• Redator Ibx

Como aumentar o engajamento do Instagram, e usar ao seu favor!

Com o advento da globalização, o alcance hoje da internet tomou proporções jamais imagináveis. Atualmente, basta você estar com um celular em mãos para conseguir gerar resultados, por exemplo, divulgação da marca e vendas online, ou seja, se posicionar nas redes sociais é fundamental para a visibilidade da sua empresa e sua prospecção.


O Instagram é uma das principais vitrines para divulgar seu trabalho, produto e serviço. Logo, é essencial você gerar autoridade no seu perfil, isto é, quando as pessoas acreditam e criam conexão com seu perfil, isso gera um vínculo que futuramente o torna como um possível cliente. Dessa forma, é essencial você ter um relacionamento com os seus seguidores, pois quanto for maior o seu engajamento, os algoritmos do Instagram entenderão que o material que você posta é relevante e de qualidade, assim, as suas publicações terá um maior alcance e por consequência atinge o público desejado.


Para aumentar seu engajamento no Instagram, é fundamental definir sua Persona, isto é, personificação do cliente ideal de um empreendimento, ela é construída através de dados reais sobre suas características e comportamento, e quanto mais informações você ter da sua persona é melhor.



Figura 1 – Fonte: https://betminds.ag/blog/persona-x-publico-alvo-voce-sabe-qual-diferenca/


Definir a persona é muito importante, pois ela será um guia para a produção de conteúdo no seu Instagram, é preciso solucionar as objeções e problemas dela, gerar desejo e mostrar sua autoridade sobre o assunto. É necessário alimentar essas personas com conteúdos de valor, assim, ela entenderá que seu negócio é referência sobre aquele determinado setor. Além disso, definida sua persona isso facilitará identificar os comportamentos do mercado e prevenir os padrões de consumo.


Para atingir a sua persona, é imprescindível ter um Instagram atrativo, por isso segue algumas dicas para compor o seu perfil:


· O nome do usuário precisa ser simples e objetivo, evite de usar número. Assim, o perfil será encontrado facilmente.

· A Bio do Instagram precisa conter informações necessárias para que a persona identifique rapidamente o que se trata e com um link de contato ou de vendas (CALL TO ACTION – CTA).

· Construa um feed chamativo, ele precisa gerar valor para a persona, logo, crie conteúdos bem elaborados e interativos para criar conexão com as personas.

· Crie uma semana de postagens para o feed e stories, mas também para as novas ferramentas do Instagram como o IGTV e o Reels, pois elas estão entregando muito bem esses conteúdos. Para fomentar a interação com seus seguidores, poste nos stories enquetes e quizzes, entenda o que o seu público deseja ver e busque sanar essas dores.

· É interessante deixar salvos nos destaques, o que é a sua empresa, qual é o produto ou serviço que você trabalha, dúvidas frequentes, cases de sucesso, etc. Dessa forma, economiza tempo para esclarecer dúvidas e ao mesmo tempo mostra seu valor e autoridade.



Figura 2 – Fonte: https://pt.slideshare.net/OmbrodeGigantes/marketing-no-instagram-69137929


Um dos principais mecanismos para aumentar o engajamento, é a produção de conteúdo, apesar de parecer uma tarefa mais difícil, é fundamental para o crescimento do seu perfil. Lembre-se em sempre gerar valor!


Portanto, essa tarefa fica mais fácil quando é bem elaborada, assim, é válido definir a frequência de postagens, definir os temas que serão postados, definir os formatos dos conteúdos, definir os dias e horários das postagens e definir o dia para a produção dos novos conteúdos. Existem diversas ferramentas para auxiliar na produção de conteúdo, por exemplo:


Figura 3 – Fonte: https://br.pinterest.com/pin/581949583077207947/

Possui templates prontos.

Ótimo para a criação de posts, sites, stories, e-book e outros.


Figura 4 - Fonte: https://br.pinterest.com/pin/557883472593922717/

Para edição de fotos e vídeos.


Figura 5 – Fonte: https://neilpatel.com/br/blog/como-ganhar-dinheiro-com-anuncio-no-pinterest/

Muito bom para buscar referências e ideias criativas para post.


Mantenha uma conexão com os seus seguidores, logo busque fazer sequências de stories com enquetes e perguntas fáceis de responder. Além disso, mantenha consistência na produção de conteúdo, os resultados do seu Instagram dependem diretamente desta tarefa, esteja presente diariamente, tenha isso como compromisso. Caso o Instagram criado seja voltado para vendas, use depoimentos de clientes para comprovar a eficiência do negócio, ou seja, peça feedbacks e sugestões de melhorias.


Figura 6 – Fonte: https://neilpatel.com/br/blog/enquetes-no-instagram/


Diante de tudo que foi exposto, é fácil compreender que possuir um Instagram bem feito é essencial para criar uma boa imagem do seu negócio e ser sua fonte de renda. Assim, é interessante criar metas e objetivos para o crescimento do seu perfil, para acompanhar a sua construção e buscar constantes melhorias. Com esse crescimento exponenciais das redes sociais, buque usar isso ao favor do seu negócio e construir uma imagem sólida e como fonte de capitação de renda.


Autor: Camila Martins, graduanda de Direito pelo IBMEC e consultora de vendas na IBMEX.