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Balanced Scorecard (BSC): O que é e como colocar suas perspectivas em prática

Atualizado: 10 de Out de 2019

O Balanced Scorecard é uma ferramenta voltada à gestão estratégica das empresas, que consiste em um método capaz de avaliar a organização a partir de quatro perspectivas: financeira, clientes, processos internos e aprendizado e crescimento.



O que é o BSC?


O BSC foi criado por Robert Kaplan e David Norton nos anos 90. Nessa época, o Instituto Nolan Norton patrocinou um estudo cujo objetivo era determinar se os métodos de avaliação de desempenho das empresas, que até então eram baseados em indicadores contábeis e financeiros, seriam prejudiciais ou não à capacidade das organizações de criar valor econômico.

A partir desse estudo, Kaplan e Norton elaboraram um modelo de avaliação e performance que, além de se apoiar em fatores financeiros, também considera outras três perspectivas: clientes, processos internos e aprendizado e crescimento.

A cada uma das perspectivas do Balanced Scorecard devem ser associados objetivos estratégicos, para que, posteriormente, possam ser elaborados indicadores de desempenho e metas. A ideia é metrificar a obtenção do planejamento estratégico da organização. Vale ressaltar que todas as perspectivas devem ser balanceadas, contendo, em cada uma delas, uma quantidade equilibrada de objetivos, com relevância e propósito para o negócio. É importante evidenciar a forte relação de causa e efeito que existe entre as perspectivas do BSC, sendo que, se todas são cumpridas, os resultados convergirão para um bom desempenho econômico da organização.


As perspectivas da ferramenta:


Financeira

Esta é a parte do planejamento em que estão os objetivos e metas econômicas da empresa. Aqui é importante lembrar do retorno dos investimentos realizados no negócio e gerenciar seus riscos, além de aprimorar continuamente a governança corporativa. Os objetivos financeiros devem estar alinhados ao planejamento estratégico da empresa, sendo que as variáveis de receita e produtividade podem ser bons indicadores das ações já realizadas e uma base para as futuras.


Clientes

Sob essa perspectiva se encontram os objetivos relacionados ao mercado consumidor. A intenção deste aspecto é acompanhar se a organização está entregando valor para os seus clientes, a partir de indicadores de satisfação, levando em consideração a qualidade, prazo de entrega e o custo dos produtos.


Processos internos

Para que a empresa consiga atingir os objetivos de mercado estabelecidos, é necessário que ela tenha seus processos internos funcionando de maneira eficiente. Para isso, é necessário identificar e mapear os processos essenciais para a sobrevivência da empresa. Isto é, aqueles que agregam valor aos produtos, criam valor para os investidores e que tenham potencial de atrair e conquistar clientes para que eles possam ser levados à excelência.


Aprendizado e crescimento

Aqui é onde devem estar contidos os objetivos que visam garantir o crescimento da empresa no médio e longo prazo, através de investimentos em pesquisa e desenvolvimento, infraestrutura e em capacitação dos recursos humanos. Para isso, é necessário que seja feito um estudo com o intuito de identificar as áreas que devem receber recursos.


Benefícios


O BSC oferece alguns benefícios em decorrência de sua implementação, entre eles:

  • Alinhamento de toda a organização com a estratégia;

  • Desenvolve uma cultura de aprendizagem e melhoria contínua;

  • Possibilita aos gestores enxergar o desempenho organizacional de forma ampla e sistematizada;

  • Facilita a comunicação interna e externa.


Conclusão


A utilização do BSC é uma forma, como o próprio nome diz, balanceada e eficiente de estabelecer e aplicar objetivos estratégicos, metas e indicadores para o seu negócio, além de auxiliar na determinação de uma relação causa/efeito entre as suas perspectivas.

Para que sua aplicação seja feita com sucesso, é necessário que a sua empresa tenha um mindset que entenda que cada uma das perspectivas do Balanced Scorecard depende e é afetada pelas outras. Assim, a sua implementação permitirá a tomada de ações e decisões alinhadas e mais assertivas ao negócio.


Ana Notini

Consultora de Projetos