Ibmex - Consultoria Empresarial Jr

Contato:

Tel: (31) 4101-1121 &

(31) 9 9603 - 6644

comercial@ibmex.com.br

Endereço:

Av. Carandaí, 863, 2º andar - Bairro Funcionários, Belo Horizonte, MG 30130-060

Redes Sociais:

  • LinkedIn - círculo cinza
  • Facebook - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo

Definição de negócio: Missão, Visão e Valores

Atualizado: Jan 27

O primeiro passo para o sucesso de uma empresa é ter bem definido sua missão, sua visão e seus valores. Porém, é comum que esses três pilares de uma boa definição de negócios sejam confundidos ou até mesmo ignorados pelos novos empreendedores. Tendo sua definição de negócio bem estabelecida, a organização utiliza dessa definição para guiá-la durante todo o seu processo de inserção no mercado para que, assim, ela tenha um “Norte” para seguir.




Como definir a missão da minha empresa?


Entende-se como missão a ideologia da empresa, quais são seus propósitos e a razão de sua existência. Tendo uma missão bem definida, a empresa terá uma maior facilidade na tomada de decisões, fazendo-a de forma mais analítica, pensada e certeira. Portanto, este passo costuma conter o direcionamento de quem é seu público-alvo, de quais são suas metas e o que estará em seu portfólio. Ao definir e estruturar sua missão, as tomadas de decisão estratégicas da empresa são facilitadas e os seus colaboradores se sentem mais motivados em momentos de necessidade pois, a partir desse conceito, os funcionários ganham direção, foco, significado e realização na empresa.

É importante que os gestores estejam em constante alerta para que a missão esteja alinhada com os novos desafios do mercado, além das expectativas dos funcionários e da própria gestão.


· Perguntas que podem ser feitas ao construir sua missão:

O que eu quero que minha empresa resolva?

Quais são as dores do mercado que quero resolver? E como vou resolvê-las?


· Exemplo real:

Kopenhagen: Fabricar produtos de altíssima qualidade, preservando seu sabor com sofisticação e originalidade.


Como definir a visão da minha empresa?


A definição de uma visão se trata de algo mais realista, na qual o empreendedor deve criar uma descrição do futuro desejado por ele para sua empresa. Nesta etapa, ele deve demonstrar as intenções e aspirações, utilizando desta visão como um modelo de posição desejada para motivar e direcionar todos os seus esforços. Assim, alcançando o patamar desejado. Para que a visão do seu negócio seja adequada, ela deve ser prática, realista e visível perante a realidade de mercado.


· Perguntas que podem ser feitas ao construir sua visão:

O que a empresa quer se tornar?

Em que direção deve-se apontar os esforços para que alcance o patamar desejado?


· Exemplo real:

Kopenhagen: Ser um grupo competitivo que atue de forma abrangente no segmento alimentício, através de um portfólio de produtos com qualidade, representado por marcas fortes, com características e propostas.


Para melhor visualização de metas e objetivos da sua empresa, baixe nossa planilha OKR, e controle seus resultados:


Como definir os valores da minha empresa?


Os valores de uma empresa andam de mãos dadas com a missão e com a visão da corporação. Isto é, o primeiro passo é decidir o direcionamento que a diretoria dará a empresa (missão) seguido de seu projeto para o futuro (visão), para, então, ser definida a personalidade da empresa neste caminho (valores). Ao decidir por valores fortes e coerentes, basicamente uma série de características que eles buscam em seus colaboradores são criadas, podendo assim padronizar e alinhar os pensamentos de seus funcionários juntamente com o pensamento da diretoria.

Torna-se mais claro para os seus funcionários o entendimento das normas de conduta e como se deve agir dentro da organização baseado nos valores pré-estabelecidos, como: ser proativo, ajudar ao colega, informar bem o cliente, ter higiene, respeitar o ambiente de trabalho , e assim, este funcionário terá o comportamento adequado para que ele possa prestar o melhor serviço possível seguindo a missão e a visão da empresa.


· Perguntas que podem ser feitas ao construir seus valores:

O que preciso ter para poder alcançar minha visão da melhor forma possível?


· Exemplo real:

Kopenhagen: Lideranças interativas, trabalho em equipe, proatividade, qualidade, ética e

respeito.


Conclusão:


Tendo feito toda a definição de seu negócio e decidido qual será sua missão, sua visão e quais serão seus valores nessa caminhada, sua empresa estará sempre um pé a frente de todos os problemas, pois sempre que uma adversidade aparecer, a alta gestão poderá analisar a definição e, assim, tomar decisões estratégicas que respeitem a missão e a visão para alcançar o sucesso empresarial.

Definindo seu negócio desde o princípio, a empresa observará durante o seu percurso um foco maior e uma maior consciência ao tomar decisões que impactem o futuro da organização. Além de se tornar mais organizada, a plena definição cria uma oportunidade de gerar-se uma especialização que ajude ao corpo administrativo a seguir o caminho pré-traçado e conseguir se alocar dentro do mercado em posições bem desenvolvidas e de exclusividade.


João Gabriel Machado

Consultor de Projetos