• Redator Ibx

Análise PESTEL: Como fazer e quais os impactos para o seu negócio?

Atualizado: Jul 3

Já pensou em abrir uma startup ou em tentar alavancar os resultados de sua empresa? Não sabe ao certo o que pode influenciar seus negócios, nem como descobrir as melhores oportunidades para investir? Começar sua startup pode ser uma tarefa árdua, assim como fazê-la crescer em um cenário que, atualmente, conta com diversas variáveis incontroláveis que aumentam a dificuldade de empreender. Aprenda aqui como a análise PESTEL pode ser útil, tanto para uma startup, quanto para empresas já consolidadas no mercado.




O que é a PESTEL e qual é seu objetivo?


A análise PESTEL, ou simplesmente PEST, é um método de análise do macro ambiente em que a empresa opera, e funciona pelo levantamento de fatores que podem interferir nos resultados operacionais do seu negócio. Suponhamos que você queira abrir uma startup mas não sabe quais riscos, burocracias, tecnologias e leis podem afetar diretamente e indiretamente a empresa.

O objetivo da análise PESTEL é exatamente esclarecer essas dúvidas, além de auxiliar a tomada de decisão, ajudar a detectar oportunidades e ameaças (complementadas pela SWOT), e dar base para planos de negócio e planejamentos estratégicos.


Quais são os fatores analisados pela PESTEL?


A análise PESTEL trata sobre variáveis políticas, econômicas, sociais, tecnológicas, ambientais e legais, afinal:

  • PESTEL= Political, Economic, Social, Technological, Environmental e Legal.

Ou, em português:

  • PESTEL= Político, Econômico, Social, Tecnológico, Ambiental (ecológico) e Legal.


Quadro 1- Análise PESTEL e suas variáveis

Depois de compreender o que se encaixa em cada variável, é necessário começar a pesquisar como elas influenciam seu negócio, o que pode ser uma tarefa complicada. Suponhamos que você queira abrir uma startup que forneça uma plataforma online de Market-place de cervejas. Comece fazendo perguntas relacionadas às variáveis explicadas no quadro 1:

  • Qual é a situação política do país e como isso pode afetar o setor da minha startup?


  • Como está a economia atual? Está estagnada, crescendo ou declinando? Como o mercado de cervejas está reagindo à economia? O nível de renda dos meus consumidores está subindo ou diminuindo, e como isso afeta o consumo de cerveja?


  • Qual é a taxa de crescimento da população e qual é o perfil de idade? A sazonalidade afeta o padrão de compras dos clientes? Como?


  • Qual é o custo para o cliente preferir realizar a compra online ao invés de ir ao supermercado? O uso de internet está crescendo ou diminuindo no país?


  • Quais são os produtos considerados inovadores no mercado cervejeiro?

Manter-se atento às novidades requer tempo, mas é essencial para realizar a próxima etapa da PESTEL, que é pensar nas oportunidades e ameaças do macro ambiente. É preciso entender que novas informações surgem sempre e que é difícil estabelecer um limite na coleta de dados. Para isso, coloque um prazo nessa etapa, algo como um mês.

Em relação à pesquisa de produtos no mercado, uma sugestão é buscar ferramentas que facilitem a coleta de dados, como o GNPD, um banco global de dados que monitora a inovação e o sucesso de novos produtos de consumo em todo o mundo.


Você sabe fazer uma análise PESTEL de maneira a facilitar a tomada de decisão? Através da reunião de análise é possível identificar as oportunidades e ameaças ao seu negócio!



Juntei uma quantidade considerável de dados, e agora?

A próxima etapa da análise PESTEL é realizar o mapeamento de oportunidades e ameaças do setor. Após levantar questões importantes do macro ambiente que se relacionem ao seu negócio, liste o que pode ser considerado um ponto positivo (oportunidade) e o que pode ser um ponto negativo (ameaça). Em sequência, complemente a PESTEL com a Análise da indústria e, por fim, preencha a matriz da SWOT com as informações conseguidas.


Pedro Gil

Consultor de Marketing


Ibmex - Consultoria Empresarial Jr

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