• Redator Ibx

Entenda de uma vez o conceito de Persona!

Traçar o perfil dos seus clientes é uma das mais importantes estratégias de marketing para uma empresa que está começando.


Conhecer a fundo quem compra de você e quais as maiores necessidades dessas pessoas é essencial para saber se comunicar com elas.


Para isso, tem sido prática comum criar uma Persona que ajude o empreendedor a "conversar" com seu público.



Mas o que é a Persona?


Personas são personagens fictícios criados a partir da coleta de dados para representar seu cliente ideal.


Para criá-las, são analisadas desde características profissionais (como salário, empresa onde trabalha, cargo nesta empresa), até pessoais (gênero, idade, classe social), detalhando o comportamento e os valores destes personagens.


Como definir sua persona?


Cada negócio tem seu cliente potencial e traçar o perfil dessa persona facilita o desenvolvimento de seu negócio. Para tanto, é interessante seguir uma orientação baseada em:


- Informações básicas: qual o nome, a idade, renda, os detalhes sobre sua carreira, o nível de instrução e até as características físicas dos seus clientes em potencial;


- Informações pessoais: quais os objetivos, os valores, os desafios e quem os influencia;


- Onde estão essas pessoas e onde elas querem chegar?


- Como você poderia ajudar elas a chegar lá e quais seriam as expectativas dessa persona?


- Quais são os costumes desses clientes?


Como adquirir essas informações sobre sua persona?


Diferentes ferramentas podem ser utilizadas para adquirir estas informações, como:


- Google Forms – ferramenta gratuita do Google para criação de formulários totalmente personalizados, que ajudam a obter as informações sobre seus potenciais clientes;


- Facebook Insights – possibilita a análise de como as pessoas interagem com sua página do Facebook, avaliando a relevância de suas publicações para o usuário e quem você alcançou;


- Questionários no próprio site da empresa – uma maneira de fazer com que o usuário responda às perguntas seria permitir o acesso de determinados conteúdos do site somente com o preenchimento de um formulário, criando uma Landing Page.


Como a definição da Persona auxiliará na prospecção de clientes?


Agora que o perfil da sua persona já foi definido, torna-se mais fácil atingir seu potencial cliente.

As análises detalhadas sobre como ele se relaciona e o que pensa servem de base para que a empresa saiba como e por quais meios passar a mensagem para sua persona de maneira mais específica, proporcionando uma melhor identificação -da parte do cliente- e uma melhor comunicação.


Conhecendo seu alvo, torna-se muito mais fácil oferecer soluções que façam sentido para eles, contribuindo para o estreitamento de relações com sua empresa e possibilitando a potencialização de suas vendas.


A Rock Content e a Resultados Digitais montaram, em conjunto, o "Fantástico Gerador de Personas", ferramenta muito útil para os primeiros passos da criação de uma Persona.



A definição de Personas é apenas uma parte da construção das estratégias de marketing de uma empresa.


Uma das maneiras de estruturar esta parte tão importante de um empreendimento é realizar um Plano de Marketing. Nós escrevemos, aqui no blog, um passo a passo de como fazê-lo!



Júlia Moretzsohn

Consultora de Projetos da Ibmex

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