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Conheça as etapas de um Planejamento Estratégico para a sua empresa

Atualizado: Jan 27

Planejamento Estratégico é uma competência administrativa que auxilia os empreendedores a organizar suas prioridades e a traçar estratégias para atingirem seus objetivos.


O Planejamento Estratégico visa identificar o contexto atual da empresa, analisar as melhores maneiras de se obter resultados e sempre estar alinhado à visão, missão e valores do negócio. Para realizar o planejamento é necessário realizar as seguintes etapas:


Diagnóstico de limitações


O diagnóstico de limitações é fundamental para a identificação dos aspectos que possam interferir, influenciar ou limitar a elaboração do Planejamento Estratégico.

O estudo deve ser feito sobre vários aspectos como o financeiro, operacional e legal. Dessa forma, pode-se ter uma visão completa do contexto em que a empresa está inserida.


Análise Ambiental


O estudo da Análise Ambiental é fundamental, pois a partir dos dados recolhidos será possível elaborar as estratégias empresariais do seu negócio.

Essa etapa é dividida em duas:


  • Análise Micro Ambiental: Nesse item deverão ser descritos, de maneira detalhada, todos os elementos que compõem o ambiente em que o empreendimento estará inserido, bem como as relações que a futura empresa manterá com estes elementos. Os clientes, concorrentes, fornecedores e as associações relacionadas são alguns dos componentes estudados.

  • Análise Macro Ambiental: Consiste no estudo do ambiente externo à empresa, ou seja, variáveis que estão fora do controle do empreendedor, o que possibilita a visão crítica do mercado em que a empresa está inserida. Assim, vários quesitos podem ser analisados como questões demográficas, políticas, legais e socioculturais.


Posicionamento


O Posicionamento se refere à posição da empresa/produto/marca em relação aos seus competidores, destacando seus diferenciais com base nas vantagens competitivas. Portanto, é importante o alinhamento com a Análise SWOT explicada abaixo. Existem, normalmente, quatro tipos de posicionamentos competitivos: líder de mercado, desafiador, seguidor ou ocupante de determinado nicho, capazes de gerar uma percepção da organização, marca ou produto.


A Análise SWOT consiste em avaliar as Forças (Strenghts), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats) do seu negócio. Ela é muito importante para os gestores visualizarem os pontos positivos e negativos do empreendimento, o que auxilia na elaboração de táticas para otimizar o desempenho no mercado.

Para realizar essa etapa é necessário entender estes conceitos:


  • Forças: aquilo que a empresa realmente é boa, suas vantagens internas. Para determiná-la é preciso questionar quais são as atividades melhor realizadas, quais os melhores recursos, qual a maior vantagem competitiva e qual o nível de engajamento dos clientes em relação ao seu empreendimento, comparando sempre com os concorrentes.

  • Fraquezas: desvantagens internas, ou seja, o que prejudica o rendimento e desenvolvimento do seu negócio; pontos negativos da empresa quando comparada com os concorrentes.

  • Oportunidades: características que influenciam a empresa positivamente, elas dependem de fatores externos e por isso não é possível controlá-las. Porém, é necessário saber aproveitá-las para impulsionar o empreendimento.

  • Ameaças: aspectos externos que impactam negativamente o negócio e, assim como as oportunidades, não é possível ter seu domínio.


Com essas componentes identificadas corretamente, é possível ter uma análise completa do contexto de mercado que seu negócio está inserido. Dessa forma, se obtém um diagnóstico confiável capaz de auxiliar na elaboração de um plano de gestão estratégica. Assim, as táticas vão ser mais coerentes com o propósito de maximizar as forças, aproveitar as oportunidades, diminuir as fraquezas e saber lidar com as consequências das ameaças.


Estratégias


A formulação de estratégias envolve a determinação do plano de ação apropriado para o seu negócio. Isso inclui atividades como análise, planejamento e seleção de estratégias que aumentem as chances de os objetivos de uma organização serem alcançados, analisando todo o estudo feito anteriormente.

Dessa forma, é necessário alinhar a visão da empresa com seu posicionamento. Assim, as táticas gerenciais vão ser direcionadas para atingirem da melhor maneira os objetivos do empreendimento.

Além disso, é necessário identificar ou reformular a missão, a visão, os valores e os objetivos da empresa, ou seja, consolidar a identidade organizacional do empreendimento. Esses elementos são definidos como:


  • Missão: filosofia do negócio, o seu propósito e razão de existência.

  • Visão: o que a empresa deseja alcançar, servindo como um modelo motivacional e direcionando as estratégias empresariais.

  • Valores: princípios e crenças que servem de guia para os comportamentos, decisões e atitudes dos colaboradores.

  • Objetivos: pontos concretos que se quer atingir, mensurados por parâmetros numéricos e datas a serem alcançadas. É fundamental para o Planejamento Estratégico, pois seu intuito é exatamente elaborar metas e objetivos.

Conclusão


Portanto, percebe-se que o Planejamento Estratégico é muito importante tanto para macro quanto para micro negócios, pois estuda o contexto empresarial, as melhores maneiras de atingir os objetivos e ao mesmo tempo determina a identidade da organização. Assim, promove maior eficiência para toda a corporação.

Gostou de saber as etapas de um Planejamento Estratégico? Quer saber melhor como aplicá-lo em sua empresa? Entre em contato conosco e tire todas suas dúvidas!


Laura Cotta

Consultora de Marketing

Ibmex - Consultoria Empresarial Jr

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