• Redator Ibx

Ficha de Controle de Estoque: tenha o controle de suas mercadorias


O controle de estoque deve ser planejado de forma estratégica e integrada dentro de uma empresa e, quando realizado corretamente, pode proporcionar uma otimização significativa de recursos. Com uma planilha de controle é possível reduzir os gastos por produtos em excesso no estoque, além de saber como estão as vendas de cada produto.

Sendo assim, será discutido adiante o que é essa ficha de estoque, as vantagens de seu uso, o passo a passo de sua elaboração e, por último, a melhor maneira de se usar a ficha.

O que é a Ficha de Gestão de Estoque?


É um relatório, que pode ser organizado em formato de planilha, com o intuito de mostrar as informações relacionadas aos produtos que entram e saem do estoque de um empreendimento.


Por que usá-la?


A ficha possibilita que os seus processos de armazenamento e venda dos produtos sejam bem organizados, gerando maior facilidade para o gestor do estoque e também aos vendedores, que terão maior controle sobre as mercadorias.


Como criar uma Ficha de Controle de Estoque?


O processo é composto por três etapas, que devem ser seguidas corretamente para que o resultado seja satisfatório.




1 – Defina os produtos a serem comercializados pela empresa


Deve-se fazer uma lista em que sejam elencadas e descritas todas as mercadorias que a loja costuma vender. Depois disso, deve-se, durante o ano, atualizar as mudanças feitas nessa lista de produtos.


2 – Separe os produtos por categorias, valores e fornecedores


Separar os produtos dessa maneira ajuda a deixar a sua ficha de controle de estoque ainda mais organizada, além de facilitar, posteriormente, na interpretação dos dados.


3 – Escolha o software para montar a ficha de controle


Após finalizar as etapas 1 e 2, deve-se escolher o software a ser utilizado para a confecção da ficha.

O Excel é um dos softwares mais indicados, pois é simples de navegar e, ao mesmo tempo, oferece dinamismo para que os dados sejam manipulados de maneira prática e automática. Ademais, a plataforma é grátis e não acrescenta custos ao orçamento da empresa.



Agora que está pronta, como usar a ficha de maneira eficiente?



1 – Consulte a Ficha de Controle de Estoque


É indicado que seja desenvolvido o hábito de consultar o relatório frequentemente, verificando se é necessário realizar novas estratégias, como promoções, para descartar os itens que estão com uma saída baixa.


2 – Analise a ficha


Se você quiser aumentar a capacidade de vendas, analise a Ficha de Controle de Estoque para verificar qual item tem um volume e uma frequência alta de vendas. O mesmo procedimento pode ser seguido para tirar um produto do mercado.


3 – Mantenha o relatório atualizado


É fundamental que o relatório de controle de estoque seja mantido atualizado. Assim, a empresa não irá se desorganizar e não corre o risco de ficar sem um produto em estoque. Por isso, sempre que ocorrer a entrada ou saída de uma mercadoria é necessário fazer o registro no relatório.


Conclusão


Assim como descrito no início, uma gestão eficiente de estoques, alinhada com os outros setores do negócio, pode melhorar significativamente os resultados de qualquer empresa. A Ficha de Controle de Estoque é a ferramenta mais simples e eficaz para armazenar, de maneira inteligente, as informações relacionadas à estocagem dos itens. Por isso, se você ainda não usa, sugiro que comece agora para que sua empresa se torne ainda mais eficiente!


Quer saber mais sobre gestão de estoques? Contate a Ibmex!


Rafael Brener

Gerente de Projetos



Ibmex - Consultoria Empresarial Jr

Contato:

Tel: (31) 4101-1121 &

(31) 98484-1703

comercial@ibmex.com.br

Endereço:

Av. Carandaí, 863, 2º andar - Bairro Funcionários, Belo Horizonte, MG 30130-060

Redes Sociais:

  • LinkedIn - círculo cinza
  • Facebook - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo