• Redator Ibx

Empresários: Como se preparar para a próxima crise econômica?


A tendência, antes do Corona vírus, era acharmos que estaríamos prontos para qualquer crise sanitária ou financeira, dado o avanço da ciência e da medicina.

Com a chegada do vírus e da pandemia que ele desencadeou, ficou evidenciado que ninguém estava preparado para enfrentar essa crise. Pode parecer coincidência, mas Bill Gates alertou genialmente, em 2015, que uma epidemia poderia causar um colapso muito maior do que uma guerra. E foi o que aconteceu!

O objetivo deste artigo é causar uma reflexão sobre como podemos achar que as coisas estão sob controle e, no futuro, elas se desequilibraram.

Na verdade, a pandemia causou efeitos não só sanitários, mas também econômicos e sociais.

Mortes de pessoas foram acompanhadas por mortes de empresas. Isso porque, o lockdown e a mudança nos hábitos de consumo das populações causaram muito impacto no funcionamento de várias empresas, principalmente das menores, que não conseguiram se reerguer.

Por outro lado, muitas grandes empresas conseguiram encontrar oportunidades na crise e crescer ainda mais, porque conseguiram lançar algo inovador que atendesse a necessidade do ‘novo normal’. Entre elas podemos citar empresas como a Amazon, a Microsoft, a Apple e a Tesla.

Apesar dessas empresas serem umas das maiores do mundo e não ser cabível a comparação do contexto e da realidade com empresas menores, podemos tirar algumas lições com base nas ações delas para superar as crises.

A seguir, listamos alguns pontos importantes para superar uma crise:

1- Repense os processos produtivos

Quanto menores e mais preparados forem os processos produtivos, maiores são as chances de a empresa não passar para os problemas mais graves.

Planejamento estratégico é um conjunto de providências a serem tomadas visando atingir os objetivos que levarão ao desenvolvimento do negócio, de modo a planejar o futuro e tornar as empresas mais lucrativas. Com isso, o empreendimento tem condições e meios de agir sobre as variáveis e fatores, externos e internos, que possam exercer alguma influência.

O mapeamento de processos ainda permite que a sua empresa alcance o melhor desempenho possível com a mínima utilização de recursos e maiores índices de acertos nas operações.

2- Tenha controle e organização interna.

Você tem controle de todos os processos de sua empresa?

Tem controle de quanto entra e quanto sai de dinheiro?

Sabe quanto lucra em cada produto ou serviço?

Ter consciência de pontos como esse é de suma importância para a saúde de uma empresa. Um planejamento financeiro com um diagnóstico financeiro conduz ao alcance do equilíbrio econômico do negócio, possibilitando uma tomada de decisão mais assertiva.

3- Estude os seus concorrentes

Quando uma crise chega ela não atinge somente a sua empresa, mas também a dos seus concorrentes. Você está à frente deles na hora de resolver os novos problemas das pessoas? As ações deles estão sendo mais inovadoras que a sua para atender as necessidades dos clientes?

É importante saber sobre esses pontos para não perder os seus clientes. É uma boa oportunidade de também mostrar os diferenciais do seu produto e sair à frente deles.

4- Faça parcerias

Nada melhor do que ter parceiros em momentos difíceis. Eles, que provavelmente também estarão passando por um momento difícil, terão mais empatia e consideração do que um simples fornecedor ou prestador de serviços.

Além disso, às vezes temos que depositar muito esforço em algumas funções que não são de nosso total domínio de competência. A troca de serviços e conhecimentos possibilita que cada um exerça a função que melhor domina para uma entrega inteligente de resultados.

5- Esteja sempre inovando


A característica chave de todas essas empresas que venceram as dificuldades de uma crise ou que fizeram dela uma oportunidade é a inovação.

Ideias que podem parecer simples, mas que podem resolver problemas e dores de uma forma surpreendente, como a MRV que permitiu que os clientes buscassem e comprassem os seus apartamentos de forma 100% digital.

Inovação geralmente é resultado de uma necessidade.

Escute os seus funcionários. Eles estão diante dos problemas das empresas todos os dias e muitas vezes as melhores soluções podem estar na cabeça deles.

Considerar esses pontos para conseguir uma preparação para momentos difíceis de crise que possam vir a ocorrer é muito importante.

De fato, não é fácil se organizar dessa forma, muito menos prever uma crise financeira, o que fez com que vários empresários não conseguissem se preparar para momentos como esse que passamos.

Para quem não conseguiu se preparar, é possível remediar. Se você está com dificuldades de conduzir o seu negócio, nós contamos com um Plano de Gestão de Crise que auxilia o empresário a conduzir o seu negócio da melhor forma em momentos de recessão.



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