• Redator Ibx

Como conhecer melhor o seu cliente?

Atualizado: Jul 3


Para que um negócio seja bem-sucedido, é fundamental que se saiba quem é o seu cliente e como se comporta seu público alvo.

Você sabe como descobrir isto?



Conhecer os clientes, entender seus hábitos de compras e assegurar um atendimento de qualidade são meios primordiais para se garantir um bom relacionamento com os consumidores.


Saber sobre esses fatores é um grande início para analisar as possíveis estratégias a serem desenvolvidas para garantir o sucesso do negócio. Isto ajuda a ser mais assertivo em suas ofertas, o que aumentará a chance de você sair na frente dos concorrentes ao oferecer um produto ou um serviço.


Este conhecimento também fará com que as ações de marketing e publicidade sejam feitas sob medida, ou seja, já direcionada para o público que deseja atingir.


Uma dica para obter as informações do seu cliente é fazer o uso de ferramentas de marketing digital para criar o perfil do seu cliente ideal, a Persona, pois assim será possível desenvolver uma variedade maior de produtos e serviços baseados em suas necessidades, o que deixará seu produto com um aspecto mais personalizado, atraindo mais pessoas por oferecer um atendimento diferente do usual.


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Outras medidas podem ser tomadas para abranger mais informações sobre o consumidor:


1. Investir nos canais de comunicação, o que ajuda a criar um relacionamento mais próximo com o cliente por meio de blogs, e-mails e redes sociais, utilizadas pela maioria das empresas nos dias de hoje.


2. Analisar sua concorrência, verificar quais são os pontos positivos e negativos que os clientes enxergam nela e notar o que ela oferece de diferencial. Isso ajuda a entender o que pode ser melhorado em sua própria empresa.


3. Fazer perguntas ao cliente: isso abre espaço para o cliente expressar suas opiniões e contar suas preferências, o que deixa a entender que você se preocupa com ele. Além disso, quanto mais informações forem colhidas do seu consumidor, mais assertivas serão suas estratégias quando traçadas seguindo estes dados.


4. Estar atento aos padrões de consumo, ou seja, analisar o que os clientes procuram em uma organização, além disso é importante segmentar os seus clientes e tratá-los como cada um deseja.


Seguindo estes passos, você com certeza irá aprender mais sobre quem compra da sua empresa e, assim, entregar mais valor ao seu cliente!


Fernanda Zandona

Consultora de Projetos da Ibmex


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