• Redator Ibx

Dicas para abrir um restaurante de sucesso

Atualizado: Mar 19







1) Esteja nos aplicativos de delivery



Aplicativos como Ifood e Ubereats não só otimizam o processo de entregas em casa, como ajudam o seu restaurante a ser encontrado.

Esses mecanismos oferecem uma lista de restaurantes que provavelmente o cliente nunca conheceria se tivesse que pegar o carro e sair procurando nas ruas, portanto a chance do seu restaurante aparecer para um potencial cliente é muito maior.


Por mais que a taxa cobrada por esses aplicativos seja alta, caso voce opte por focar em atender por delivery, não é necessário investir tanto em um espaço físico para a sua loja, visto que o cliente apenas vê o cardápio do seu restaurante (na maioria das vezes nem o endereço é divulgado)


2) Invista nas Mídias Sociais


Cada dia mais, as pessoas estão pesquisando os restaurantes nas mídias sociais antes de frequenta-los. Isso já era uma tendência mundial, mas foi agravado com a crise do Coronavirús. Agora, as pessoas pensam duas vezes antes de sair de casa e querem ter certeza de que ao chegar no restaurante vão encontrar algo que seja do seu gosto. Por isso, principalmente pessoas mais jovens estão sempre pesquisando fotos dos pratos e o menu em redes sociais como Instagram e Facebook.


Deste modo, listamos algumas dicas chave de mídias sociais para restaurantes:

  • Sempre coloque o menu completo (seja nos Stories ou no Link da bio)

  • Invista em fotos profissionais esteticamente agradáveis que mostrem o produto com detalhes (antes de postar uma foto sempre se pergunte: ao ver essa foto eu fiquei com vontade de comer esse lanche?).

  • Tenha uma identidade visual, um feed harmônico. Você não precisa inventar milhões de maneiras de tirar uma foto de um sanduiche. Tenha um cenário padrão, uma paleta de cores, algo que seja agradável de pesquisar no Instagram

  • Mostre os bastidores. Faça Reels mostrando o processo de montagem dos seus pratos, mostre como você faz a sua comida com carinho e dedicação.

  • Faça vídeos mostrando os detalhes do seu produto, mostrando a textura, os principais ingredientes, faça com que todos que vejam fiquem com água na boca!





Um dos melhores exemplos de Instagram para restaurantes é o da Granulado, doceria famosa em Belo Horizonte. Observe como as fotos despertam a vontade do cliente, como é agradável passear pelo feed da granulado e vendem muito bem o produto.



3) Não subestime o planejamento financeiro


Só porque seu restaurante é novo e pequeno não significa que você possa abrir mão de um bom planejamento financeiro. É muito fácil perder o controle financeiro de restaurantes se tem que ligar com estoque, fornecedores, funcionários e equipamentos.


Lembre-se: não é porque você está com lucro positivo que a saúde financeira da sua empresa está boa. Seu negócio pode estar deixando de ganhar dinheiro sem você saber.


A Ibmex disponibilizou uma planilha de demonstração de resultados para te auxiliar a organizar o seu setor financeiro.



4) Invista no treinamento da sua equipe





Você já foi atendido por algum funcionário mal humorado? Já recebeu olhares feios, foi respondido com um tom impaciente, ou até mesmo já bateu boca com um garçom?

Se sim, você deve saber o quanto isso desmotiva o cliente á recomendar e voltar a consumir nesse estabelecimento.

Por outro lado, você já foi em um restaurante em que o garçom te tratou como se fosse o seu melhor amigo há anos? Que te recebeu com um sorriso no rosto, estava sempre disposto a te ajudar e fez questão de melhorar a sua noite?

Esse tipo de atendimento faz toda a diferença quando se trata de restaurantes!

Lembre-se que pessoas compram EXPERIÊNCIAS, elas compram um momento de alegria e os seus funcionários devem garantir que ninguém se sinta triste no seu estabelecimento