- Redator Ibx
Entenda de uma vez o conceito de Persona!
Atualizado: 2 de Jul de 2020
Traçar o perfil dos seus clientes é uma das mais importantes estratégias de marketing para uma empresa que está começando.
Conhecer a fundo quem compra de você e quais as maiores necessidades dessas pessoas é essencial para saber se comunicar com elas.
Para isso, tem sido prática comum criar uma Persona que ajude o empreendedor a "conversar" com seu público.

Mas o que é a Persona?
Personas são personagens fictícios criados a partir da coleta de dados para representar seu cliente ideal.
Para criá-las, são analisadas desde características profissionais (como salário, empresa onde trabalha, cargo nesta empresa), até pessoais (gênero, idade, classe social), detalhando o comportamento e os valores destes personagens.
Como definir sua persona?
Cada negócio tem seu cliente potencial e traçar o perfil dessa persona facilita o desenvolvimento de seu negócio. Para tanto, é interessante seguir uma orientação baseada em:
- Informações básicas: qual o nome, a idade, renda, os detalhes sobre sua carreira, o nível de instrução e até as características físicas dos seus clientes em potencial;
- Informações pessoais: quais os objetivos, os valores, os desafios e quem os influencia;
- Onde estão essas pessoas e onde elas querem chegar?
- Como você poderia ajudar elas a chegar lá e quais seriam as expectativas dessa persona?
- Quais são os costumes desses clientes?
Você sabe identificar os costumes dos seus clientes? Através da reunião de análise é possível descobrir as principais dores dos seus clientes e onde atuar para solucionar estes problemas!
Como adquirir essas informações sobre sua persona?
Diferentes ferramentas podem ser utilizadas para adquirir estas informações, como:
- Google Forms – ferramenta gratuita do Google para criação de formulários totalmente personalizados, que ajudam a obter as informações sobre seus potenciais clientes;
- Facebook Insights – possibilita a análise de como as pessoas interagem com sua página do Facebook, avaliando a relevância de suas publicações para o usuário e quem você alcançou;
- Questionários no próprio site da empresa – uma maneira de fazer com que o usuário responda às perguntas seria permitir o acesso de determinados conteúdos do site somente com o preenchimento de um formulário, criando uma Landing Page.
Como a definição da Persona auxiliará na prospecção de clientes?
Agora que o perfil da sua persona já foi definido, torna-se mais fácil atingir seu potencial cliente.
As análises detalhadas sobre como ele se relaciona e o que pensa servem de base para que a empresa saiba como e por quais meios passar a mensagem para sua persona de maneira mais específica, proporcionando uma melhor identificação -da parte do cliente- e uma melhor comunicação.
Conhecendo seu alvo, torna-se muito mais fácil oferecer soluções que façam sentido para eles, contribuindo para o estreitamento de relações com sua empresa e possibilitando a potencialização de suas vendas.
A Rock Content e a Resultados Digitais montaram, em conjunto, o "Fantástico Gerador de Personas", ferramenta muito útil para os primeiros passos da criação de uma Persona.
A definição de Personas é apenas uma parte da construção das estratégias de marketing de uma empresa.
Uma das maneiras de estruturar esta parte tão importante de um empreendimento é realizar um Plano de Marketing. Nós escrevemos, aqui no blog, um passo a passo de como fazê-lo!
Júlia Moretzsohn
Consultora de Projetos da Ibmex