• Redator Ibx

Como uma empresa pode aumentar sua receita?

Atualizado: Jun 25

Dentre as diversas formas de verificar se uma empresa está sendo bem-sucedida está a receita. Esta é calculada com base no valor de venda dos produtos ou serviços vezes a quantidade vendida destes. Com isso, é possível saber se está entrando pouco ou muito dinheiro no caixa da companhia.


Visto que a maioria dos administradores quer uma empresa que gere bons resultados, aqui você encontrará 8 passos para aumentar a rentabilidade do seu negócio. 


1- Diagnóstico Financeiro

Primeiramente, é crucial que o gestor tenha controle de tudo que entra e sai do caixa do estabelecimento. Dessa forma, ele terá clareza de quanto a instituição gasta em custos, despesas, tributos e qual o momento correto para fazer investimentos, comprar mercadorias e contratar funcionários. Logo, ele será capaz de tomar decisões mais assertivas. 


Porém, como é possível que o administrador tenha essas informações? Por meio da análise de três relatórios contábeis: Balanço Patrimonial, Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC) e Demonstração do Resultado de Exercício (DRE).


2- Planejamento Estratégico 

Esse é outro ponto crucial que uma empresa, com o objetivo de aumentar sua receita, deve analisar, uma vez que as estratégias levam as empresas a atingir excelência e alcançar seus objetivos. Dentre as metodologias do planejamento estratégico, encontram-se:


- SWOT é utilizada para analisar o ambiente em que a companhia está inserida, a fim de aproveitar as oportunidades, corrigir as fraquezas e minimizar os efeitos das ameaças. Aprenda mais clicando aqui (anexo do artigo).

- BSC é uma metodologia que promove o estabelecimento de metas a longo prazo. Veja mais clicando aqui (anexo do artigo).

- OKR define as metas de forma quantitativa para chegar aos objetivos, com uma visão de curto prazo. Descubra mais clicando aqui (anexo do artigo).


3- Mapeamento de processos 

O mapeamento de processos é uma análise que possibilita a identificação de gargalos nas atividades das instituições, além de evitar o retrabalho e a ineficiência. Esse estudo deve ser cauteloso e seguido da elaboração de um fluxograma, em que todas as atividades da organização são esquematizadas. Logo, identifica-se os pontos sujeitos a mudanças, a fim de otimizar a produção e, consequentemente, aumentar a receita. 


4- Marketing

Muitas empresas desenvolvem produtos brilhantes, porém não comunicam bem ao público. O marketing é fundamental para as companhias chamarem a atenção do cliente, demostrando o valor dos seus produtos. Para isso, é importante que os 4 P’s estejam em equilíbrio:

- Produto;

- Preço;

- Praça; 

- Promoção.

Aprenda mais sobre o conteúdo clicando aqui (anexo do artigo dos 4 P’s)


Atualmente, o crescente número de pessoas conectadas nas redes sociais e sites de pesquisas, fez com que o marketing digital se tornasse o segmento mais importante do marketing em uma empresa. Esse termo é utilizado para definir toda divulgação realizada no meio online através de sites de busca, mídias sociais, e-mais, dentre outros. Dessa forma, todo gestor que almeja aumentar a receita de sua firma deve se inteirar sobre o assunto e investir para que essa ferramenta o ajude a atrair seus clientes.


5- Técnicas de negociação

É indispensável que um bom gestor saiba negociar com seus fornecedores, a fim de obter condições mais vantajosas para sua empresa. Por meio da exposição clara dos argumentos e de conhecimento de técnicas de persuasão, os executivos devem buscar os melhores preços, frete e prazo com seus fornecedores na negociação de mercadorias, insumos ou matérias primas. É importante ressaltar que anteriormente a esse acordo, deve ser feita uma pesquisa de orçamentos com diversos fornecedores para encontrar as opções mais benéficas à firma. 


6- Meritocracia

Para que uma empresa tenha uma produção crescente e de qualidade, é indispensável que os colaborados estejam motivados. Uma das técnicas que grandes companhias de sucesso utilizam é a meritocracia, de modo que os funcionários que se destacam recebem bônus e promoções. Esse modelo de gestão incentiva os demais colaboradores a fazer o mesmo, formando uma equipe que gera bons resultados a empresa. Um exemplo disso, tem-se o modelo de gestão adotado por Jorge Paulo Lemna no banco garantia, nas Lojas Americanas e na atual AMBEV, descrito no livro “Sonho Grande”.


7- Gestão de Estoques 

Além do controle de todas as entradas e saídas do caixa da empresa, citada acima, as contabilizações das mercadorias destinadas a estoque são imprescindíveis. Com essa organização de dados, o administrador poderá definir o momento certo de fazer pedido, ter o conhecimento da demanda em cada período (sazonalidade), classificar os itens que geram mais resultados e calcular a quantidade do estoque de segurança. Visto que esse armazenamento pode ser visto como investimento parado, o conhecimento dos itens acima fará com que a empresa tenha o mínimo possível de estoque, que é o ideal. 


8- Garantia de um produto de qualidade 

Por último, é essencial que uma empresa bem-sucedida seja reconhecida por entregar um produto ou serviço de qualidade. Com isso, ela ganhará a confiança de seus clientes, que ponderam retornar ao estabelecimento ou indica-lo a amigos e parentes.  Dentre os meios utilizados, pode-se citar: realização de pesquisas de satisfação do público, atendimento ao cliente eficiente, garantia de fornecedores com mercadorias de alto nível e a realização de um bom pós-venda. 


Ficou com dúvida em algum dos passos? Converse com a área comercial da IBMEX, eles estão a disposição para explicá-lo como funciona os projetos que a empresa possui e como eles podem te ajudar a aumentar a receita de seu estabelecimento. Dentre os serviços oferecidos pode-se citar diagnóstico financeiro, planejamento estratégico, planejamento orçamentário, plano de marketing, plano de negócios ou até mesmo um produto personalizado de acordo com as necessidades do seu empreendimento.


Alice Reis

Consultora de Projetos

Ibmex - Consultoria Empresarial Jr

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