Ibmex - Consultoria Empresarial Jr

Contato:

Tel: (31) 4101-1121 &

(31) 9 9603 - 6644

comercial@ibmex.com.br

Endereço:

Av. Carandaí, 863, 2º andar - Bairro Funcionários, Belo Horizonte, MG 30130-060

Redes Sociais:

  • LinkedIn - círculo cinza
  • Facebook - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo

Curva ABC: como melhorar a gestão do seu estoque

Atualizado: Jan 27

Muitos empreendedores, ou até mesmo gestores já em atuação tem certa dificuldade em categorizar e montar seus estoques a partir de seus produtos mais estratégicos. Em meio a este problema, uma técnica chamada curva ABC permite que seja feita a análise e o ranqueamento dos produtos vendidos por ordem de importância, ou seja, qual nível de atenção deve ser dado para cada produto vendido. Conheça mais sobre este método!



O que é a curva ABC?


A curva ABC é um dos métodos mais usados no mundo no que se refere ao controle e organização de estoque. Sua principal função é a categorização do estoque baseado no grau de importância de cada produto.


A conta pode ser feita de diversas formas, de acordo com o interesse de quem faz. Ela pode indicar os produtos que mais trazem receita ou mostrar os produtos com maior valor de estoque, por exemplo.


A metodologia 80/20, foi abordada pelo desenvolvedor desse método, o consultor Joseph Moses Juran. Ele verificou que 80% dos problemas são geralmente causados por 20% dos fatores, o que pode ser aplicado para diversos setores da sua vida ou do seu contexto empresarial.


Como classificar os produtos na curva ABC?


A curva ABC traz um ranqueamento dos seus produtos mostrando quais geram mais retorno ao seu negócio. Os que mais trazem retorno são classificados como produtos da curva “A”, os médios da curva "B", e os de retorno menor da curva "C". Mas como categorizá-los?


  • Curva A: É utilizada a proporção 80/20 para fazer a seleção desses itens, que consiste em selecionar 20% do total de produtos que, juntos, correspondem a 80% do total de suas vendas. Exemplo: Em uma loja que possui 100 produtos e vende R$1000,00 mensais, 20% deles, ou seja, 20 produtos correspondem a 80% do total de vendas, ou seja, R$800,00.

  • Curva B: Essa curva é preenchida com 30% dos itens que, juntos, equivalem a 15% do total do seu faturamento. Exemplo: Nessa mesma loja, os itens da curva B serão 30 produtos que representam uma venda de R$150,00.

  • Curva C: Para essa curva, são selecionados 50% dos produtos que resultam em 5% do faturamento total. Exemplo: Na mesma empresa, 50 produtos fariam parte da curva C e equivaleriam a R$50,00 no faturamento.

Como fazer a curva ABC?


Por meio das tecnologias ERP (Enterprise Resources Planning), a formulação da curva ABC já surge automaticamente e os sistemas já providenciam o ranqueamento dos produtos a partir das vendas no período determinado pelo usuário.


Porém, para quem não possui um ERP, um aliado é o Excel e basta seguir os passos abaixo:

  1. Listar todos os seus produtos, indicando o valor unitário por produto, quantidade vendida e o valor total por produto (que você descobre multiplicando a quantidade pelo valor unitário por produto).

  2. Calcular qual é a participação (em percentual) de cada um dos produtos em suas vendas, dividindo o valor total por produto pelo total de vendas da loja.

  3. A seguir, você irá organizar a planilha de acordo com o valor total por produto, em ordem decrescente. E então, ir somando os percentuais de cada produto ao total acumulado.

  4. Com esses dados em mãos você poderá classificá-los de acordo com sua categoria, A, B ou C.

Qual a relação da curva ABC com o controle de estoque?


A partir do ranqueamento dos produtos por ordem de relevância, o seu controle de estoque fica mais direcionado, o que possibilita uma maior atenção aos seus produtos que geram maior demanda e que impactam positivamente no seu negócio.


Assim, é possível também evitar gastos desnecessários com produtos que não serão vendidos em um primeiro momento. Ao se verificar produtos mais rentáveis para a empresa, com a identificação na curva ABC, é possível analisar também a possibilidade de promoções direcionadas a esses produtos, a fim de aumentar suas vendas.

Conclusão


Portanto, podemos perceber que a curva ABC é um método extremamente eficaz e facilitador no que se refere a categorização de produtos por ordem de importância e o auxílio no controle de estoque de uma empresa. A partir dele, os produtos vendidos são classificados em três categorias: A, B ou C, e por meio dessa classificação o gestor tem uma visão mais ampla e clara de seu negócio, o que permite a priorização de certos produtos no controle do seu estoque ou até mesmo a identificação de oportunidades para ampliar suas vendas.


Após ler esse artigo e ter conhecimento de tal método, fica nítido a importância de sua implementação. Quer um auxílio para aplicar a curva ABC na sua empresa? A Ibmex é a consultoria ideal para você! Entre aqui e marque uma reunião sem compromisso.


Bernardo Vieira

Consultor de Projetos