Ibmex - Consultoria Empresarial Jr

Contato:

Tel: (31) 4101-1121 &

(31) 9 9603 - 6644

comercial@ibmex.com.br

Endereço:

Av. Carandaí, 863, 2º andar - Bairro Funcionários, Belo Horizonte, MG 30130-060

Redes Sociais:

  • LinkedIn - círculo cinza
  • Facebook - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo

Crescimento e relevância das EJs na última década

Atualizado: 10 de Out de 2019

Você sabe o que é uma Empresa Júnior? Onde e como ela atua no mercado? Descubra mais sobre este segmento que está em constante crescimento e ganhando cada vez mais relevância dentro do cenário nacional e mundial.



O que é uma EJ?

Empresa Júnior, ou simplesmente EJ, é uma organização sem fins lucrativos, administrada por alunos universitários, que prestam serviço de consultoria na sua área de atuação. Os jovens têm a oportunidade de colocar em prática seu aprendizado e adquirir experiência de como funciona o mercado de trabalho, tornando-se um profissional de excelência no futuro.


Onde e como atuam no mercado?

As Empresas Jrs. atuam na elaboração de projetos de consultoria na área de formação dos alunos. Elas são destaque pela alta qualidade dos projetos e são uma alternativa viável no mercado, pois oferecem um baixo custo pelo serviço, uma vez que as EJs não visam o lucro e sim o desenvolvimento dos seus membros.


Por que as Empresas Juniores têm crescido tanto?

As EJs têm tido um grande crescimento, visto que oferecem vantagens a todos os envolvidos.

Os alunos adquirem experiência e colocam em prática o aprendizado dentro das salas de aula, e, com isso, se desenvolvem pessoalmente, profissionalmente e academicamente.

As empresas ganham na qualidade do projeto, uma vez que além de os alunos estarem motivados com o desafio, eles contam com a orientação dos professores. Ademais, o custo oferecido é inferior ao cobrado pelas empresas sêniores, o que se torna um grande atrativo para fechar o negócio.

As faculdades também são favorecidas, pois, à medida que bons trabalhos são entregues, o mercado reconhece a excelência da EJ e a imagem institucional se fortalece junto a isso.


Crescimento na última década

Na última década tiveram grande crescimento e aumentaram sua relevância no mercado nacional e mundial. Atualmente, no Brasil, já são mais de 860 empresas juniores, 150 só no estado de Minas Gerais e mais de 21 mil empresários juniores. O país é líder em quantidade de Empresas Juniores, supera até mesmo a pioneira França, que teve a primeira empresa júnior criada em 1967 e que deu início ao MEJ (Movimento das Empresas Juniores).

As EJs que entram nesses dados são todas federadas, ou seja, têm o apoio de uma federação que ajuda a impulsionar o movimento e dar legitimidade ao trabalho que vem sendo feito. No país, a Brasil Junior é responsável por essa tarefa, ela oferece apoio às empresas juniores e promove eventos durante todo o ano para fortalecer ainda mais o movimento.

Em âmbito regional, a Fejemg é a federação mineira que oferece suporte as 150 EJs federadas do estado, de 19 diferentes instituições de ensino. Já a Beagá júnior é a responsável por 27 empresas da capital mineira e de sua região metropolitana, das quais 7 ainda não são federadas.

O que é MEJ?

Movimento das empresas juniores, ou simplesmente MEJ, chegou ao país em 1988 e tem como objetivo formar um Brasil cada vez mais empreendedor, gerando mais empregos, movimentando a economia e consequentemente fazendo um país melhor para todos.


Concluindo:

Crescimento exponencial do movimento, serviços de qualidade e preço bem competitivo para não falar justo em relação a consultorias seniores, esse é o cenário atual das Empresas Juniores no Brasil.


Sentiu interesse em conhecer mais de perto este universo que só tende a crescer? Visite o nosso site e conheça tudo sobre a gente!




Letícia Gazire

Consultora de Projetos