamento orgânico.


Ana Luiza Escuin,

Consultora de Marketing



Ibmex - Consultoria Empresarial Jr

Contato:

Tel: (31) 4101-1121 &

(31) 98484-1703

comercial@ibmex.com.br

Endereço:

Av. Carandaí, 863, 2º andar - Bairro Funcionários, Belo Horizonte, MG 30130-060

Redes Sociais:

  • LinkedIn - círculo cinza
  • Facebook - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo