• Redator Ibx

Gestão à vista: porquê e como aplicá-la?


O mundo atual é muito dinâmico e exige mudanças nos métodos de gerenciamento de negócios. Essas mudanças devem visar eficiência, agilidade e assertividade. Saiba mais sobre a metodologia Gestão à Vista, que pode ser a resposta para diversas dificuldades no acompanhamento das tarefas de sua empresa.


O que é gestão à vista?


Gestão à vista é uma metodologia de gerenciamento empresarial que possibilita que os indicadores de desempenho mais relevantes estejam acessíveis para toda a equipe. Todos esses itens de controle ficam ao alcance dos integrantes da equipe por meio de gráficos, dados e textos de fácil visualização e interpretação.


Qual a importância?


A importância desse modelo se dá pela necessidade de eficiência na gestão de um negócio. Para alcançar os resultados esperados, é fundamental ter a ciência dos seus objetivos, metas, resultados alcançados e possíveis falhas.


Empreendimentos que adotam modelos mais ultrapassados realizam reports, sejam eles mensais, semestrais ou anuais, prejudicam a eficiência na atividade empresarial. Quadros de acesso público, ao alcance de todos, garantem maior benefício.


Além disso, a indicação de bons resultados e a exposição das falhas ocorridas em certo setor trazem resultados positivos. No caso de bom desempenho, gera motivação na equipe para receber um reconhecimento público do serviço prestado, se for um caso de falha, a exposição gera uma pressão na equipe por bons resultados. Dessa forma, ocorre um aumento de engajamento, tanto pela valorização e bonificação, quanto para a não exposição e advertências.


Os benefícios se estendem para a tomada de decisão, já que pode ser desenvolvida uma análise baseada nos dados colhidos e expostos e na identificação dos pontos fracos, através da mesma ideia.


Como funciona?


Para implementar essa metodologia, basta elaborar um quadro informativo de acesso público, que esteja à vista de todos os colaboradores para que quando interessados, acompanhem os dados desse.


As informações apresentadas podem ser definidas pelos gestores. Idealmente, deve-se evidenciar nesses quadros dados e status de projetos, tendências e comunicados para a empresa.


Como deve ser feita a aplicação?


Escolher os processos que devem ser avaliados: É fundamental que o gestor da empresa saiba quais são as principais exigências do seu cliente. Nesse primeiro momento deve-se analisar quais são os processos que levarão ao atendimento daquelas exigências. Por exemplo: os clientes levam muito em consideração o cumprimento de prazos. Por isso, é interessante que sejam colocadas as datas referentes à finalização de cada tarefa nos quadros.


Escolher o design para o quadro: É aconselhável a presença de gráficos nos painéis, pois eles são facilmente compreendidos. O foco na escolha da interface deve ser em demonstrações simples e claras . É aconselhável usar plataformas como Excel, Google Sheets, Power BI, entre outros, para formatação e organização.


Monitore e ajuste o seu quadro: O objetivo dos quadros é proporcionar um acompanhamento constante dos principais indicadores, sem que seja necessário a realização de reports posteriores para passar essas informações aos colaboradores. Para o uso dele, deve existir interesse tanto dos gerentes quanto dos integrantes da equipe para acompanhamento.



Cuidados na implementação:


- É necessário definir uma equipe que será responsável pela coleta precisa das informações;

- As informações apresentadas, os dados colhidos e o padrão visual adotado não devem sofrer grandes alterações;

- Desenvolver dados devem ser de fácil compreensão. Dessa forma, devem-se elaborar padrões visuais claros que facilitam a compreensão e interpretação das informações apresentadas;

- Os gerentes devem estar preparados para a utilização do método de maneira eficiente. Dessa forma eles serão capazes de disseminar o conceito entre os integrantes da equipe;

- Os dados devem ser sigilosos. Deve-se deixar claro para todos os colaboradores que o quadro é


para uso interno, e por isso não deve ser permitida a divulgação das informações ali contidas.


De forma geral, a gestão à vista busca oferecer reports em tempo real para alinhar o comportamento e as ações dos colaboradores com as necessidades da empresa. Assim, é possível um acompanhamento constante que permite tomada de decisões ágeis e assertivas e minimiza os índices de erros, além a eficiência do negócio.


Guilherme Moreira

Consultor de Projetos








Ibmex - Consultoria Empresarial Jr

Contato:

Tel: (31) 4141-1121 &

(31) 98484-1703

comercial@ibmex.com.br

Endereço:

Av. Carandaí, 863, 2º andar - Bairro Funcionários, Belo Horizonte, MG 30130-060

Redes Sociais:

  • LinkedIn - círculo cinza
  • Facebook - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo