• Redator Ibx

Fluxo de caixa: a base e a saúde do negócio

Atualizado: Jul 2



A base da gestão de negócios é o total conhecimento sobre tudo o que acontece na empresa. As finanças fazem parte disso e recebem uma importância ainda maior já que são responsáveis pelo financiamento de todos os processos da empresa.

Tão importante quanto a vontade de empreender, conhecer profundamente as finanças e cada detalhe do funcionamento do negócio é fundamental para aumentar as chances de sucesso.

Manter o fluxo de caixa atualizado traz inúmeros benefícios para o negócio, entre eles a visão geral detalhada e a melhor percepção da empresa como um todo, o que ajuda a tomar decisões acertadas e realizar melhores investimentos.

O que é o Fluxo de Caixa?


E o fluxo de caixa é o movimento de entradas e saídas de recursos financeiros do caixa de uma empresa, ou seja, recebimentos e pagamentos. É uma ferramenta essencial para o controle financeiro e para o crescimento da empresa.

Para que esse controle seja bem feito, é fundamental registrar cada movimentação, por menor que seja, com disciplina e sem erros. O acompanhamento diário ou semanal oferece eficientes instrumentos para análise do negócio.


Os riscos de não acompanhar as finanças


Quando um empresário olha apenas para os valores que entram através das vendas ou contratos, pode ser levado a ter uma visão errada da situação da empresa. Um aumento das vendas ou alguma alteração na data em que os contratos são pagos, eles podem acabar acreditando que há dinheiro sobrando.

Porém, quando existe o acompanhamento minucioso dos gastos também é possível perceber que existem gastos futuros, que normalmente acompanham o aumento de ganhos.

Não estar atento a esse equilíbrio financeiro necessário é um grande risco para a empresa, que pode acabar não conseguindo cumprir com suas obrigações nas datas estipuladas.

p

Gerencie seu fluxo de caixa de uma maneira simples. Entenda para onde o seu dinheiro está indo. Planilha prática, visual e eficaz.


Benefícios para a gestão


Dinheiro parado sempre é ruim. Seja na conta bancária, seja em produtos encalhados no estoque, não identificar esses problemas é garantia de perda de dinheiro e também de perder oportunidades de aumentar o capital investido e avançar um pouco mais na direção dos objetivos propostos.

O fluxo de caixa é importante em todos os momentos da empresa. Quando a economia está otimista, permite que o empresário controle suas movimentações e realize melhores investimentos, e em momentos de crise, ajuda a prever situações perigosas e a reduzir custos para controlar as despesas.

Este instrumento traz diversas vantagens, pois com ele, o dono da empresa consegue:

  • Prever, planejar e controlar entradas e saídas em um período determinado;

  • Avaliar se o recebimento por vendas será suficiente para cobrir gastos assumidos e previstos;

  • Antecipar decisões quanto à falta ou à sobra de dinheiro;

  • Descobrir se a empresa está trabalhando com aperto ou folga financeira;

  • Ter subsídios para ajustar o preço de venda para cima ou para baixo;

  • Verificar a possibilidade de realizar promoções e liquidações;

  • Confirmar se os recursos financeiros próprios serão suficientes para tocar o negócio ou se há necessidade de buscar dinheiro extra.


Você sabe identificar os gargalos da sua empresa? Através da reunião de análise é possível descobrir as principais dores da sua empresa e onde atuar para solucionar estes problemas!


Modelos de fluxo de caixa


A forma como as informações registradas nesse levantamento será aproveitada é um passo igualmente importante.

  • Fluxo de caixa projetado

Como o próprio nome indica, é uma projeção. A partir dos lançamentos gerados o gestor pode, não apenas conhecer os recebimentos e pagamentos de valores, como também planejar futuras ações para o negócio.

Com o fluxo de caixa projetado é possível analisar o presente para construir uma visão futura.

  • Fluxo de caixa livre

Esse modelo de fluxo de caixa mede a capacidade de geração de capital em curto, médio e longo prazo. Além disso, indica o saldo existente.

Em geral o gestor trabalha com dois relatórios: um com projeções de resultados para 60 a 90 dias, e outro com projeções de 2 a cinco anos. O acompanhamento permite perceber se o desempenho é confirmado ou se reverte a expectativa.

Essa análise pode indicar um superávit no período, e, portanto, é preciso considerar opções de investimento, ou pode indicar um déficit, e o gestor precisará planejar a reversão da situação.

  • Fluxo de caixa descontado

Esse modelo é muito usado por quem deseja vender a empresa ou mesmo atrair investidores, já que ele avalia a riqueza economizada do empreendimento, assim como os benefícios que mantém m caixa para projetos futuros.

Esse tipo de fluxo mostra exatamente quais são as perspectivas para os próximos meses ou anos e com esses dados é possível encontrar o potencial do empreendimento e descontar o tempo de retorno, também os riscos possíveis.

Com essas informações é possível definir um valor para a empresa pensando não só no presente, com base no retorno que tal empresa pode conseguir no futuro.

O fluxo de caixa descontado é usado em condições específicas e não se aplica a qualquer empresa, e normalmente precisa de auditoria para utilizá-lo.


O que é preciso para um fluxo de caixa eficiente?



O primeiro passo é organizar a rotina diária e começar a registrar todas as transações financeiras. Registre valores, prazos e como o valor foi pago. É importante manter os dados atualizados e para isso é preciso ter muita disciplina. Faça uma análise nos registros periodicamente para garantir que está tudo correto.

Um software de gestão pode ajudar bastante nesse controle do fluxo de caixa, oferendo recursos que facilitam os registros e garantem que nenhum dado será deixado para trás.

Com ele todas as informações são registradas e ficam gravadas em segurança, através do armazenamento em nuvem e com backups automáticos. Além disso, os dados podem ser acessados por outros setores da empresa e alimentam relatórios que ajudam o gestor a visualizar a empresa como um todo, contribuindo para a tomada de decisões importantes para a empresa.

O software de gestão contribui também com outras funcionalidades como a integração dos setores da empresa, mais agilidade nos processos, redução de retrabalho e aumento da produtividade.


Agora você já sabe o que é o fluxo de caixa e qual é a importância dele para as empresas. Adotar a forma correta de controle da empresa é fundamental para alcançar os resultados esperados e não sofrer com imprevistos que podem prejudicar a empresa.

GestãoClick

Ibmex - Consultoria Empresarial Jr

Contato:

Tel: (31) 4101-1121 &

(31) 98484-1703

comercial@ibmex.com.br

Endereço:

Av. Carandaí, 863, 2º andar - Bairro Funcionários, Belo Horizonte, MG 30130-060

Redes Sociais:

  • LinkedIn - círculo cinza
  • Facebook - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo