• Redator Ibx

Cultura Organizacional: sua importância e 5 dicas para melhorar a da sua empresa

“A cultura representa para grupos e organizações o mesmo que caráter para indivíduos.” Edgar Schein

O conjunto de crenças, valores, hábitos, normas, relações entre pessoas e suas interações, começam a definir cultura organizacional, porém ela é muito mais do que isso. A cultura organizacional é tudo aquilo que determina a maneira como a empresa se desenvolve internamente, com os colaboradores, e externamente, com o mercado e clientes. Ela é a identidade de uma organização, e representa a forma de pensar, agir e perceber o seu entorno.

A importância de uma cultura organizacional bem definida engloba vários fatores, desde uma melhora no clima da empresa até nas relações e resultados com os clientes. Uma cultura positiva é capaz de fazer com que uma empresa se destaque entre as demais do mercado, sendo valorizada por seus colaboradores, fornecedores e clientes, que se sentem parte do negócio e contribuem para o seu sucesso.

Atualmente se fala muito sobre as culturas organizacionais mais modernas apenas nas startups, mas ela deve estar presente em todos os tipos de empresas. Um exemplo disso é a Chevron, empresa do ramo energético petrolífero, que presa muito por manter uma boa cultura. A Chevron oferece aos seus funcionários centros de saúde e academias na empresa ou através de parcerias, além de programas de massagens. Durante o trabalho, os funcionários também são incentivados a fazer descansos regulares, demonstrando a sua preocupação com o bem-estar dos funcionários, que é refletida nos resultados positivos da companhia.

Agora estão listadas 5 dicas para melhorar e manter uma boa cultura organizacional em sua empresa:

1. Missão, visão e valores

Defina bem os três pilares: missão, visão e valores da sua empresa. Eles apontam a causa da existência e o foco da organização dentro do mercado. A união deles conserva todas as relações e interações em torno das metas e dos objetivos.

2. Comunicação clara e atualizada

É muito importante que a comunicação da empresa seja clara e constante. Os líderes devem passar todas as informações, regras, objetivos da empresa e assim por diante, com muita clareza para todos os componentes da organização. Isso faz com que todos se sintam parte de uma comunidade e se mantenham alinhados com os objetivos da empresa.

3. Metas e prazos

Metas e prazos dentro da organização são sempre essenciais, e nada muda quando falamos de cultura organizacional. Com metas específicas, mensuráveis, atingíveis e relevantes para a empresa, é possível mantê-la sempre alinhada e organizada, além de garantir o envolvimento do time. Entretanto, é importante atentar-se para que estes estejam atualizadas com as necessidades da organização e dos colaboradores.

4. Ambiente aberto

Possua um ambiente casual e democrático, mas claro, sempre levando em consideração o estilo da sua empresa. Um ambiente aberto traz muitas vantagens, além de sentimento de pertencimento à empresa, os funcionários ficam mais à vontade para expressar suas opiniões e sugestões. Assim, facilitando assim, a comunicação dentro da companhia.

5. Energize sua equipe

Manter um bom ambiente organizacional é muito importante para a cultura da organização, e para que isso aconteça, sua equipe deve estar motivada. Energizar seu time, por meio de incentivos (sejam estes elogios ou reconhecimentos do trabalho feito), é fundamental para que os resultados positivos estejam sempre presentes no seu dia-a-dia.

Portanto é perceptível o quanto uma cultura forte pode se tornar uma vantagem competitiva no mercado, sendo essencial para o sucesso das organizações. Além disso, a cultura organizacional positiva traz diversos benefícios, dentre eles: aumento de produtividade dos profissionais, melhoria do clima organizacional, alinhamento dos colaboradores, objetividade nas ações estratégicas, maior retenção de profissionais e até um melhor atendimento para os clientes, sendo assim indispensável sua preservação dentro das organizações que buscam se diferenciar das demais.

Agora consegue perceber que sua empresa apresenta uma cultura organizacional própria, sendo diferente de todas as outras? E entende sua importância para um futuro promissor?

Laura Vollmer Consultora de Projetos

Ibmex - Consultoria Empresarial Jr

Contato:

Tel: (31) 4101-1121 &

(31) 9 8654-0274

comercial@ibmex.com.br

Endereço:

Av. Carandaí, 863, 2º andar - Bairro Funcionários, Belo Horizonte, MG 30130-060

Redes Sociais:

  • LinkedIn - círculo cinza
  • Facebook - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo