- Redator Ibx
Sou eu ou a crise? Entenda como um Planejamento Estratégico pode ajudar a sua empresa!
Atualizado: 3 de Jul de 2020
Já imaginou que se planejar e saber como o mercado se comporta pode ser uma vantagem competitiva? Entenda como o planejamento estratégico pode ajudar a se destacar no mercado predatório da atualidade.

O planejamento estratégico é uma competência da gestão que auxilia a estruturação futura de uma empresa, por meio de análises aprofundadas sobre o ambiente interno e externo da organização. Dessa forma, compreende-se o mercado, e assim, são estabelecidas ações estratégicas para proporcionar o crescimento do negócio.
Em meio a crise vivida no Brasil, esse instrumento possibilita focar recursos em ações assertivas, além de desenvolver mecanismos eficientes para aprimorar seu negócio em um mercado exigente e competitivo. São essas medidas e pensamentos futuros bem estruturados que colocarão sua empresa a frente de várias outras que não se planejaram e se adequaram para o ambiente atual.
Você sabe identificar as forças, fraquezas da sua empresa? Através da reunião de análise é possível descobrir as principais dores da sua empresa e onde atuar para solucionar estes problemas!
Entenda as 5 etapas básicas para um planejamento estratégico:
1. Defina o seu objetivo
Estabeleça o propósito e identidade do seu negócio. É essa etapa que guiará os objetivos e estratégias futuramente. Perguntas como “Qual a finalidade da empresa?”, “Onde quer chegar?” e “Como chegar até lá?”, ajudam a estabelecer essa identidade. Além disso, é nesse momento que são definidos a missão, a visão e os valores da sua organização.
2. Faça um diagnóstico do mercado
Analise o ambiente externo da sua empresa, e perceba as oportunidades e ameaças que as variáveis que não podem ser controladas pela organização desencadeiam para seu negócio.
3. Descubra seus pontos fortes e fracos
Estude sua empresa e a compare com seus concorrentes. Depois identifique os pontos fortes e fracos do seu negócio, e assim você terá feito um diagnóstico interno da sua organização.
4. Construa um plano de ação
Defina objetivos estratégicos palpáveis e atingíveis. Para cada objetivo são estabelecidas metas e formuladas ações estratégicas, afim de atingir melhores resultados.
5. Monitore cada passo
Acompanhe o plano de ação definido anteriormente, afim de avaliar se as estratégias tomadas foram adequadas aos seus objetivos. Indicadores devem ser definidos previamente para que esse acompanhamento seja mais eficiente.
Analisando o planejamento estratégico, percebe-se que é possível se destacar em um mercado variável. Quando planejamos e controlamos os processos e os objetivos internos da empresa de forma contínua, é possível manter-se estável em um mercado volátil.
Maria Eduarda Nogueira
Consultora de Projetos da Ibmex