• Redator Ibx

Como empresas podem utilizar o Tiktok para crescer?

Descubra as melhores estratégias para aumentar as suas vendas e o reconhecimento da sua marca através do Tiktok



Se você acha que o TikTok só serve para fazer danças e vídeos de humor, você está muito enganado! Atualmente milhares de empresas estão conseguindo multiplicar os seus lucros por meio da divulgação de produtos e serviços no TikTok. O aplicativo, que hoje ultrapassa os 2 bilhões de downloads, tem um grande potencial de alcance e geração de conteúdo e, se for bem utilizado, pode aumentar a visibilidade do seu negócio.


Por que Devo Entrar no Tiktok?

Separamos aqui alguns dos principais motivos para todas as empresas utilizarem essa plataforma:


É a rede social que mais cresce no mundo inteiro

Para quem achou que a febre do Tiktok iria durar apenas durante a quarentena, a situação não é bem assim. O fenômeno vem batendo cada vez mais recordes e roubando espaço de redes sociais tradicionais como Facebook e Instagram.


Melhor algoritmo

O algoritmo do Tiktok, que escolhe para quem o seu vídeo irá aparecer, oferece um alcance infinitamente maior do que o do Facebook e Instagram. Desta forma, o seu negócio pode viralizar, literalmente, da noite para o dia.


Público bem segmentado

Cerca de 40% dos usuários do Tiktok são jovens entre 16 e 24 anos de idade. Portanto, se a sua empresa tem esse tipo de público alvo, você deve estar no Tiktok.


Seu concorrente provavelmente está no Tiktok (ou vai estar futuramente)

Cada vez mais empresas estão percebendo o potencial do Tiktok e conquistando essa parcela do mercado. Não deixe que os seus concorrentes tenham essa vantagem sobre a sua empresa, principalmente porque ele pode tentar levar o público que ele possui no TikTok para outras redes sociais.



Agora que você já entendeu porque sua empresa deve estar no Tiktok, vamos te dar alguns exemplos de como utilizar a nova rede social do momento.


Faça Challenges


O Tiktok tem vários Challenges que podem ser encontrados por meio de hashtags. Dependendo da situação, a marca pode tentar adaptar o challenge para a sua marca ou até mesmo criar o seu próprio challenge. Veja os exemplos a seguir:


O Burguer King aproveitou as famosas "dancinhas do Tiktok" para lançar uma promoção imperdível: ao publicar um vídeo dançando e marcando a rede de restaurantes o usuário ganha um Whooper. Sendo assim milhares de internautas fizeram o desafio e foram ás lojas da BK exigir o seu brinde, porém, muitas pessoas pediam outros itens para acompanhar o sanduíche e, consequentemente, o BK conseguiu lucrar muito com essa ação de marketing.



Um dos maiores cases de sucesso de marketing no Tiktok foi a Gucci que criou o seu próprio challenge. Ele consistia em desafiar os usuários a criar looks que parecessem com os da marca e agir como se fossem modelos da Gucci. A hashtag #GucciModelChallenge teve mais de 255.7 milhões de vídeos e ajudou a divulgar o posicionamento da marca e aumentar a sua visibilidade.


Parceria com Influenciadores


O Tiktok é uma das plataformas que mais beneficia criadores de conteúdo com seu algoritmo e, com isso, muitos influenciadores estão com um alcance imenso nessa rede social. Por isso, dependendo do produto, ás vezes vale mais a pena pagar por uma postagem no Tiktok de um influenciador do que no Instagram.



3) Publique conteúdos informativos e de qualidade.


O marketing de conteúdo pode ser muito bem utilizado no Tiktok. Ao fornecer informações ricas e de qualidade, além de ganhar a confiança do seu público, a sua empresa reforçará o seu posicionamento na cabeça do cliente.


Um exemplo disso são as grandes marcas de alimento como a Nestlé, que incentivam os usuários do Tiktok a fazerem receitas com o seus produtos. Desta forma, quando o cliente quiser reproduzir essa receita, a primeira marca que ele irá pensar vai ser na Nestlé.




4) Humanize a sua marca


Lembre-se que pessoas gostam de ver outras pessoas! Mostre o dia a dia na sua empresa, os seus valores, os seus funcionários, confraternizações, etc. O importante é mostrar para o público que a sua marca é mais do que uma forma de ganhar dinheiro. A desinchá é um grande exemplo disso, ela publica diariamente vários vídeos mostrando os bastidores da empresa e levando os usuários para o universo da marca.




Por fim, abaixo deixamos algumas dicas básicas para serem lembradas antes de produzir conteúdo para o Tiktok:

1) Adapte a sua linguagem ao seu público. Se você tem como alvo pessoas mais jovens, não tem problema utilizar memes, gírias, etc, porém se o seu foco for empresas e pessoas mais sérias tente falar de uma forma mais simples e formal.

2) Adeque o seu conteúdo ao seu tipo de cliente. Se o seu público for mais velho, provavelmente eles não vão estar interessados em ver vídeos de dancinhas ou conteúdos da indústria pop.

3) Fique atento á qualidade do vídeo e do som, as pessoas precisam ouvir claramente a mensagem que você esta querendo passar.

4) Consistência é a chave do Tiktok, não adianta nada você publicar dois vídeos em um dia depois ficar uma semana sem atualizar o seu perfil.