• Redator Ibx

Como competir com grandes empresas?

Você já ficou com medo de investir em um determinado mercado por achar que ele é totalmente dominado pela empresa X?

Ou pior, já possui sua empresa mas viu que está surgindo um concorrente muito maior e com mais capital que você?

Mercados hipercompetitivos com diversas empresas grandes e respeitadas é sim um grande desafio para novos gestores, entretanto existem maneiras de se destacar e conquistar uma parcela significativa dos clientes.

Neste post vamos ensinar as melhores estratégias para competir com grandes companhias mais consolidadas que a sua!


Invista pesado no relacionamento com o cliente



Esse pode ser o seu maior diferencial em relação às grandes multinacionais. É muito difícil para esse tipo de empresa garantir um atendimento personalizado para todos os seus milhões de clientes. Portanto, a sua empresa pode conquistar uma parcela do mercado que exige um atendimento mais próximo e pessoal e fidelizar esses clientes. Faça com que ele se sinta especial!



Foque em nichos específicos do mercado


Mesmo que uma determinada empresa ofereça produtos para todos os nichos de um mercado é bastante difícil que ela consiga oferecer a mesma qualidade e atenção para todos (isso porque normalmente os processos de grandes empresas são padronizados). Sendo assim, a sua empresa pode focar nas dores de um segmento específico do mercado e se vender como especialista nele.


Um grande exemplo disso é a Lola Cosmetics!



O mercado de produtos para cabelo estava praticamente dominado por gigantes como a Seda e Tressemé, porém, essas marcas não conseguiam dar a mesma atenção para todos os tipos de cabelos. Sendo assim, a Lola Cosmetics resolveu se especializar em cabelos cacheados e crespos de mulheres negras e ganhou um grande público fiel aos seus produtos

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Seja Rápido!


É muito mais fácil mudar os planos de uma empresa pequena do que de uma multinacional com milhares de sedes em todo o mundo. Fique atento a inovações, mudanças no mercado e até mesmo em assuntos que estão circulando na mídia para criar propostas novas e mais atualizadas.

Por exemplo: Se hoje estourou na internet um novo meme de sucesso, você pode publicar algo que relacione o seu produto com ele nas suas mídias sociais em questão de segundos. Em grandes empresas, até mesmo para publicar uma postagem no Facebook existe toda uma burocracia de aprovação que faz com que esse processo seja bastante lento.


Além disso, o seu atendimento ao cliente pode ser muito mais rápido do que o das grandes empresas. Lembre-se de sempre responder as dúvidas e reclamações e procurar feedbacks.


Tente personalizar os seus produtos


Como foi dito antes, em grandes empresas tudo é padronizado e muitas vezes o cliente quer acrescentar ou tirar alguma coisa e é bastante frustrante para ele quando o produto não atende 100% suas exigências.

Empresas menores conseguem dar uma liberdade maior para o cliente personalizar seus produtos do jeito que preferir, e assim garantir uma vantagem maior no mercado,


Um bom exemplo disso são restaurantes que deixam o cliente montar seu próprio hambúrguer. O cliente consegue satisfazer todas as suas vontades personalizando o seu prato, algo que não é possível em redes como Mc Donalds e Burguer King.


É importante salientar que para ter todas essas dicas funcionando de forma correta, a sua empresa precisa ter uma boa saude financeira.

Separamos uma planilha de demonstração de resultados



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