• Redator Ibx

5 diferenças e semelhanças entre uma Empresa Sênior e uma Empresa Júnior!

Atualizado: Mai 6

As Empresas Juniores vêm conquistando cada vez mais o mercado de consultoria nacional, principalmente entre micro e pequenas empresas.


Entenda, neste artigo, quais são as diferenças e semelhanças entre uma Empresa Júnior e uma Empresa Sênior.



O Movimento Empresa Júnior surgiu na França, em 1967, quando os alunos da ESSEC – L’École Supérieure des Sciences Economiques et Commerciales, em Paris, sentiram a necessidade de ter conhecimento das ferramentas utilizadas no mercado e no ramo no qual viriam a atuar. No Brasil, esse movimento chegou no final da década de 1980, por iniciativa da Câmara de Comércio Brasil-França, e nesse período surgiram as primeiras empresas juniores do país.


Hoje esse movimento conta com mais de 15 mil estudantes e cerca de 1,2 mil empresas em todo o território nacional, mas apesar deste crescimento considerável, muitas pessoas ainda não sabem quais as diferenças entre uma Empresa Júnior (EJ) e uma Empresa Sênior. Pensando nisso, elaboramos 5 diferentes características para você entender quais as similaridades e as distinções entre estes dois tipos de organização.


1. Preço


Uma das principais diferenças entre uma Empresa Júnior e uma Empresa Sênior é o valor cobrado por cada uma. O preço cobrado por uma Empresa Júnior pode chegar a ser até 75% mais baixo do que o de uma Sênior. Isso ocorre principalmente por conta da folha salarial dos empregados, já que, enquanto nas empresas tradicionais os funcionários recebem salário, os membros das EJ's, que são estudantes universitários, trabalham de modo voluntário. Todo o lucro dos projetos das EJ's é revertido em treinamentos e capacitação de seus colaboradores.


2. Funcionários


Outra diferença importante entre esses dois tipos de empresa são os funcionários. Como dito anteriormente, uma Empresa Júnior é formada exclusivamente por universitários, onde todas as decisões relacionadas a gestão da empresa são tomadas pelos próprios alunos, que geralmente estão em sua primeira experiência profissional. Já uma Empresa Sênior é formada por profissionais que já tem uma certa experiência no mercado de trabalho.


3. Finalidade


O objetivo de uma Empresa Júnior é muito diferente de uma Empresa Sênior, enquanto a segunda tem o intuito de buscar o lucro, a primeira busca impactar a sociedade, criar oportunidades e transformar a realidade tanto dos clientes quanto dos graduandos que gerenciam a empresa. Por ser um voluntário, um empresário júnior é movido unicamente pela vontade constante de aprender e crescer juntamente com sua EJ.


4. Qualidade


Mesmo ofertando seus serviços a preços mais baixos, a qualidade dos projetos de uma Empresa Júnior se equipara com a apresentada por uma Empresa Sênior, isso ocorre porque os alunos recebem um auxílio dos professores da universidade e participam de muitos treinamentos, o que proporciona aos universitários uma melhor preparação para realizarem os projetos com a mesma qualidade de um profissional mais experiente.


5. Responsabilidades


Outro aspecto semelhante é a responsabilidade. Assim como em todas as outras empresas tradicionais, as empresas juniores também devem cumprir com suas responsabilidades jurídicas e contratuais, devendo sempre honrar com aquilo que foi acordado com o contratante.



É possível perceber que as principais diferenças entre uma empresa júnior e uma empresa sênior se dão em pontos internos das empresas, mas quando se trata de pontos externos, elas se tornam muito semelhantes. Ao final, pode-se perceber que ambas trazem o mesmo comprometimento e qualidade para seus clientes.


Deseja saber mais sobre a Ibmex Consultoria Empresarial Jr?

Clique aqui para saber mais!


Lucas Barnabé

Consultor de Projetos

Ibmex - Consultoria Empresarial Jr

Contato:

Tel: (31) 4141-1121 &

(31) 98484-1703

comercial@ibmex.com.br

Endereço:

Av. Carandaí, 863, 2º andar - Bairro Funcionários, Belo Horizonte, MG 30130-060

Redes Sociais:

  • LinkedIn - círculo cinza
  • Facebook - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo