• Redator Ibx

Benchmarking, O que é? Como funciona? etapas e dicas




Benchmarking vem de “Benchmark”, que significa referência. Na prática , o benchmarking é uma análise estatística da concorrência, ou seja, é uma forma de analisar as melhores práticas usadas por empresas do mesmo setor.


Seja qual for o nicho que a empresa atua, a comparação sempre vai ser a base para analisar se aquilo que se está fazendo ou criando é bom ou não. Precisa-se saber como o negócio está se saindo em relação à concorrência.


Independente do tamanho do negócio, fazer benchmarking é fundamental para se tornar referência no setor ou alavancar o sucesso da empresa. Torna-se necessário um processo de pesquisa entre negócios do mesmo ramo para analisar de forma crítica a qualidade dos produtos e serviços oferecidos.


Os tipos de benchmarking


COMPETITIVO


Aqui, usa-se os concorrentes como parâmetro. O objetivo é mensurar como o produto/serviço atua em relação com outras empresas que disputam os mesmos clientes.. Dados como crescimento e faturamento devem ser analisados.


GENÉRICO


Não há disputa de mercado e em alguns casos as empresas envolvidas nem mesmo oferecem o mesmo produto/serviço. Entretanto, torna-se interessante a comparação para encontrar pontos de melhoria.


FUNCIONAL


Busca por etapas de outras empresas que podem ser utilizadas em qualquer empreendimento e assim melhorar a performance da empresa dentro do seus respectivo nicho.


DE COOPERAÇÃO


Ocorre uma parceria entre duas empresas para que assim, estas possam trocar informações e experiências relevantes


INTERNO


Ocorre uma análise dos setores de empreendimentos. Compara-se as áreas internas afim de mensurar resultados e produtividade.


Vale ressaltar que toda estratégia deve ser feita de maneira honesta, respeitando a confidencialidade do processo. De preferência, profissionais devem ser contratados de ambas as partes para que o desenvolvimento do projeto seja seguro.



Etapas


  • Selecione os concorrentes


  • Defina o que quer analisar

Aqui deve-se decidir quais fatores qualitativos e quais fatores quantitativos serão analisados. A definição será através da análise do profissional responsável perante aos principais interesses de negócio.


  • Obtenha os dados obtidos

Com calma, o profissional precisa analisar minuciosamente o que foi coletado e decidir a partir daí. Lembre-se que o foco deve ser sempre na melhoria do negócio em si.


  • Chega a uma conclusão

Elabore um relatório com os resultados obtidos. Oportunidades encontradas, melhorias que devem ser feitas em estratégias online e off-line, dentre outras. Leve em consideração os pontos altos e baixos.


Dicas


  • Benchmarking deve ser um processo constante

  • Utilize ferramentas para lhe ajudar no processo

  • Tenha objetivos claros em mente

  • Transforme as conclusões em ação



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