• Redator Ibx

Como diminuir o tempo de espera do cliente?

Cada vez mais os consumidores estão se mostrando mais impacientes e intolerantes aos tempos de espera, tanto para receberem o produto, quanto para serem atendidos. O que para você pode parecer “apenas 5 minutos de espera”, pode ser uma grande dor de cabeça para o cliente que está na fila. Pessoas que esperam muito ficam descontentes. E, ao ficarem descontentes, elas podem deixar de ir no seu estabelecimento, desistir do seu produto e deixar de recomendar a sua marca para um conhecido.


Por isso, nós da Ibmex listamos cinco dicas infalíveis que vão te ajudar a diminuir o tempo de espera na sua empresa:


Crie um Fluxo de Atendimento Otimizado


O tempo de espera do cliente pode ser alto devido à própria falta de organização prestadora do serviço. Muitas vezes os funcionários são pegos de surpresa durante o atendimento ao cliente e não sabem como reagir diante de certas situações, o que causa uma certa demora durante esse processo.

O ideal é fazer um mapeamento de todos os processos relacionados ao atendimento ao cliente, identificar todos os gargalos e situações que podem acontecer e, depois, otimizar da maneira correta.


Nós da Ibmex somos especialistas em Mapeamento e Gerenciamento de Processos. Na nossa aba de “Materiais Gratuitos" disponibilizamos diversos materiais ricos sobre como otimizar processos.


2) Utilize Chatboots


Chatboots são programas que enviam e respondem uma variedade de perguntas pré-programadas de clientes nas redes sociais e no site da empresa. Essas perguntas, normalmente, são as dúvidas mais frequentes que os clientes apresentem e que a equipe comercial gasta muito tempo para responder.


3) Use Sistemas Integrados

Trabalhar com sistemas integrados é essencial para quem faz vendas, independentemente do canal. Eles economizam muito tempo, já que você não precisa passar os dados de forma manual repetidas vezes.

4) Automatize os processos

Ferramentas digitais podem otimizar a relação entre o consumidor e a equipe de atendimento, o que consequentemente diminuiria o tempo de espera..

As comandas eletrônicas, por exemplo, são ótimas opções para adaptar e modernizar os processos analógicos. Com a implementação desse recurso, todos os colaboradores da área de atendimento ao cliente têm acesso aos pedidos feitos pelo consumidor, adicionando itens com facilidade e conferindo a conta caso necessário.

Nos Estados Unidos, muitos supermercados já automatizaram todo o seu serviço de caixa. Os próprios clientes passam suas compras na registradora e efetuam o pagamento, o que diminui muito as filas na hora de pagar.




5) Treine e Monitore a sua Equipe

Deixe claro que uma das prioridades para o seu time é a rapidez nos processos. Para isso, ofereça um treinamento para a sua equipe de como ela deve agir com cada tipo de cliente. Cronometre o tempo de atendimento todos os dias, e no final do expediente de um feedback de como sua equipe pode melhorar.