• Redator Ibx

Análise SWOT da Apple Inc


Figura 1 - https://www.tecmundo.com.br/apple/94604-trabalhe-apple-empresa-varias-vagas-disponiveis-brasil.htm


A análise SWOT é um recurso utilizado por pequenas, médias e grandes empresa. Antes de analisarmos a líder de mercado, Apple, precisamos explicar como funciona a análise e o que vamos ver durante o conteúdo.


O que é a análise SWOT?


A Análise SWOT, como dissemos, também é conhecida no Brasil, pelo nome Análise FOFA ou FFOA, siglas que em português significam: Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças.


Em inglês: Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats.


A Análise SWOT, – ou Matriz SWOT, se preferir – foi desenvolvida na década de 60 por Albert Humphrey, que na Universidade de Stanford, liderou um projeto de pesquisa onde analisou e cruzou sistematicamente os dados das 500 maiores corporações relatadas pela revista Fortune da época.


Para isso, utilizou um método que, rapidamente, se transformou em um exercício utilizado por todas as principais empresas do mundo na formulação de suas estratégias empresariais.


A Análise SWOT é um sistema simples de análise. Ele visa posicionar ou verificar a posição estratégica de uma determinada empresa em seu ramo de atuação. E devido a sua simplicidade metodológica, pode ser utilizada para fazer qualquer tipo de análise de cenário ou ambiente, desde a criação de um site à gestão de uma multinacional.


A Apple


A Apple é uma marca líder mundial e de acordo com a análise SWOT, possuí muito mais pontos positivos do que pontos negativos. A análise apresenta detalhes e comparações da empresa inovadora e explica por que a marca é líder de mercado em tecnologia.


Pontos Positivos:


• Produtos inovadores

Um dos principais pontos fortes da Apple, ao longo dos anos, tem sido sua linha de produtos inovadores. Ela apresentou produtos de sucesso após produtos de sucesso, fazendo com que os clientes dos primeiros produtos fossem convencidos a comprar os novos. Resumindo, a Apple cobriu quase tudo que o indivíduo deseja.


• Posição de liderança

Tornou-se a primeira empresa dos Estados Unidos a ultrapassar os 700 bilhões de dólares e a maior empresa de capital aberto do mundo, em 2014.


• Valor da marca

Estar na posição de liderança exige que a Apple gere valor para os usuários. Gerar valor para os clientes também aumenta o seu valor de mercado e, por isso, além de investir constantemente em tecnologia, a empresa se solidifica ainda mais no topo do mercado.


• Design e tecnologia

Por falar em valor para os usuários, a razão para o seu fantástico valor de marca, é o seu design e a sua tecnologia. Com traços de elegância e suavidade os produtos são inconfundíveis, o que torna a experiência do usuário ainda mais exclusiva. Por baixo do design os clientes Apple usufruem de tecnologia de ponta, valorizando ainda mais o uso.


• Distribuição

A análise SWOT da Apple informa que a empresa possui mais de 470 lojas próprias em 17 países. Além das lojas, os produtos são comercializados por meio de parceiros comerciais, canais online e outras lojas premium. Cada passo do cliente Apple, a experiência é aprimorada. Visitar uma loja Apple é um momento único para os clientes que ficam ainda mais perto dos produtos.


• Steve Jobs

Um dos fatores-chave é o uma pessoa referência na indústria e tecnologia. Steve é uma inspiração para todos os profissionais de marketing na forma como liderou a sua própria equipe e conduziu sua vida e a marca Apple. Desde 2011, com o seu falecimento, a Apple é liderada por Tim Cook, que também possui traços de genialidade e está impactando diretamente no crescimento da empresa.


• Margens

Uma das principais vantagens da marca são suas margens sobre os produtos. Ser líder de mercado tecnológico permite que a empresa trabalhe com um valor de marca superior. A análise SWOT da Apple apresentou grande margem nos produtos, possibilitando investimentos na construção da própria marca e em P&D (Pesquisa e Desenvolvimento). Além disso, suas estratégias de preços reforça a ideia dos mesmos valores em todas as lojas.


• Foco no consumidor

A marca projeta seus produtos com o foco exclusivo nos consumidores. Isso permite que o setor de P&D esteja em constante evolução e desempenho máximo para agregar ainda mais na experiência do usuário com novas tecnologias. Steve Jobs cita: “Se você perguntar ao consumidor o que ele quer ao mesmo tempo que você entrega a mesma coisa a ele, ele vai querer outra coisa”. Essa ideologia é a razão do sucesso da Apple.


Fraquezas na análise SWOT


Pelo sucesso que a empresa apresenta em anos consecutivos, é de se esperar que a parcela de pontos negativos seja menor do que a de pontos positivos.


De acordo com a análise, existem 2 pontos que podem ser considerados como fraqueza:


• Atender as expectativas do cliente

Sendo uma empresa líder de mercado desde os anos 80, a marca possui grande participação no mercado e nas expectativas do consumidor. É de se esperar que os clientes Apple desejam, ano após ano, inovações e novidades nos produtos da marca. Manter os níveis de excelência e de expectativa pode ser uma tarefa difícil para os próximos anos da marca.


• Incompatibilidade

Um ponto importante, pois, para muitos, os produtos da Apple podem ser restritos ao tentar conectar com um outro dispositivo, abrir um programa ou software de terceiros. Não chega a ser uma fraqueza, pois é uma estratégia de reter o consumidor ao universo Apple, forçando a se conectar com outros produtos da marca.


Oportunidades da análise SWOT


• Novos produtos

Com o crescimento do Facebook, Occulus rift, Google, Tesla e outras empresas, a marca é forçada a se posicionar em novas invenções. O carro da Apple é uma das maneiras que a empresa pode surpreender as expectativas. Podemos esperar outros equipamentos e produtos da marca que podem fazer a diferença no seu valor de mercado.


• Avanço tecnológico Quanto na indústria, pesquisas e tecnologia, podemos esperar novas tecnologias e recursos para os produtos atuais da marca. MacBook, Iphone, iMac, Apple Watch, EarPods e outros, vão ser alvos de grandes atualizações nos próximos anos.


• Mercado em crescimento A pandemia provocou um grande impacto no poder aquisitivo da população. Os Estados Unidos vivem uma reativação da economia que pode levar ainda mais consumidores ao mercado em busca de produtos. Sobreviver a grandes crises com inovações e desenvolvimento, permite o fortalecimento massivo da marca.


Ameaças


Um dos principais produtos Apple, o iPhone, enfrenta forte concorrência e ameaça. Ser a empresa número 1 do mundo não é uma tarefa fácil, ganhar da concorrência também não.


Atualmente o sistema operacional Android, concorrente direto do IOS(Apple), disputa, francamente, a liderança dos smartphones.


O Android é um sistema que permite alta compatibilidade entre outros dispositivos, mais recursos de manuseio e conquista grande parte da população que usa aparelhos com várias funcionalidades.


A competição também existe no setor de laptops e desktops. MacBook enfrenta forte concorrência de Dell, Sony e Lenovo, que dia após dia aumentam sua gama de funcionalidades, recursos e potência.


Conclusão


Essa é uma análise SWOT básica. Grandes empresas como a Apple usam essa analise diariamente em, praticamente, todos os setores para desenvolver os melhores produtos e estratégias baseadas na visualização micro e macro de mercado.


Saber os detalhes da sua empresa, permite que os próximos passos fiquem claros e as ameaças visíveis.


O Ibmex possui a análise SWOT avançada e outras análises para sua empresa. Estar preparado para os próximos movimentos do negócio e do mercado exige pesquisas e estudo.


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